Resenha: Fragmentos do Horror - Junji Ito - Queria Estar Lendo

Resenha: Fragmentos do Horror - Junji Ito

Publicado em 12 de jun. de 2023

Resenha: Fragmentos do Horror - Junji Ito

Leitura do meu projeto 12 autores de 12 países, Fragmentos do Horror é uma coletânea de histórias curtas do mestre do horror japonês, Junji Ito. E foi uma bela e macabra maneira de conhecer os trabalhos dele.

Para quem curte histórias de horror e/ou terror:

Com certa de oito histórias individuais que exploram o horror, o medo e o bizarro através de traços marcantes e discussões interessantes, Fragmentos do Horror é uma  coleção de mangás rápidos para quem, assim como eu, tiver curiosidade com os trabalhos do Ito.

Em cada uma dessas histórias, o autor fala sobre emoção junto com o horror; seja essa emoção desejo, luxúria, medo, perdição, luto. As histórias são impactantes porque fincam o pé no chão no que concerne discutir alguma coisa realista, ao mesmo tempo em que usam artifícios tenebrosos para falar sobre elas.

Eu gostei de como as lições de morais vinham intrincadas nas próprias tramas, principalmente quando seus personagens chegavam aos extremos de tudo. Já tinha visto algumas histórias do Ito pelo Twitter e fiquei fascinada (e horrorizada ao mesmo tempo) em como ele consegue criar coisas tão macabras, únicas e que ficam na sua cabeça por muito tempo.

Resenha: Fragmentos do Horror - Junji Ito

Tomio - Gola Rulê Vermelha e Pássaro Negro foram minhas favoritas dessa coletânea. Uma delas explora traição e as consequências de se envolver e se entregar a uma situação pra lá de horrorosa; e a outra envolve um acidente e uma sombra que parece pairar sobre a vítima desse acidente.

Resenha: Fragmentos do Horror - Junji Ito

Todas as histórias me deixaram ao mesmo tempo intrigada e descaralhada da cabeça, positivamente falando. Horror bem escrito mexe com a gente, perturba, e o Ito faz isso com precisão. Fiquei ainda mais instigada a conhecer os trabalhos longos dele - especialmente Uzumaki, que dizem ser o melhor de todos.

Fragmentos do Horror tem uma edição ótima, como é padrão da Darkside. Páginas confortáveis pra leitura, boa tradução, e é um belo pontapé pra quem quiser acompanhar a carreira do Ito - como é meu caso.

Sinopse: Mestre do terror em quadrinhos, Junji Ito combina o surrealismo e o escatológico em suas histórias. O resultado é sempre bizarro, mas ainda assim — ou quem sabe até por isso mesmo belo. Se você tem coragem (e estômago), não pode perder Fragmentos do Horror, primeiro livro de mangá publicado pela DarkSide® Books. Fragmentos do Horror é uma coleção de histórias curtas, perfeitas para quem quer experimentar o que essa mente tão delirante é capaz de produzir. Ito-san oferece ao leitor nove encontros com o desconhecido. Cada quadrinho pode ser fatal, cuidado! Entre as histórias da coletânea, temos uma mansão velha de madeira que gira sobre seus habitantes. Uma turma de dissecação com um assunto nada comum. Um funeral em que os mortos definitivamente não são postos para descansar. Variando do aterrorizante ao cômico, do erótico para o repugnante, essas histórias apresentam o retorno de Junji Ito há muito aguardado para o mundo do horror. Fragmentos do Horror faz parte da nova coleção DarkSide® Graphic Novel Tokyo Terror e, como todos os títulos da Caveirinha, vem numa caprichosa edição em capa dura. A tradução foi feita diretamente do japonês e a publicação segue a orientação original, da direita para a esquerda — como tem que ser.

Título original: Fragments of Horror
Autor: Junji Ito
Tradução: Akemi Ono
Editora: Darkside
Gênero: Horror | Mangá
Nota: 4
SKOOB


Um comentário:

  1. Oi Denise, tudo bem?

    Primeiro, só queria dizer que gosto muito do vosso blogue. Segundo, queria deixar aqui uma recomendação para uma próxima edição do teu projeto 12 autores de 12 países. Igualmente proveniente do Japão, Yuji Kaku é um dos mangakás que descobri recentemente o seu trabalho. Ele é autor de Hell's Paradise - que recentemente ganhou uma adaptação em anime. O mangá é publicado pela Panini no Brasil e também mistura aspetos de horror/terror num nível mais psicológico, para além de abordar vários conceitos filosóficos como o Yin-Yang e o Tao. Até ao momento, estou no volume 5 e estou a gostar muito da história. Creio que poderá ser do teu interesse. O mangá encontra-se finalizado com 128 capítulos, reunidos em 13 volumes.

    Bjs, Ellis.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo