Resenha: Alek Ciaran e os Guardiões da Escuridão - Shirley Souza - Queria Estar Lendo

Resenha: Alek Ciaran e os Guardiões da Escuridão - Shirley Souza

Publicado em 17 de jan. de 2025

Resenha: Alek Ciaran e os Guardiões da Escuridão - Shirley Souza

Alek Ciaran e os Guardiões da Escuridão é o primeiro volume da série escrita por Shirley Souza. Uma aventura sobre um mundo desconhecido entremeado ao nosso, e um garoto que pode ser a destruição de tudo que se conhece - ou a sua salvação.

Se você se interessou por esse livro, vai curtir:

Alek foi criado pela avó desde pequeno. As férias estão se aproximando e ele mal pode esperar pelo acampamento que planejou com os amigos. O problema é que uma garota nova chega na cidade e, com ela, coisas estranhas começam a acontecer.

É por causa dela que Alek descobre que não é realmente humano, e também que está conectado a uma antiga lenda sobre um mundo onde magia e seres fantásticos são parte do cotidiano. Tudo depende do lugar em que ele vai se colocar entre a luz e a escuridão.

Alek Ciaran e os Guardiões da Escuridão é um excelente primeiro livro para a série. A narrativa da autora é enérgica desde o começo, e apresenta os personagens e toda a aventura com bastante simpatia. O livro é infanto-juvenil, com uma linguagem tranquila de acompanhar.

- Lembre-se: para os filhos da noite, a Escuridão é a Luz.

O protagonista que dá nome à série é aquele tipo de personagem que nasceu pra protagonizar histórias assim: curioso, mas cauteloso. Turrão, mas racional. Ele é um adolescente cheio de personalidade e de espírito; não fica parado quando precisa agir, protege quem ele ama e sabe as questões certas a fazer para se entender nessa maluquice toda.

Resenha: Alek Ciaran e os Guardiões da Escuridão - Shirley Souza

A partir do momento em que Alek deixa o seu mundo e embarca nessa realidade cheia de escuridão e luz, de magia e criaturas fantásticas, ele passa a questionar tudo que conhecia. Mentiras são rasgadas por ele e com ele, e verdades são apresentadas como uma incerteza. Mesmo o seu futuro, permeado pela lenda que um dia foi uma profecia, é frágil. Suas escolhas podem mudar tudo. E ele pode mudar quem é com essas escolhas.

- Muito pouco do que os humanos chamam de pura imaginação foi realmente imaginado.

Os coadjuvantes são bem interessantes, com destaque para a Veronika que, mesmo aparecendo pouco, ganhou meu coração com o seu jeito badass de encarar as situações. Uma que eu queria ter gostado mais, mas achei um pouco superficial, foi a Garib.

Acho que foi a única personagem do livro todo que ficou meio jogada ali na narrativa; ela apareceu de repente cheia de mistérios e de repente também estava desenvolvendo sentimentos pelo personagem principal quando eu nem entendia quem ela era. Até o fim, foi a que mais me deixou meio blasé em relação à sua participação na história - o que pode mudar na sequência, claro.

A revisão ficou muito boa, ainda que tenha escapado alguns termos que uma leitura sensível de personagens não-brancos poderia ter pescado para consertar.

Resenha: Alek Ciaran e os Guardiões da Escuridão - Shirley Souza

As cenas de ação foram ótimas, com aquele equilíbrio entre adrenalina e te fazer entender o que está acontecendo. Tem também um mistério extra envolvendo uma entidade obscura nos sonhos do protagonista que, honestamente, me pegou de surpresa com a reviravolta que trouxe para a trama.

O universo de Alek Ciaran e os Guardiões da Escuridão é muito rico, mas a graça dele está justamente em descobrir tudo com o personagem. Tem uma infinidade de detalhes, de regras e de construção de mundo que a autora tomou muito cuidado ao estabelecer na história, e é o tipo de universo que me enche de curiosidade para continuar lendo a respeito.

Para quem gosta de Percy Jackson, Alek Ciaran e os Guardiões da Escuridão é o primeiro capítulo de uma aventura bem simpática. Coloca seu personagem principal em perrengues mágicos enquanto o apresenta a uma lenda que pode definir o seu destino - se ele permitir.

Sinopse: No Mundo Antigo, os Ciaran e os Anuar estão em constante disputa pelo poder. Apenas um sentimento une esses dois povos: o medo de uma antiga profecia, que prevê uma criança mestiça, filha da Luz e da Escuridão, capaz de garantir a paz ou destruir ambas as forças. Alek era um adolescente comum e sequer sabia da existência de outros mundos além do humano. Quando essa nova realidade é revelada, o jovem tem que descobrir quem ele realmente é e o que deseja ser. Sem saber em quem confiar, Alek precisará estar pronto para lidar com as consequências de suas escolhas.

Título original: Alek Ciaran e os Guardiões da Escuridão, volume 1
Autora: Shirley Souza
Editora: Panda Books
Gênero: Fantasia | Infanto-juvenil
Nota: 4


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo