Resenha: A Paciente Silenciosa - Alex Michaelides - Queria Estar Lendo

Resenha: A Paciente Silenciosa - Alex Michaelides

Publicado em 6 de fev. de 2023

Resenha: A Paciente Silenciosa - Alex Michaelides

Resolvi ler o tão aclamado A Paciente Silenciosa, esse suspense que conquistou o mundo e fez do autor Alex Michaelides um grande nome do gênero. A história é narrada por um psicoterapeuta que resolve entender uma paciente acusada de homicídio que, desde então, está em silêncio.

Se gostou dessa história, vai gostar de:

Theo é um profissional comum. Ele trabalhava em uma clínica psiquiátrica e acabou ganhando interesse no caso da Alicia, uma renomada pintora que foi presa e levada até a clínica psiquiátrica Grove. Alicia foi acusada de assassinar o seu marido e diagnosticada com problemas psicológicos graves; por isso, sua sentença é cumprida lá.

Para Theo, no entanto, tem mais do que o caso revelou. Por exemplo: Alicia está em silêncio desde o incidente. Uma paciente silenciosa que não fala sobre nada com ninguém desde a morte do marido. E ela parece ter deixado algumas pistas do que estava acontecendo para trás; seus quadros parecem falar bastante com Theo, e ele está determinado a entendê-la e ajudá-la a se comunicar.

Quanto mais investiga, no entanto, mais ele se aproxima de uma verdade nem um pouco fácil de entender.

Você conhece aquela piada sobre não poder ser terapeuta e fumante ao mesmo tempo? Porque isso significa que a sua cabeça está fodida.

A Paciente Silenciosa fez jus a tudo que falavam do livro. Achei um suspense excelente, com uma boa dose de investigação que, no fim das contas, é só um cara amador tentando entender o que está acontecendo. O livro é narrado pelo Theo, em primeira pessoa, e divide alguns momentos com transcrições do diário da Alicia.

Enquanto o protagonista está decifrando coisas, o livro já está nos contando outras que ele ainda não descobriu. Esse artifício é excelente para fazer crescer a tensão e o nervosismo. A sensação de que tem muito caroço nesse angu.

Resenha: A Paciente Silenciosa - Alex Michaelides

A Paciente Silenciosa tem um ritmo ótimo, daquele tipo que você não consegue parar. Li em um dia porque queria respostas e não conseguia desligar a minha mente do que estava acontecendo na história.

O desenvolvimento do Theo dentro da trama acontece na clínica e fora dela. Além do terapeuta, conhecemos seu dia-a-dia como marido atencioso e apaixonado, e também os problemas que ele carrega por uma infância difícil e uma família complicada. Apesar de bastante racional e cuidadoso, dá para sentir que o Theo é fragilizado.

E talvez por isso ele esteja tão ansioso em ajudar a Alicia.

Alicia, por outro lado, é uma figura bastante enigmática e interessante. Não dá para confiar nela. Em ninguém ao redor do protagonista, aliás. Toda a história é construída na ideia de que ninguém ali é confiável; com cada nova informação que aparece, cresce uma nova dúvida.

Resenha: A Paciente Silenciosa - Alex Michaelides

E Alicia, mesmo em silêncio, contribui muito para a história. Seu diário traz informações essenciais, e sua presença perturbada ajuda com o suspense. Quanto mais você acha que sabe sobre o que está acontecendo, mais o livro te dá uma rasteira.

Você sabe, Theo, que uma das coisas mais difíceis de admitir é que não fomos amados quando mais precisávamos.

A Paciente Silenciosa foi uma leitura ótima. Quando o plot twist acontece, arranca o chão debaixo de você. Fiquei completamente abububle das ideias porque jamais imaginaria aquilo vindo, de todas as teorias que tinha construído sobre a trama. Foi uma reviravolta inteligente, e muito bem encaixada no que estávamos acompanhando até então.

Se você procura por um suspense tenso, que vai te fisgar desde a primeira página, dá uma chance para esse.

Sinopse: Alicia Berenson tinha uma vida perfeita. Ela era uma pintora famosa casada com um fotógrafo bem-sucedido e morava numa área nobre de Londres que dá para o parque de Hampstead Heath. Certa noite, Gabriel, seu marido, voltou tarde para casa depois de um ensaio para uma revista de moda e, de repente, a vida de Alicia mudou completamente. Alicia tinha 33 anos quando deu cinco tiros no rosto do marido. Depois disso, nunca mais disse uma palavra. A recusa da artista a falar ou a dar qualquer explicação transforme essa tragédia doméstica em algo muito maior - um mistério que atrai a atenção do público e aumenta ainda mais a fama da pintora. Entretanto, ao mesmo tempo que seus quadros passam a ser mas valorizados que nunca, ela é levada para o Grove, um hospital psiquiátrico judiciário na zona norte de Londres. Theo Faber é um psicoterapeuta forense que espera há muito tempo por uma oportunidade de trabalhar com Alicia. Ele tem certeza de que é a pessoa certa para lidar com o caso. No entanto, sua determinação para fazê-la falar e desvendar o mistério de por que ela atirou no marido o arrasta para um caminho tortuoso que sugere que as raízes do silêncio de Alicia são muito mais profundas do que ele jamais poderia imaginar. E, se ela falar, ele será capaz de encarar a verdade?

Titulo original: The Silent Patient
Autor: Alex Michaelides
Editora: Record
Tradução: Clóvis Marques
Gênero: Thriller
Nota: 4
SKOOB


2 comentários:

  1. Anônimo14.1.24

    A Paciente Silenciosa é aquele livro que quando a gente começa, pensa que aconteceu o óbvio, mas no final, você leva um tombo gigante kkkk Eu amei demais, recomendo MUITO!

    ResponderExcluir
  2. Anônimo22.3.24

    Estou lendo neste momento e, não sei se é por eu ser uma leitora de suspense, mas não me cativou em nada. Não me deixa com dúvidas, agoniada para ter respostas (nem tenho perguntas pra fazer). Me sinto lendo um romance dramático com uma dose irritante de traumas de infância que, a todo momento, é repetido na mesma tecla. Os personagens que dão informações sobre Alicia na verdade não agregam muito, nem mesmo seu diário, não tem uma pitada de suspense que tanto ouvi falar, simplesmente parece um livro de Collen Hoover. Eu estou torcendo que o livro crie essa coisa para ser subestimada no começo, pois não tem o menor impacto disso nas primeiras 200 páginas que li e, no fim, cause um impacto inesperado. Porque, atualmente, está tudo absolutamente entediante e fraco

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo