Resenha: Sombra e Ossos


Sabe aquele livro que você espera muito tempo para ler, fica desesperado para tê-lo em mãos e, quando finalmente consegue alcançá-lo, devora em pouquíssimo tempo e ai fica chorando as pitangas porque foi bom demais e acabou rápido demais? Pois é, meus caros, essa foi minha situação com Sombra e Ossos. GOD BLESS Leigh Bardugo e toda a sua criatividade genial!


Sinopse: Alina Starkov nunca esperou muito da vida. Órfã de guerra, ela tem uma única certeza: o apoio de seu melhor amigo, Maly, e sua inconveniente paixão por ele. Cartógrafa de seu regimento militar, em uma das expedições que precisa fazer à Dobra das Sombras – uma faixa anômala de escuridão repleta dos temíveis predadores volcras –, Alina vê Maly ser atacado pelos monstros e ficar brutalmente ferido. Seu instinto a leva a protegê-lo, quando inesperadamente ela vê revelado um poder latente que nunca suspeitou ter.A partir disso, é arrancada de seu mundo conhecido e levada da corte real para ser treinada como um dos Grishas, a elite mágica liderada pelo misterioso Darkling. Com o extraordinário poder de Alina em seu arsenal, ele acredita que poderá finalmente destruir a Dobra das Sombras.Agora, ela terá de dominar e aprimorar seu dom especial e de algum modo adaptar-se à sua nova vida sem Maly. Mas nesse extravagante mundo nada é o que parece. As sombrias ameaças ao reino crescem cada vez mais, assim como a atração de Alina pelo Darkling, e ela acabará descobrindo um segredo que poderá dividir seu coração – e seu mundo – em dois. E isso pode determinar sua ruína ou seu triunfo.

Eu queria muito fazer uma resenha cheia de spoilers, mas é legal mantê-los no escuro por causa dos mindfuckes e plot twists que o livro joga na sua cara (especialmente um lá pelo final. EU NUNCA ESPERARIA POR AQUILO, LEIGH, WHY MUST YOU HURT ME IN THIS WAY?!)


Eu sempre tinha sido uma ninguém, uma refugiada, de uma vila sem nome, uma menina magrela e desajeitada se movendo sozinha pela escuridão adensada.
A história segue o ponto de vista de Alina Starkov, uma órfã refugiada, que serve o exército como cartógrafa. Ela foi criada ao lado de outro órfão, Maly, que viveu e cresceu como seu melhor amigo - mais velho, no entanto, ele se destacou como um incrível rastreador, galanteador e bem apessoado, enquanto Alina vive solitária e desajeitada nas sombras. Quando seu regimento faz uma viagem pela Dobra das Sombras - o Não Mar, um lugar dominado por escuridão e por criaturas terríveis - Alina perde o controle ao ver Maly ser atacado, e é descoberto que a garota não é uma humana comum. Ela especial, uma conjuradora de um tipo de poder que aquele mundo precisa desesperadamente. Alina é, então, levada até o Pequeno Palácio para ser treinada junto aos Grishas - a elite mágica de Ravka, os responsáveis por guardar e lutar por aquele mundo. Os Grishas são liderados por Darkling, o conjurador das trevas, aquele que acredita e fará de tudo para guiar Alina até a extensão de seus poderes mágicos, já que ela é a única daquele mundo capaz de acabar com as sombras da Dobra, e assim, livrar Ravka do domínio daquelas energias sombrias.


Fechei os olhos quando um fluxo repentino e perfurante de luz explodiu diante de minha visão. Aquilo pareceu preencher minha cabeça, me cegando, me afogando. De algum lugar acima, ouvi um guincho terrível. Senti as garras do volcra se afrouxarem, e o baque quando caí para a frente e minha cabeça entrou em contato com o convés. Então, não senti nada mais.
O desenvolvimento desse livro é absurdamente fantástico. Pelos olhos de Alina, vemos e convivemos com seus medos, com as ameaças e com o desconhecido. Assistimos o crescimento de uma garota franzina em uma jovem determinada, ela se fortifica em cima dos próprios temores, aprende a tirar sua própria força deles. Leigh constrói não só um incrível crescimento da protagonista, como daqueles ao seu redor. Em determinado momento do livro, tudo vira de cabeça para baixo e você se vê tão abatido e desesperado quanto Alina.


Darkling é outro personagem muito bem explorado e trabalhado pela autora. O sombrio e misterioso conjurador das sombras é o responsável por guiar Alina até o palácio, e também o responsável por incentivá-la e acreditar em seus poderes.

"Eu espero por você há muito tempo, Alina.", disse ele. "Você e eu mudaremos o mundo." 
"Eu não sou do tipo que muda o mundo." 
"Apenas espere.", disse ele suavemente, e quando olhou para mim com seus olhos de quartzo cinza, meu coração de um pequeno pulo.
A mitologia e universo mágico criados pela autora são o mais fascinante. O universo dos Grishas, as origens de seus poderes e de seus nomes e cargos e divisões entre poderes são riquíssimos. Bardugo construiu toda uma trama não só em cima daquele clima russo (que eu amei fortemente, porque eu amo qualquer coisa que me lembre da Rússia), como também do seu mundo único e apaixonante.



Maly, por quem Alina sempre foi apaixonada, é um personagem doce e ligeiramente ausente na primeira parte do livro. Vemos brevemente a amizade entre eles e conseguimos sentir sua ligação, mas não há tanta química quanto na parte final do livro. O MALY, ELE É UM FOFO, GENTE, UM FOFÍSSIMO! Eu amo o Darkling mas Malyna são meus bebês e i'll go down with this ship.

"Eu me pegava caminhando por aí para encontrar você, sem qualquer razão, apenas por hábito [...] e então me lembrava que você não estava mais lá e todas as vezes, cada uma delas, era como se me faltasse o ar [...] Eu tinha arriscado minha vida por você [...] e faria tudo isso de novo e de novo e de novo só para estar com você, só para passar fome com você e congelar com você, e ouvir você reclamando sobre queijo duro todo dia. Então não me diga que seu lugar não é ao meu lado."


A diagramação desse livro é, sem dúvidas, uma das minhas favoritas ever. A Gutenberg teve todo um cuidado com a abertura dos capítulos e com o início da obra, e tirei duas fotos para vocês babarem na maravilha de arte que é o miolo desse livro!


Graças aos céus Sombra e Ossos teve um final relativamente calmo, se comparados aos últimos livros que tenho lido. Bardugo meio que "fecha" a história, apesar de deixar vários pontos em aberto. Estou ansiosíssima para Sol e Tormenta, mas não tão desesperada quanto achei que ficaria.

Mal posso esperar por adquirir o segundo volume e espero que o terceiro não demore tanto a sair no Brasil (apesar de a editora ter deixado um lindo espaço entre o lançamento do primeiro e do segundo, o que me tranquiliza bastante). CORRA LER ESSE LIVRO, CORRA!


Título: Trilogia Grisha, vol. 1 - Sombra e Ossos
Autor: Leigh Bardugo
Editora: Gutenberg
Nota: 5 +

Saiba mais: Skoob | Saraiva

Share this:

, , , , ,

COMENTÁRIOS

10 comentários:

  1. Nossa preciso muito ler *-*
    Achei a história bem legal, mas que capa é essa gente, que desenhos são esses, é tudo tão lindo *-*
    Bom saber que é um livro com continuações, ADOOOOROOO!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MENIIIINA SIM, a capa! Confesso que, antes, eu nem sabia da história, só queria ter o livro pela capa. Ai conforme pesquisei me apaixonei por tudo e SANTA COMPRA, BATMAN!
      Leigh é uma das minhas autoras favoritas agora <3 JKASNBFUIASBUOGSUABGA
      O volume final sai agora em fevereiro, então olha que maravilha *----*
      Obrigada pela visita!

      Beijos,
      Denise Flaibam.
      http://blogsomaisum.blogspot.com.br/

      Excluir
  2. EU PRECISO DESSE LIVRO MAIS QUE A VIDA!!!

    Já quero há um tempão!!!!!!! Mas a grana que é good nós not have.

    E essa Resenha, Denise? SÓ ME FEZ QUERER MAIS!!!! ESSE LIVRO PARECE SER PERFEITO <3

    Esperando eu deixar de ser pobre aqui e tiver dinheiro para comprar!

    Beijos :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ASJKFNASKGBASUGBSAUOSBGUOABUOGASB MENINA TU TEM MUITO QUE LER!
      Pena que ele tá sempre meio caro por ai D:
      Mas relaxa que uma hora ou outra surge promoção. Comprei ele por 20,00 um dia, foi o máximo!
      Que booom que gostou da resenha, sua linda! *---* acho que exagerei nos surtos, mas é o que a Leigh causa em mim com essa história maravilhosa.
      SURTE COMIGO QUANDO LER!

      Beijos,
      Denise Flaibam.
      http://blogsomaisum.blogspot.com.br/

      Excluir
  3. Oiss!

    Eu tenho esse livro e o segundo, comecei ele mês passado mas eu estava muito chata e em uma ressaca literária e acabei pausando o dito cujo! Vou pegar ele novamente claro, acho que em janeiro e tal, porque estava curtindo a história mas não me empolgando e nem avançando logo como é de costume, não estava andando =/

    Adorei sua resenha, já senti os feelings do livro, e vou amar também, com certeza! Dá pra notar a criatividade da autora e a personalidade muito legal dos personagens, acredito também que tudo vai se complicando cada vez mais *-*

    Eu recomendaria este livro mesmo não tendo terminado, porque sei que é ótimo, e também já presenteei amigas com ele e escolhi pro top comentarista então confio mesmo UHAUHSUH

    Beijo!!

    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oláá!
      Você tem o segundo, invejinha braba ç_ç pedi ele de amigo secreto porque desisti de esperar! Como o terceiro lança no começo do ano que vem já estarei preparada - ou não ASUHUHASUHASUHASUHASUH
      Ah sério? D: mas ler livro em ressaca é sempre uma complicação, entendo você. Desisti de várias obras até encontrar uma que me tirasse da ressaca - thank god por Magisterium. Espero que tu consiga ler num outro momento e se apaixonar, PORQUE A HISTÓRIA É MUITO ASJKUGBSAUIOGUOASGBUO
      Obrigada pela visita, flor!

      Beijos,
      Denise Flaibam.
      http://blogsomaisum.blogspot.com.br/

      Excluir
  4. Não conhecia o livro, mas só de saber que o final é mind blowing e que é recheado de twists, já me interessou.
    Adoro quando o autor dá um tapa na cara dos leitores.
    Já quero!

    Beijoooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Teca!
      Menina, o final foi arrasador. Por isso tenho até medo dos próximos UHASUHUHASUHASUHAS se o primeiro já acabou assim!
      Se gosta desse tipo de leitura, Sombra e Ossos é uma ótima pedida pra ti *---*
      Obrigada pela visita!

      Beijos,
      Denise Flaibam.
      http://blogsomaisum.blogspot.com.br/

      Excluir
  5. Oi Denise!!!
    Não conhecia o livro e nem o autor.
    Menina, que capa é essa???!!!
    Entrou para a lista de ''irei ler'' em 2015.

    Beijos, Vic.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vic!
      MENIIIINA CORRE LER AJKSFNAUSBUOABGOBASUAS Leigh é uma das melhores autoras que eu já li na vida! Ô narrativa maravilhosa *---* e que história!
      A capa é incrível né? E a capa do último volume então? Melhores capas do momento.
      Não vai se arrepender da leitura!

      Beijos,
      Denise Flaibam.
      http://blogsomaisum.blogspot.com.br/

      Excluir

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!