Resenha: O Fantasma de Cora - Fernanda Castro - Queria Estar Lendo

Resenha: O Fantasma de Cora - Fernanda Castro

Publicado em 11 de mar. de 2024

Resenha: O Fantasma de Cora - Fernanda Castro

Ambientado em uma cidade grande no passado de sombrinhas e anáguas, acompanhando a viagem de uma garota do interior para debutar depois de tempo demais no campo, O Fantasma de Cora trabalha mistério e aquela nostalgia que só as novelas das seis têm com maestria.

Se gostou desse livro, vai curtir essas leituras:

Francine vivia na fazenda com seu pai e irmãos até um convite da tia para viajar até Portomar, cidade grande que poderia oferecer à garota um futuro promissor. Apadrinhada pela tia - uma mulher de alta estirpe, nobre e famosa pela alta sociedade - Francine decide abraçar essa oportunidade.

Na cidade, ela se aproxima da prima, a doce e querida Coralina, que está prestes a se casar. Revolucionando a nata da sociedade com os vestidos feitos sob medida por um grande estilista, a vida de Cora parece prestes a estourar às mil maravilhas.

Até que ela morre. Mais do que morre: é assassinada. Na noite do seu casamento. Quem fez isso? E por quê? São perguntas que assombram Francine. Mais do que assombram: o fantasma de Cora a assombra. Para dar paz à prima, ela decide investigar o caso por conta própria, sem imaginar a tramoia gigantesca em que estaria se enfiando.

O mundo está mudando, e mesmo assim ainda não haverá espaço para os que não estão no topo.

Fernanda Castro me ganhou mais uma vez com uma história criativa, carismática e que abraça as melhores possibilidades.

O Fantasma de Cora é um livro divertido. Daquele tipo que você não vê as páginas passando, porque tudo te entretém. Dos diálogos que remetem ao passado rebuscado quase cômico, às situações carregadas de mistério e reviravoltas interessantes, aos personagens pra lá de cativantes.

Francine é uma protagonista muito querida. Sua relação com essa mudança exala aventura, mas também receio. Ela não pertence ao mundo da elite, mesmo sobrinha de quem é.

Resenha: O Fantasma de Cora - Fernanda Castro

E é bem encaixado como críticas sobre diferenças sociais aparecem na história. Seja de maneira sutil, nas discrepâncias entre as áreas de Portomar, com as riquezas e as pobrezas tão desenhadas na arquitetura, nas vestimentas e no modo de agir. Seja nos diálogos, na cegueira dos mais abastados em relação aos que estão na camada menos privilegiada.

As relações entre os personagens e os acontecimentos ilustram isso muito bem. E Francine, vivendo em dois mundos, também.

A capital os transformava em cidadãos sem rosto. E, sem querer, ela estava participando daquela dança.

Há um leque de coadjuvantes que muito acrescentam na história, e também ajudam a construir aquele clima de dúvida que um bom mistério tem que ter. Em quem confiar? E se estivermos confiando na pessoa errada?

O Fantasma de Cora, como eu mencionei, tem aquela vibe de novela das seis (que a autora inclusive elenca como uma homenagem) porque é uma ficção antiga, com pitadas de romance, de discussões acaloradas, de situações absurdas e de mistérios surpreendentes.

Ah, tem pequenos vislumbres de romance, mas são raros e ficam de figuração na trama principal. O que eu achei um ponto excelente, porque essa não é uma história que precisava de romance.

Resenha: O Fantasma de Cora - Fernanda Castro

A investigação da morte da Cora move a trama do meio para o fim, e traz reviravoltas que me deixaram em estado de "eita!". Os desdobramentos disso têm um gosto agridoce que funciona demais na narrativa. Nenhuma resolução mirabolante, só uma personagem perspicaz fazendo o melhor que pode em uma sociedade que não se importa muito com as mulheres.

Eu gostei demais da relação da Francine com a Cora. Uma irmandade que nasce com a chega da Francine e se desenvolve nessa busca leal por justiça, porque o fantasma de Cora precisa dela para ter paz. Ou, ao menos, é o que as meninas imaginam. Elas estão "sozinhas" nessa investigação, mas nunca realmente sozinhas, tendo uma à outra.

- Lembre-se de que vai morrer. Lembre-se da morte. E assim ela falará com você.

A edição da Gutenberg ficou muito bonita. Eu amo, amo, amo a capa e as ilustrações internas de Maria Carvalho que são lindas demais. Diagramação confortável, revisão ótima.

Resenha: O Fantasma de Cora - Fernanda Castro

O Fantasma de Cora me deixou com um quentinho no coração. Entregou uma história irreverente e criativa que, do começo ao fim, promete e entrega.

Sinopse: Em Portomar, tudo que uma moça bem-educada e de saúde frágil pode querer é um casamento adequado. Esse é o sonho de Coralina: romântica, Mister Ícaro é a síntese das suas jovens ambições. Quando a garota morre, logo após a noite de núpcias, sua prima Francine – recém-chegada à capital, e ainda não totalmente aclimatada às regras daquela sociedade – decide descobrir os motivos por trás da morte de Cora, não importam as consequências.

Título original: O Fantasma de Cora
Editora: Gutenberg
Autora: Fernanda Castro
Gênero: Mistério | Ficção histórica
Nota: 5


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo