Resenha: Ex/Mulher - Tess Stimson - Queria Estar Lendo

Resenha: Ex/Mulher - Tess Stimson

Publicado em 7 de fev. de 2022

Resenha: Ex/Mulher - Tess Stimson

Ex/Mulher é um thriller psicológico lançado aqui pela Editora Trama, e envolve um assassinato misterioso e as duas principais suspeitas: a atual e a ex-esposa do homem que foi morto.

Para quem curte histórias do gênero:

Aviso de conteúdo: esse thriller é um livro adulto, e tem cenas que envolvem sangue, violência física, menções a estupro, pedofilia e automutilação. Fica o aviso.

O livro abre com uma cena catastrófica: duas mulheres lutando para alcançar uma faca, com um cadáver ensanguentado entre elas. Eis que conhecemos as suspeitas, que são Louise, a ex-esposa de Andrew, e Caz, a atual. Ah, e a vítima é o próprio Andrew.

A partir daí, a história intercala interrogatórios da polícia com conhecidos e familiares das suspeitas, ao mesmo tempo em que nos mostra tudo o que aconteceu pelos pontos de vista delas - e ocasionais pontos de vista de uma terceira personagem, a cunhada de Louise - nas sete semanas anteriores à festa onde o assassinato ocorreu.

Essa festa em questão era a comemoração de bodas da mãe de Louise, Celia, em que ela fez questão de convidar o ex-marido da filha por considerar Andrew parte da família. No decorrer dessas sete semanas, no entanto, tudo o que reinou foi o caos.

Se eu não abrir mão da amargura, ela vai me devorar.

Ex/Mulher é um livro impossível de largar. Eu li em menos de um dia porque, a partir do começo eletrizante mostrando a vítima e as duas suspeitas, a autora já planta a sementinha da dúvida na sua cabeça. E tudo o que o livro faz a partir daí é transformar essa dúvida em outras trocentas questões.

Gostei da narrativa intercalando os pontos de vista porque tanto a voz da Caz quanto da Louise são igualmente confiáveis, ao mesmo tempo em que nos fazem duvidar do que acabamos de ler.

Louise é uma mulher marcada pela traição súbita do marido, pelo abandono e pelos anos de divórcio complicado; agora, ela e Andrew mantém uma relação curiosamente amigável, ainda que exista nela aquela ânsia silenciosa de ver tudo voltando ao que era. Especialmente porque Louise e Caz não se dão nem um pouco bem.

Resenha: Ex/Mulher - Tess Stimson

Louise culpa Caz por tudo que deu errado, e por tudo que ainda vai dar. Sua narração é amargurada e solitária. É frustrante o quanto a culpa pelo que o marido fez cai na atual esposa, mas é compreensível pelo tanto que Andrew é um grande manipulador.

O amor dela pelos filhos, e pela família, a coloca em situações que te deixam com o sangue fervendo, pedindo pra ela reagir e fazer alguma coisa - aí, quando ela reage, você fica "eita" porque a Louise não é do tipo que leva desaforo pra casa.

E aí temos Caz, que é outra personagem espirituosa. Ela também vê ameaça e problemas em Louise o tempo todo, a mera sombra da ex-mulher sendo um problema para a atual. Conforme a leitura avança, dá pra entender que o problema não é nenhuma das duas, mas Andrew, pura e simplesmente.

E é aí que o texto acerta tanto em trabalhar a amargura e a briga das personagens. O leitor vai saber quem está realmente errado, mas a tensão cresce porque elas juraram se odiar e não abrem os olhos para as coisas óbvias que apontam para o verdadeiro problema da situação.

A briga de gato e rato entre Louise e Caz escalona junto com o tempo que vai passando; mais e mais temos motivos para desconfiar das duas, mas mais e mais o livro nos mostra que há outros personagens para se preocupar também.

Ninguém é santo nessa história. Pequenos segredos vão se tornando problemas enormes, mentiras causam reviravoltas chocantes, coadjuvantes perdidos no espaço de repente fazem parte de uma briga maior. Ex/Mulher começa como um simples caso que parece envolver amargura de uma ex traída e de uma atual fervorosamente raivosa por causa do contato que o marido ainda mantém com a ex, mas é muito mais que isso.

Ambos os relacionamentos principais aqui ilustram muito bem como um homem consegue sair tranquilo com maquinações e manipulações; o fato de Andrew ser adorado por tudo e todos, um santo quanto foi o maior pecador, é de enfurecer. E quanto mais a gente conhece sobre o personagem, maior a raiva. Ele mexe com o psicológico de todo mundo (e fica aqui meu disclaimer: que bom que o livro começou como começou).

Resenha: Ex/Mulher - Tess Stimson

E eu gostei como a autora amarrou tudo direitinho. Cada tramoia, cada olhar, cada comentário, tudo que nos faz duvidar de uma tem motivo, tudo que nos faz questionar a outra tem razão. Os pontos de vista pontuais da Min, cunhada da Louise, serviam pra elucidar ainda mais o cenário perturbador que a troca de farpas e acusações e problemas estava construindo.

No fim, a única coisa que me desagradou mesmo foi o segundo plot twist no final. Eu tinha adorado a solução que ela deu pra história, mas tirou outra solução ainda mais mirabolante aos 45 do segundo tempo que simplesmente não me desceu.

De resto, Ex/Mulher é um baita thriller pra te deixar fervendo de raiva, de nervosismo e desespero por respostas.

Sinopse: Depois de ter sido deixada, Louise teve que assistir a seu ex­-marido, Andrew, iniciar uma nova família. A “outra” agora é sua esposa, mas Louise não está pronta para deixar Caz viver a vida que já foi dela, nem para abrir mão do homem que ainda ama. Quando Louise começa a investigar o passado de Caz, o respeito que até então se mantinha entre as duas fica no limite: tentando atingir uma à outra, elas descobrem mais sobre o homem com quem se casaram. Até que Andrew é assassinado durante uma festa de família, e as duas mulheres são encontradas diante do corpo. Uma das esposas pode ser a culpada… mas qual?

Título original: One in Three
Autora: Tess Stimson
Tradução: Simone Campos
Editora: Trama
Gênero: Thriller Psicológico
Nota: 4
SKOOB


2 comentários:

  1. Oi Denise,

    O pessoal anda falando bem dos livros da editora no geral que estou bem curiosa com alguns livros.
    Esse eu não conhecia, mas pela sua resenha já vou colocar na lista de leitura.

    Bjs
    https://diariodoslivrosblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oie, eu leria pela enredo e pelo gênero, mas vou esperar estar no clima para a leitura e aproveitar alguma promoção.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo