Resenha: O que se esconde na floresta - Courtney Gould - Queria Estar Lendo

Resenha: O que se esconde na floresta - Courtney Gould

Publicado em 31 de out. de 2025

Resenha: O que se esconde na floresta - Courtney Gould

Desde que eu vi capa e premissa, fiquei obcecada com O que se esconde na floresta. O título lançado pela Editora Rocco (que enviou esse exemplar em cortesia) tem drama e terror na medida certa, e entregou uma das minhas histórias favoritas do ano.

Se gosta de histórias assim, pode curtir essas leituras:

Devrin acorda durante a madrugada com dois homens uniformizados ao lado de sua cama, e é arrastada até uma van para descobrir que está prestes a embarcar em uma terapia em grupo. Na van, ela conhece Ollie, outro dos adolescentes "problemáticos" que foram selecionados pelo programa REVIVER para a ecoterapia.

A ideia é que, junto a dois monitores, esse grupo de cinco jovens vai atravessar o coração de uma floresta durante cinquenta dias. O problema é que, assim que chegam ao primeiro marco, os monitores desaparecem durante a noite, deixando os adolescentes sozinhos. Enquanto tentam entender como sobreviver a esse absurdo, eles percebem que talvez não estejam tão sozinhos quanto imaginavam.

Resenha: O que se esconde na floresta - Courtney Gould

O que se esconde na floresta me trouxe a mesma sensação de Meninas Selvagens: é uma história sobre a psiquê dos personagens enquanto estão vivendo horrores inimagináveis. O terror é um elemento lento, aparece bem devagar até se revelar por completo. Se você está esperando Pânico na Floresta, dê meia volta e leia a premissa novamente, por favor.

É um livro sobre seus personagens e sobre como eles usarão o que o mundo considerava "suas falhas" para se fortificar ali no meio do nada.  Devrin, Ollie, Hannah, Sheridan e Aidan são interessantíssimos desde a primeira cena, formando um grupo muito diversificado em questão de personalidades.

Devrin é explosiva, tem problemas de raiva e traumas pesados; Ollie tem uma questão com a família, principalmente com o pai; sabemos pouco sobre Hannah, mas parece muito que ela é a única que nem deveria estar ali; Sheridan é a definição de menina malvada, mas, quanto mais entendemos sobre ela, mais entendemos o por que das pontas afiadas; e Aidan que, apesar de querido, também tem sombras que o levaram até ali.

A princípio, esse grupo parece receita para o desastre. E, até certo ponto, é. Devrin e Sheridan se odeiam, Ollie tenta liderar, mas é hesitante demais para isso, Hannah vive apegada a fazer o certo para sair logo dali e Aidan tenta se equilibrar em meio a tudo isso. Porém, quando o cerco aperta e eles se veem sozinhos, aí sim a história desenrola.

As relações entre eles nascem disso; das falhas e forças, de como eles se entendem como ninguém, abandonados a esmo por seus familiares por "quererem o melhor para eles" sem realmente se dar ao trabalho de entender quem era e por que estavam se enfiando em tantos problemas. Eu me vi emocionada em muitas cenas compartilhadas, pelos traumas que escolheram superar e pela força que mostraram enfrentando o horror.

Resenha: O que se esconde na floresta - Courtney Gould


A Devrin e Sheridan foram minhas favoritas justamente pela complexidade das duas. Adolescentes marcadas por traumas e pelo abandono que se estranham a princípio, mas, lentamente, veem os pontos que têm em comum.

O que se esconde na floresta é um terror. Ele é mais leve porque se trata de um livro YA, mas tem seus momentos macabros muito bem entregues pela narrativa enigmática da autora. O tempo todo eu me via arrepiada pela sensação dos personagens de que estavam sendo observados, mas pelo quê?. O terror que você desconhece é o sempre o mais assombroso.

Não vou revelar mais do que isso, mas quando o elemento de terror finalmente é revelado, acrescenta uma nova camada de tensão na trama que até então parecia estar seguindo para águas mais tranquilas. Eu adorei como a autora usou a questão aterrorizante, como mexeu com a psiquê dos personagens e colocou em cheque o pouco de irmandade formado até então, obrigando-os a pensar mais como um grupo.

A tradução de Amanda Alves ficou ótima, o livro todo tá muito bonito e gostoso de ler, e a capa da Joana Fraga é um espetáculo, combina demais com a história!

O que se esconde na floresta é um terror com moldes de suspense psicológico e até mesmo com uma boa dose de drama, colocando cada personagem para confrontar seus maiores demônios enquanto lutam contra o tempo para fugir do coração de uma floresta tenebrosa.

Sinopse: Um grupo de adolescentes considerados problemáticos são isolados em uma floresta de Idaho para uma ecoterapia compulsória. Eles só não imaginavam que há armadilhas na mata muito piores do que a reabilitação a qual foram submetidos. A promessa do REVIVER, um programa de terapia experimental, é de fazer os campistas mudarem seus hábitos autodestrutivos para retornarem como versões melhores de si mesmos... se sobreviverem a uma caminhada de cinquenta dias pela natureza primeiro. Mas, quando os instrutores desaparecem e os jovens se veem sozinhos na floresta, eles descobrem que forças misteriosas se escondem ali. Desde o início, Devin Green está determinada a escapar, ainda mais depois de perceber algo estranho naquelas árvores ― rostos inumanos e visões de pessoas que não deveriam estar ali. Quando se veem sem os instrutores e assombrados por uma entidade misteriosa, ela e o resto do grupo se dão conta de que o que espreita na floresta pode não ser tão perigoso quanto o que eles escondem uns dos outros ― e que, se os monstros conseguirem o que querem, ninguém sairá de lá vivo.

Título original: What the woods took
Autoria: Courtney Gould
Tradução: Amanda Alves
Editora: Rocco
Gênero: Terror
Nota: 5+
SKOOB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo