Resenha: Year of the Reaper - Makiia Lucier - Queria Estar Lendo

Resenha: Year of the Reaper - Makiia Lucier

Publicado em 7 de mar. de 2024

Resenha: Year of the Reaper - Makiia Lucier

Year of the Reaper foi minha primeira escolha de leituras indicadas lá no Instagram. A história de Makiia Lucier mistura fantasia a suspense e desenvolve maravilhosamente bem uma história inspirada na peste.

Se gostou desse livro, pode curtir essas leituras:

Cas é filho de um lorde, e esteve longe de casa por três anos. Capturado por inimigos, ele sofreu sem que ninguém soubesse o seu paradeiro. A peste foi o que o salvou; a praga que tem devastado todo o mundo como o conhece não levou Cas, mas o deixou mudado. Agora, ele consegue ver os mortos.

De volta para a sua casa, ele descobre que o rei e rainha de seu reino estão vivendo onde sua família uma vez viveu. Seu irmão foi o único que restou. Durante uma cerimônia para nomear o herdeiro do trono, um atentado coloca a vida da criança em perigo e é Cas quem o salva. A partir daí, uma estranha e complexa trama investigativa se inicia. Quanto mais se aproxima da verdade, mais parece que o mundo está prestes a virar de ponta cabeça.

Year of the Reaper faz uma excelente mistura entre a fantasia e o suspense. Não aquele tipo que tem tramas elaboradas e complexas, mas um que respeita a inteligência do leitor e dos personagens. Ou seja: é interessante, instigante e entrega boas reviravoltas. Coerentes com o que está sendo contado.

Eu fiquei muito animada criando teorias (e acertei a principal!) porque o desenvolvimento é muito bem feito. Cria-se uma tensão e uma antecipação porque aquele atentado não vai ser o último. Quanto mais conhecemos do mundo e da família real, mais parece que tem alguma coisa muito errada com a situação em que eles se encontram.

Resenha: Year of the Reaper - Makiia Lucier

O prólogo ajuda um pouco a se situar nesse problema. E, quanto mais o Cas e seus aliados investigam, mais percebemos que peças estão faltando para completar o quebra-cabeça.

Esse não é aquele tipo de fantasia para salvar o mundo. E é muito legal por isso. Temos um problema pequeno, um núcleo de personagens bem restrito, e o desenrolar da história acontece ali e só ali.

Cas é o protagonista e é um excelente protagonista. Seu arco de crescimento é notável, porque conhecemos esse jovem traumatizado que não quer contato e carrega cicatrizes de um horror inominável, e que tem esse poder que não pode compartilhar com ninguém, porque não é comum.

Com o tempo, ele se desenvolve, ganha confiança, força, voz. E é muito legal de acompanhar!

Ao redor dele, outros personagens enriquecem a trama de Year of the Reaper. Com destaque para Lena, uma historiadora que se torna amiga e confidente do Cas - e possível interesse amoroso, numa sub-trama slow burn delicinha de acompanhar.

Ela é inteligente, perspicaz, e tem a melhor cena de apresentação do livro.

Toda a questão com essa fantasia sutil e o suspense investigativo é bem orquestrada. Quando as respostas começam a aparecer, mostram um drama interessante que é dependente da situação terrível que esse mundo tem vivido. A praga é uma peça-chave para entender tudo que aconteceu e pode acontecer.

Resenha: Year of the Reaper - Makiia Lucier

Year of the Reaper tem uma narrativa bem rápida e sem firulas. Ou seja: se você procura um livro em inglês para ler, essa é a escolha certa! Também é livro único, com um encerramento satisfatório para tudo que foi apresentado.

Quando terminar, Year of the Reaper passa aquela sensação de leitura que valeu muito a pena. Você não vê as páginas passando, se apega aos personagens e, quando vê, já está com saudade de tudo.

Sinopse: Três anos atrás, o jovem lorde Cassia desapareceu no meio da guerra. Desde então, uma doença devastadora devastou a terra, deixando incontáveis mortos e um reino alterado para sempre. Sobrevivente da guerra e da praga, Cas, agora com dezoito anos, quer voltar para sua casa entre as montanhas, e esquecer os horrores passados. Mas sua casa não é mais o que ele se lembra. Seu castelo se tornou refúgio da corte real. E eles trouxeram inimigos em seu encalço. Um assassino está mirando naqueles próximos da rainha, colocando Cas em uma busca por esse criminoso. Com a ajuda de uma historiadora em treinamento chamada Lena, ele logo percebe que quem está por trás dos ataques importa menos do que o motivo.

Título original: Year of the Reaper
Editora: Clarion Books
Autora: Makiia Lucier
Gênero: Ficção histórica
Nota: 4


Um comentário:

  1. Esse livro parece ser uma história intrigante e cheia de mistérios!
    Bjs
    https://deliriosdeumaliteraria.blogspot.com/?m=1

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo