Como nascem os fantasmas é o mais recente título de Verena Cavalcante, lançado pela Editora Suma (que cedeu este exemplar em cortesia). Uma amálgama de sentimentos desconfortáveis permeia a história de uma garota que, obcecada pelas lendas ao redor da avó e do misticismo, tenta se aproximar disso sem pensar nas consequências.
Se curtiu essa leitura, pode gostar de:
Beatriz só quer o amor e a aprovação da avó. Dona Divina a criou desde a morte da mãe da menina, mas não da maneira tradicional. Isso porque Dona Divina é responsável por cuidar de todos os problemas sobrenaturais que rondam a pequena cidade onde vivem.
Quando um fantasma pede a ajuda de Beatriz, ela vê nisso uma oportunidade de impressionar a vida. O problema é que não pensa nas consequências de abrir a porta para o outro lado.
Como nascem os fantasmas foi o meu primeiro contato com a autora, e foi um primeiro contato surpreendente e macabro. O livro é uma reunião de sentimentos desconfortáveis, nostalgia da década de 90 no Brasil, e uma viagem pelo sobrenatural em meio ao grotesco que ele oferece.
Eu gostei demais do desenvolvimento da história. De como não poupou horror, condizendo com o gênero, e de como provocou e colocou a sua personagem principal até o limite do terror. Beatriz é uma garota ferrenha, cheia de personalidade e de certeza, mas, quanto mais adentra o campo do oculto, até então parte das histórias e da vida da avó, pior fica a sua situação.
E tudo isso por teimosia, por uma necessidade desesperada de impressionar e de ter aprovação da figura que ela tem como mãe, porque a mãe de fato nunca foi parte da sua vida. O sobrenatural que é tão vívido na vida de Beatriz é reprimido pela avó, que sempre faz questão de mostrar o quanto é horrendo, o quanto é nocivo; a menina, no entanto, só quer saber de chamar a sua atenção como bem conseguir.
A partir do momento que o sobrenatural entra no caminho da Beatriz, aí a coisa desenrola num caos sanguinolento e de consequências macabras. O final foi a minha parte favorita, mostrando até onde o preço por lidar com o que não se conhece vai - e vai além disso, causando ainda mais horror e mais desconforto e mais "minha nossa senhora!".
A questão nostálgica aparece bastante no decorrer da trama, com muitas referências ao Brasil dos anos 90. Quando Como nascem os fantasmas acaba, deixa um gosto amargo na boca. Mas condizente com tudo o que havia sido contado até então.
A edição da Suma ficou linda demais. Eu sou apaixonada pela capa do livro, achei a diagramação confortável de ler e toda a questão de revisão, preparação, tá tudo ótimo.
Para quem gosta de histórias que reviram o estômago e perturbam a cabeça, Como nascem os fantasmas é um prato cheio para encarar.
Sinopse: Verena Cavalcante, autora de Inventário de predadores domésticos, é um dos nomes mais proeminentes do terror brasileiro. Seu romance de estreia, Como nascem os fantasmas, é uma história envolvente sobre amadurecimento, relações familiares, os horrores de existir como mulher e os ecos da ditadura militar brasileira. Assombrada pela imagem de uma mãe perfeita, Beatriz só quer conquistar o amor e aprovação da avó. Importante líder religiosa na cidade onde moram, no interior de São Paulo, Dona Divina criou a neta sem nunca superar o luto da perda de Ângela, sua única filha, que morreu dando à luz. Apesar de passar boa parte da infância imitando os trejeitos e gostos da mãe, Beatriz entende cedo que não é o que a avó espera -- está muito distante da mulher recatada que Ângela fora um dia. Quando se depara com a manifestação de um fantasma -- uma criança que lhe revela um crime hediondo --, Beatriz vê uma chance de entrar no mundo da avó e superar a sombra da mãe, e começa uma jornada sombria de autodescoberta, desvendando segredos sobre as pessoas e os fantasmas ao seu redor. Tendo como pano de fundo as maravilhas e as bizarrices do Brasil dos anos 1990, Como nascem os fantasmas é uma narrativa imersiva, violenta e arrasadora. Em seu romance de estreia, Verena Cavalcante constrói um universo de personagens assombrados com uma protagonista tão ingênua quanto inconsequente, cujas atitudes mudarão para sempre a vida de todos que a cercam.
Título original: Como nascem os fantasmas
Autoria: Verena Cavalcante
Autoria: Verena Cavalcante
Editora: Suma






Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!