Controle Remoto: Wendnesday (Wandinha) - Queria Estar Lendo

Controle Remoto: Wendnesday (Wandinha)

Publicado em 10 de jun. de 2023

Controle Remoto Wendnesday (Wandinha)

Agora que eu já tive tempo de processar Wendnesday (Wandinha), essa série pela qual eu estava tão ansiosa, finalmente posso falar: queria ter gostado muito mais.

Não em entenda mal: eu até gostei da série, mas tenho várias notas sobre e vou falar delas por aqui. Então segura na minha mão e vem!

Atenção: esse texto pode conter spoilers leves da série.

Wendnesday (Wandinha) nos apresenta a filha mais velha dos Addams, uma família "mórbidamente excêntrica" que já pudemos assistir em várias outras oportunidades: nas duas últimas animações da WB, nos filmes live action e no desenho dos anos 90, na série de TV dos anos 60 e, antes disso, nos quadrinhos do jornal.

A série começa com Wendnesday (Wandinha) sendo expulsa de sua escola depois de agredir os bullies de seu irmão mais novo. Com isso, ela finalmente é obrigada a estudar em Nevermore, um colégio interno onde seus pais estudaram - e onde se apaixonaram.

É lá onde várias "criaturas" do mesmo círculo dos Addams estudam. Temo sereias, lobisomens, gárgulas, médiuns... O problema é que Wendnesday (Wandinha) não quer, de jeito nenhum, se tornar sua mãe. E estudar em Nevermore parece ser o primeiro passos para que ela vire tudo aquilo que não quer.

No entanto, Nevermore é sua única opção. Quando ela chega, logo bola um plano para conseguir fugir. Mas antes que possa fazer isso, se encontra no meio de uma investigação de assassinato: alguém está matando seus colegas de classe e encontrar o assassino, em uma cidade onde todos parecem odiar os estudantes de Nevermore, vai ser difícil. Além disso, ainda existem os segredos de família, uma sociedade secreta no campus e dois garotos que parecem apaixonados por ela.

É uma série adolescente como qualquer outra, para ser bem sincera. E, apesar de não ter achado ruim, eu teria gostado muito mais de não envolvesse os Addams. Se a protagonista de Wendnesday (Wandinha) fosse uma personagem original. Isso porque a série descaracterizou bastante os Addams.

Eu sempre fui muito fã dos desenhos dos anos 90 e até do primeiro filme live action. Eu amo o quão mórbidos e amáveis a família é. E tudo que eu mais amo sobre eles foi completamente descaracterizado em Wendnesday (Wandinha).

A começar pelo "universo". Nevermore é uma academia para desajustados. E em adaptações anteriores de A Família Addams, ficou estabelecido no canon que tanto sua família como as pessoas de seu "universo" compartilhavam do mesmo senso de humor, ideias e forma de viver. Em Wendnesday (Wandinha) não é nada assim.

Por exemplo, assim que Wendnesday (Wandinha) chega em Nevermore, Enid fala sobre o rumor que está se espalhando de que ela teria matado um garoto, mas como isso não pode ser verdade, né? Porque seria horrível demais se fosse verdade. Ao mesmo tempo. Wendnesday (Wandinha) fica chateada com a ideia de que as pessoas descubram que ela apenas tentou matar alguém, porque parece que ela não teve coragem de ir até o fim.

A reação de todos ali ao senso de humor e visão de mundo dela simplesmente não bate com o que já tinha se estabelecido no canon da Família Addams.

O que também não faz sentido na própria distinção da série, que coloca os alunos de Nevermore como "tão diferentes" dos "normies" (as pessoas comuns da cidade). Mas na verdade a única coisa diferente é que eles tem poderes?

E aí também temos a disfuncionalidade da própria família. Os Addams foram criados como uma crítica as famílias disfuncionais de sitecoms da época, onde o marido parecia odiar e ressentir a esposa e os filhos, por exemplo.

Além de serem completamente apaixonados um pelo outro, Gomez e Mortícia tem uma ótima relação com os filhos e fazem tudo que podem para vê-los bem, mesmo quando não entendem exatamente o por quê de eles querem o que querem.

O que não acontece na série. Wendnesday (Wandinha) pisa naquele território gringo que eu odeio: um onde mães e filhas sempre terão um relacionamento complicado, cheio de ressentimento, críticas e competição.

E faz menos sentido ainda quando você tenta entender porque a Wendnesday (Wandinha) tem esses problemas com a Mortícia. Porque ela não quer ser como a mãe? Por que ela não quer se apaixonar? Não quer se casar? Não quer ter uma família? E por que a Mortícia insistiria para que ela fizesse todas essas coisas que ela não quer?

Pra mim não faz sentido. Ficou parecendo uma fanfic ruim, pior até do que os filmes animados da WB, onde essa mudança nos parâmetros de relacionamento da família já vinha acontecendo.

Controle Remoto Wendnesday (Wandinha)

Além disso, a própria série se contradiz. Porque Wendnesday (Wandinha) não teve problema algum em tentar acabar com os garotos no começo da série, mas fica extremamente chateada com Gomez quando descobre que ele matou uma pessoa (em legitima defesa, vamos acrescentar).

Como se ela estivesse moralmente acima disso, sendo que a série começa com ela, literalmente, jogando piranhas na piscina cheia de garotos e chateada que as pessoas pensem que ela não é capaz de cometer assassinato.

E depois de colocar tudo isso pra fora, volto a reforçar: não é que não gostei da série. Eu até gostei. Não achei nada de UAU, mas como adoro séries adolescente, eu provavelmente vou ver a segunda temporada, caso tenha uma.

Mas eu teria aproveitado Wendnesday (Wandinha) 100% mais se fosse uma série original, onde eu não ficasse comparando frequentemente com o canon que conheço e amo - e que todos esperávamos que fosse seguido.

Então, acho que posso dizer que: como adaptação, Wendnesday (Wandinha) falhou miseravelmente. Mas, como série original, até funciona.

E se você, por algum milagre, conseguiu escapas de qualquer coisa dessa série, deixo aqui o trailler:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo