5 motivos para ler: A Bússola de Ouro

  • 09:00
  • 27.4.19

  • Eu demorei pra começar a leitura da trilogia Fronteiras do Universo, mas agora que parei não pretendo parar até terminar. A Bússola de Ouro me fisgou de jeito e eu resolvi fazer esse post com cinco motivos pra dar uma chance para a série porque tem muita coisa pra eu surtar a respeito dela.

    A narrativa. Envolvente e fácil de acompanhar, Philip Pullman conta a história como se estivesse conversando com uma figura conhecida e amigável, de modo que te faz querer seguir em frente pra acompanhar a trama. Apesar dos termos e da revolução que é o mundo mágico criado por ele, as coisas se tornam familiares a partir do momento em que você se conecta com a narrativa.

    Magia. Um dos maiores elementos da trilogia, o universo fantástico criado pelo autor é fascinante. É a Terra, mas nem tanto. Ursos usam armadura e comandam um reino de gelo, criaturas mágicas vivem junto aos humanos - suas consciências (e algo mais) ganhando vida e forma - e uma estranha energia ronda os arredores desse mundo.

    Personagens. Se quer me conquistar com uma história, escreva personagens cativantes - e aqui tem de monte. Lyra, em disparada, foi uma das minhas favoritas (já falarei sobre ela, aliás), mas não só a protagonista como os coadjuvantes ganham espaço e importância de acordo com o decorrer da trama, dando voz para diversos pontos de vista que enriquecem a história (Lee e a Sra. Coulter são meus favoritos, bem opostos dentro da história, mas com personalidades ricamente trabalhadas).


    Protagonista. Tem coisa melhor que acompanhar uma personagem principal com quem a gente se importa o tempo todo? Não. E a Lyra é MARAVILHOSA! Cheia de espírito e de presença, a garotinha não mede esforços para proteger quem ama e para obter as respostas que precisa - nem que pra isso precise desbravar terras selvagens e confrontar inimigos extremamente perigosos. Ela é cheia da lábia.

    Fim. O fim é um incentivo pelo simples fato de que é uma reviravolta gigantesca e eu adoro quando isso acontece em histórias assim; você acha que sabe o que está vindo, mas achou errado, otário!

    Vocês conhecem a trilogia? Já leram?

    1. Oi, Nizz!
      Confesso que até metade do segundo livro, a Lyra me estressava horrores, porém depois de um certo baque comecei a gostar dela.
      Eu amo demais essa trilogia. Lembro que quando terminei eu fiquei arrasada de uma forma...
      Beijos
      Balaio de Babados

      ResponderExcluir
    2. Oiii Dê

      Estou com um livro de mistério escrito pelo Pullmann, da série da Sally Lockhart, e pretendo ler em brve porque falam que a escrita dele é muito boa. Se eu gostar quero tentar ler também esta trilogia da Bússola.

      Beijos, Ivy

      www.derepentenoultimolivro.com

      ResponderExcluir
    3. Oi Dê, amei o post porque eu amo a trilogia!! O universo, os protagonistas, tudo, apesar de ter algumas ressalvas do terceiro. Mas foi uma ótima experiencia, acho que merece uma nova adaptação aos cinemas!

      Bjs, Mi

      O que tem na nossa estante

      ResponderExcluir
    4. Amo demais a trilogia, uma das séries literárias que mais gostei de ler!
      Ainda aguardo por uma série de TV jaha

      ResponderExcluir
    5. Olá
      Eu vi o filme, pra depois conhecer o livro. Acho o filme incrível, mas quando li o livro, vários anos atrás, não o achei tudo isso. Tive uma dificuldade imensa pra ler ele, achei a Lyra bem chata. Tenho a trilogia em ebook e tenho vontade de dar mais uma chance, mas sabe lá quando.

      Vidas em Preto e Branco

      ResponderExcluir

    Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!

    Tecnologia do Blogger.