Controle remoto: Feministas - O que elas estavam pensando?

  • 09:00
  • 19 de ago de 2019
  • Controle remoto: Feministas - O que elas estavam pensando?


    Feministas: o que elas estavam pensando? é um documentário de 2018 dirigido por Johanna Demetrakas. Joahanna entrevistou diversas ativistas feministas, como Laurie Anderson, Chicago Judy e Phyllis Chesler, com base em um livro publicado em 1977 chamado "Emergence", da fotógrafa Cynthia MacAdams, que traz diversas fotos de feministas da época.

    Não é segredo pra ninguém que aqui no blog somos todas feministas. Logo que vi a Netflix lançou o documentário, eu quis ver. Nele, encontramos diversas mulheres contando suas histórias na luta feminista a partir de fotos dos anos 70. Tive tantos sentimentos vendo esse filme que é até difícil descrever.

    Nos anos 70, uma artista tirou fotos de várias ativistas e agora, depois de anos, as fotos foram levadas a todas essas mulheres para que as mesmas contassem o que estava passando em suas mentes naquela época.

    Minha vontade é colocar 300 citações aqui, só queria ficar aplaudindo o que elas diziam, mas vou deixar pra vocês escolherem as suas favoritas ao verem o documentário. Essas mulheres fazem parte de uma luta que já avançou bastante, mas ainda tem um longo caminho pela frente e só tenho a admirar tudo que elas já fizeram. 


    Controle remoto: Feministas - O que elas estavam pensando?

    Além das mulheres retratadas nas fotos, também foram entrevistadas outras ativistas, mais novas na luta, porém não menos importantes.

    Confesso que fiquei bem impactada com o documentário e me faltam palavras pra descrever tudo o que senti vendo ele. Orgulho, sim, dessas mulheres maravilhosas e ao mesmo tempo tristeza, pois apesar de todos esses anos, ainda temos um longo caminho. 

    Uma parte que me identifiquei muito foi ao escutar várias delas falarem que quando dizem aos homens que são feministas, são vistas como monstros. Já vi essa cena se repetindo tantas vezes na minha frente que perdi a conta. Muitas pessoas distorcem o que é o feminismo e nós ficamos parecendo loucas, selvagens que querem exterminar os homens da face da Terra. 

    Controle remoto: Feministas - O que elas estavam pensando?

    Outra parte que choca é o trecho da marcha das mulheres nos EUA e algumas entrevistadas dizendo que vão há gerações na marcha, levando filhas e netas. Devemos tanto à elas e espero muito que daqui alguns anos eu olhe para trás e veja que conseguimos avançar mais um pouco. 

    Acho válido assistir o documentário para quem conhece um pouco sobre o movimento, como eu, para quem já está totalmente por dentro e, também, para aqueles que ainda não o conhecem tão bem. Se o pouco que contei aqui não te convenceu, deixo o trailer para curiosidade de vocês.


    Controle remoto: Feministas - O que elas estavam pensando?

    1. esse filme é maravilhoso, todas as mulheres e tds as pessoas deveriam ver para entender melhor de onde vem a luta feminista

      www.tofucolorido.com.br
      www.facebook.com/blogtofucolorido

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Oii!
        Esse filme merece ser exaltado demais! Saio recomendando pra todo mundo que tem interesse no assunto. É muito bom conhecer mais sobre a luta e é muito bom que cada vez mais pessoas saibam o que relamente é e não vivam com o preconceito criado por um estereótipo.
        Beijos

        Excluir
    2. Oi, Raquel
      Que documentário perfeito, principalmente nessa questão política que estamos vivendo agora. Com tudo isso é reconfortante vermos histórias de mulheres empoderadas que acreditam no potencial que todas nós mulheres podemos alcançar. Eu com certeza quero assistir.
      Beijo!
      https://www.capitulotreze.com.br/

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Oii!
        Sim, cabe muito bem ao momento, né? É um assunto antigo e ao mesmo tempo extremamente atual. Temos muito potencial pra fazer desse mundo um lugar melhor, aos pouquinhos vamos chegar lá
        Beijos

        Excluir
    3. Olá, Raquel.
      Eu não sabia sobre esse documentário. Já quero assistir. Eu sou feminista e as pessoas me olham estranho quando digo isso como se eu estivesse falando que matei alguém por exemplo. Infelizmente ainda tem muita gente que nem sabe o que isso significa.

      Prefácio

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Oii
        Ele apareceu como recomendação pra mim e já coloquei na lista! Não podia perder. Eu entendo as pessoas que tem esse olhar quando falamos que somos feminista pela falta de conhecimento no tema, então quando vejo já solto um "não me olha com essa cara, você sabe que ser feminista é..." aí já é uma pessoa a menos sabendo que a luta não é o que ela pensava antes. E uma a mais que Evita falar asneira por aí
        Beijos

        Excluir
    4. Oii Raquel

      Quero muito assistir esse documentário, é importante a gente conhecer e entender direitinho o que é o verdadeiro feminismo, pois como vc disse, se distorce demais o tema e muitos tornam a imagem da mulher feminista como algo a ser recriminado, e não exaltado, mas novamente por culpa dos exageros. Amei a foto postada com a Jane Fonda maravilhosa no centro, essa mulher é um simbolo da luta e representa muito.

      Beijos, Ivy

      www.derepentenoultimolivro.com

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Oii!
        Sim, me mata ver essa distorção que é feita. Já ouvi muitas vezes mulheres por aí se intitulando como "não feministas" sendo que são sim totalmente feministas por medo desse julgamento e desse olhar preconceituoso que sofremos.
        Beijos

        Excluir
    5. Oi Raquel, eu amei a dica, já vou colocar na minha lista da Netflix! E ainda tem a minha amanda Lily Tomlin Com certeza verei!

      Bjs, Mi

      O que tem na nossa estante


      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Oii!
        Ele é recheado de mulheres maravilhosas, algumas eu já conhecia e já tinha visto por aí, mas a admiração cresceu ainda mais
        Beijos

        Excluir
    6. Eu vou correr para netflix agora mesmo para adicionar esse filme à minha lista!

      Obrigado pela dica! Be strong!!!!

      www.viniciustorres.com.br

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Oii!
        Ele é ótimo, assista sim. Muito bom saber mais sobre a luta e quebrar alguns tabus que, infelizmente, envolve o feminism
        Beijos

        Excluir
    7. Olá
      Esse documentário está na minha lista. Estou enrolando porque quero ver ele com calma, dar a ele toda a atenção que ele merece e ando dispersa nos últimos tempos.

      Vidas em Preto e Branco

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Oii!
        Eu demorei bastante pra começar ele também, confesso. Mas ele realmente merece toda atenção, te entendo totalmente.
        Beijos

        Excluir

    Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!

    Tecnologia do Blogger.