Resenha: Agora e Para Sempre, Lara Jean


Agora e Para Sempre, Lara Jean, conclusão da adorável e divertida história de Lara Jean Covey - iniciada em Para todos os garotos que já amei -, não poderia ser mais fofa. Com simplicidade e muita emoção, Jenny Han fecha a trilogia da melhor maneira possível.
Sinopse: Em Para todos os garotos que já amei, as cartas mais secretas de Lara Jean — aquelas em que se declara às suas paixonites platônicas para conseguir superá-las — foram enviadas aos destinatários sem explicação, e em P.S.: Ainda amo você Lara Jean descobriu os altos e baixos de estar em um relacionamento que não é de faz de conta. Na surpreendente e emocionante conclusão da série, o último ano de Lara Jean no colégio não podia estar melhor: ela está apaixonadíssima pelo namorado, Peter; seu pai vai se casar em breve com a vizinha, a sra. Rothschild; e sua irmã mais velha, Margot, vai passar o verão em casa. Mas, por mais que esteja se divertindo muito — organizando o casamento do pai e fazendo planos para os passeios de turma e para o baile de formatura —, Lara Jean não pode ignorar as grandes decisões que precisa tomar, e a principal delas envolve a universidade na qual vai estudar. A menina viu Margot passar pelos mesmos questionamentos, e agora é ela quem precisa decidir se vai deixar sua família — e, quem sabe, o amor de sua vida — para trás. Quando o coração e a razão apontam para direções diferentes, qual deles se deve ouvir?
Lara Jean está prestes a se formar. O ano escolar está acabando e chegou aquele temível momento de receber as respostas das universidades; seu maior desejo é entrar para a UVA, uma das mais concorridas no estado da Virgínia, e seus planos para quando passar lá são perfeitos. Ela e Peter se verão todos os dias, Lara Jean estará no conforto e proximidade de sua casa e família e tudo será como ela esperou. Até que recebe a notícia de que pode mudar completamente todos os seus planos; e para melhor. Mas até que ponto Lara Jean está pronta para aceitar uma mudança tão radical?
É assim que acontece? Você se apaixona e nada mais parece assustador, e a vida é apenas uma grande possibilidade?
O que mais me encantou nessa trilogia, desde o princípio, foi a forma simples e adorável com que a Jenny Han contou a história de sua protagonista. Lara Jean não é nenhuma personagem extraordinária, cheia de aventuras e grandes acontecimentos marcantes, e por isso ela é tão incrível. Ela é real. Toda a sua história é crível, verdadeira, salta das páginas dos livros para nos encantar. Lara Jean é o tipo de garota que você poderia conhecer, que poderia morar na rua da sua casa, estudar na sua escola, ser sua amiga. Ser você. Ela tem sonhos e tem expectativas, tem muitos medos e muitas vontades. Ela é uma menina cheia de vida, radiante com sua imaginação. E, nesses últimos meses que marcam sua saída da vida escolar para a vida adulta, está prestes a confrontar o real significado de mudanças.



Todo o arco da Lara Jean foi muito bem construído. Jenny entrega uma história de crescimento, desenvolve sua personagem e todas as nuances dela de maneira perfeita. A garota assustada e tímida do primeiro livro não é a mesma que aceita tantos riscos nesse último volume, ainda que Lara Jean nunca perca as principais características que se tornaram tão marcantes nela. Sua empatia, as ideias criativas e o jeito com que ela lida com os próprios problemas são dela e sempre estarão com ela.
É o tipo de lembrança de que mais gosto, mais uma sensação do que uma recordação propriamente dita. O eco de uma lembrança, com seus limites pouco nítidos, suave e sem nada muito especial, se misturando em um único momento.
Seu relacionamento com a família é um dos pontos mais queridos e importantes. Agora que o pai está em um relacionamento sério com Trina, sua vizinha, as coisas parecem diferentes em casa, mas é um diferente bom, que vale a pena experimentar. Kitty está animada com a ideia de ter a presença de Trina em suas vidas, mas Margot não se entusiasma com a ideia; é claro o medo da irmã mais velha de perder o que ela conhece, de chegar em casa e não reconhecer o cenário por ter um membro novo na família. Lara Jean está ali para equilibrar as coisas, mesmo que não saiba como fazê-lo.



Em relação a Peter, seu relacionamento continua uma coisa incrível e adorável. Os dois estão vivendo seus melhores dias com a despedida da escola e a ideia de um futuro em conjunto, mas os medos de Lara Jean começam a bater à sua porta conforme o fim do ano escolar se aproxima: será que o relacionamento deles vai mesmo sobreviver à faculdade? Com todas as expectativas caindo sobre os dois, com avisos de que nem mesmo o amor aguenta a distância, os temores da garota são reais e importantes para entender o seu futuro. Ela ama Peter e Peter a ama, mas o quanto isso é suficiente para construir uma vida longe de tudo que eles estavam acostumados?
- Ser vulnerável, deixar pessoas se aproximarem, se magoar... tudo isso é parte de estar apaixonado.
A lindeza desse casal está na sua convivência. Peter e Lara Jean já tiveram muitas aventuras, já terminaram e entenderam que não, eles realmente pertencem um ao outro. E esse volume final existe para mostrar que, apesar dos medos e das experiências, o amor resiste. Ele continua ali, basta você sustentá-lo. Apoio e confiança são dois traços adoráveis do relacionamento, além de detalhes divertidos que são "tão Peter e Lara Jean". Eles sempre serão um dos meus ships favoritos da literatura por entregarem tantos momentos lindos, emocionantes e inesquecíveis com a simplicidade de uma narrativa juvenil. Não é um drama exacerbado nem um romance arrebatador; é um amor jovem que promete estar sempre ali, mesmo diante de circunstâncias assustadoras. Mesmo que o mundo diga que talvez não dê certo para sempre.


Agora, hoje, ele ainda é um garoto e eu o conheço melhor do que ninguém, mas e se não for sempre assim?
Achei o livro muito bem fechadinho em um todo. Os dramas da Margot foram convincentes, seu medo de mudanças muito cabível para tudo que ela vinha vivendo. Kitty continua uma gracinha, mas divide cenas bem emotivas com sua família; ela é uma garotinha destemida conhecendo coisas novas, arriscando-se muito mais do que as duas irmãs mais velhas jamais fizeram. Ela é arisca também, e tem ótimos embates com a Lara Jean e com a Margot por causa disso. Eu leria fácil uma trilogia sobre a adolescência da Kitty - oi Jenny, olha a sugestão!



Peter, por outro lado, equilibra seus momentos com o drama de um pai ausente tentando se reaproximar, e o apoio incondicional que Lara Jean dá para o namorado é um dos motivos pelos quais eu a amo tanto. Peter passa por muitos momentos difíceis sem deixar entrever, com toda aquela postura de garoto de ouro inquebrável que precisa confrontar os problemas da vida sem se abalar. O fato de a Lara Jean notar seus medos e suas hesitações mostra o quanto eles se entendem e se deixam pertencer.



Agora e Para Sempre, Lara Jean é aquele tipo de livro que encerra toda uma história inesquecível e com certeza vai ficar nos nossos corações por muito tempo. Um adeus emocionante e um recomeço que deixa curiosidade. Até logo, querida Lara Jean, e obrigada pelos cookies!

Título original: Always and Forever, Lara Jean
Autora: Jenny Han
Editora: Intrínseca
Gênero: Young Adult / Romance
Nota: 5


Saiba Mais: Skoob | Amazon

Share this:

, , , , ,

COMENTÁRIOS

15 comentários:

  1. Eu ainda não li o primeiro livro e está aqui me esperando na listinha eterna de espera. É um livro que já sei que vou me apaixonar e querer ler todos em sequência rs. <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Clayci, tudo bom?
      Você com certeza vai se apaixonar por essa história, pode ler sem medo. A trilogia toda vale muito a pena!

      Beijos.

      Excluir
  2. Olá, tudo bem? Quero muito ler os livros dessa série, devem ser muito bons. Adorei sua resenha! <3

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Larissa, tudo bom e contigo?
      Esses livros são maravilhosos! Altamente recomendado como leitura pra relaxar <3

      Beijos.

      Excluir
  3. Oi, Denise. Li sua resenha mais que emocionada porque com certeza, Lara Jean e seus amigos deixarão saudades. O que eu amei na autora é justamente essa simplicidade de nos convencer que a Lara poderia ser qualquer um de nós. Amo ver "gente como a gente" nos livros, e meu ship favorito sempre vai ser ela e Peter (que eu também quero pra mim).
    Beijo!
    Leitora Encantada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Miriã!
      Menina, pois é! Já estou com muita saudade da Lara Jean e de todo mundo ao redor dela.
      Vou acompanhar as próximas séries da Jenny Han sem medo porque ai que escrita mais amorzinho. Exatamente isso que você falou, a construção de personagens foi impecável :')
      Também tô procurando um Peter K.! UHAUHASUHASUHASUHASUH
      Obrigada pela visita.

      Beijos.

      Excluir
  4. Oiii,

    Eu ainda não li esse livro, mas acho a história linda, assim como os outros livro escrito pela autora.
    Adorei a sua resenha.
    Beijos :**

    Literatura Por Amor
    Top Comentarista

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Essa trilogia é muito, muito amorzinho. Quando quiser uma leitura relaxante e divertida, é a pedida certa.

      Beijos.

      Excluir
  5. Olá!
    Ahhh não vejo a hora de ler esse livro. Eu adorei cada pedaço desses livros e os personagens são muito queridos ♥
    Parabéns pela resenha, e adorei as fotos!
    Beijos!

    Books & Impressions

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Raissa, tudo bom?
      Esse livro foi um fechamento PERFEITOOO, você vai amar com certeza! É o ponto final que a história da Lara Jean merecia <3
      Obrigada pela visita.

      Beijos.

      Excluir
  6. Olá, Denise.
    Eu li o primeiro livro no começo do ano passado e amei o livro. Me apaixonei pela Lara Jean e pela história. Mas não sei o porque não li o segundo até agora. Acho que é aquele medo do segundo livro não ser tão bom. Mas agora lendo sua resenha, eu preciso ler os dois. Pelo jeito não vou me decepcionar. Eu amei a Kitty no primeiro livro, e também leria uma trilogia sobre ela hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sil!
      Eu fiquei com medo de ler o segundo volume quando saiu, mas foi uma leitura tão boa e incrível e coerente ao primeiro livro que valeu super a pena. Por isso li o terceiro sem medo - quer dizer, até tive medo que ela escorregasse na maldição do "volume final" mas passou longe disso. Foi muito, muito fofo.
      Uma trilogia da Kitty eu compraria na horaaaaaa, meu novo sonho!

      Beijos.

      Excluir
  7. Lara Jean e Peter continuam juntos até o fim da história?

    ResponderExcluir
  8. Eu amei os dois primeiros livros e ainda não li o terceiro , e digo já estou chorando só de ler sua resenha, esses livros me levaram de volta a uma fase da vida em que os sonhos são muitos e a realidade pode ou não ser melhor do que imaginamos!!!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!