Resenha: Sol e Tormenta - Leigh Bardugo - Queria Estar Lendo

Resenha: Sol e Tormenta - Leigh Bardugo

Publicado em 1 de jan. de 2021

Resenha: Sol e Tormenta - Leigh Bardugo

Sol e Tormenta é o segundo volume da Trilogia Grisha, da autora Leigh Bardugo - que definitivamente não cai na maldição de sequências, entregando um livro poderoso e arrebatador, tanto quanto seu primeiro título.

Leia mais histórias da Leigh Bardugo:

Esta resenha pode conter alguns spoilers de Sombra e Ossos.

Depois do fim do primeiro livro, Alina está se escondendo em terras desconhecidas, contando com a companhia e proteção de Maly. Eles estão sendo caçados pelo Darkling e não demora muito para que toda aquela fuga acabe falhando terrivelmente.
 
A bordo de um navio liderado por um corsário bastante imprevisível, Alina descobre que o Darkling tem planos grandiosos e ainda mais perigosos para conquistar Ravka e tirar o rei de seu trono. Com alguns contratempos, Alina acaba se livrando da prisão do Darkling e voltando para sua terra natal determinada a derrotar seu inimigo. Os problemas de assumir o comando de uma guerra, no entanto, se mostrarão maiores do que Alina poderia imaginar.
 
A Alina do primeiro livro se distanciou muito da Alina desse segundo volume, tanto pela evolução da sua força e determinação quanto pelas dúvidas e pelas hesitações que acompanham o crescimento do seu poder.

Em partes, ela se mostra um pouco mais pamonha do que eu esperava; algumas das suas atitudes são revoltantes, porque as respostas estão bem à sua frente e ela simplesmente não para e pensa. Mas seus dramas, especialmente os que envolvem sua "santidade", são excelentes.

Ela precisa ficar mais forte para derrotar o Darkling, e quer isso. Mas, ao mesmo tempo, tem medo do que pode se tornar se o poder crescer mais do que ela. Todas essas escolhas têm consequências e a principal delas é a solidão que começa a inflar ao seu redor. Ninguém parece estar próximo o suficiente da Conjuradora. 
 
Resenha: Sol e Tormenta - Leigh Bardugo

A melancolia e o desespero da personagem foram muito bem construídos pela autora. Ela é uma garota assustada com o próprio poder, mas ansiosa por usá-lo e tê-lo porque ele a completa. Uma órfã solitária buscando conciliar suas escolhas ao cenário caótico em que se encontra. Uma menina apaixonada tentando se segurar ao amor que sente pelo rastreador, mas vendo esse sentimento escorregar porque nenhum dos dois é o mesmo de antes.

"Você sabe qual o problema com heróis e santos? Eles sempre acabam mortos."

Coadjuvantes excelentes ganham destaque nesse volume, e o maior deles é e sempre será: Nikolai Lantsov.

Ele chega, e de repente é o dono do pedaço. Me apaixonei desde o primeiro momento em que o Nikolai apareceu e suspeitei que tanto amor não devia ser a toa; não estava errada. Nikolai é amor é vida é a pessoa mais egocêntrica e querida que eu já li em muito tempo!
 
O humor dele é maravilhoso e o fato de ser um príncipe buscando o bem do seu reino acima de tudo me conquistou por completo. Ele tem seus momentos de fraqueza, e a Leigh descreve isso muito bem pelos olhos da Alina. Como num momento ele é o cara sarcástico e no outro ele é só o segundo filho do rei tentando conseguir algo impossível, que é o melhor para o seu país.

Não só Nikolai, mas os gêmeos Tolya e Tamar chegam de repente e ganham um destaque grandioso. Grishas talentosos, guerreiros fenomenais, eles representam muito da força de uma fé que não é fanática e nem doentia, como muito do que a Alina confronta em sua jornada. O Maly... Choraminga algumas vezes, é coerente e engraçado em outras. No começo do livro, ele é ótimo, compreensivo e presente; mas toma algumas atitudes mesquinhas lá pro fim que me fizeram pensar "mas tinha que ser um adolescente, né?".

"Sua majestade." 
"Nikolai", ele corrigiu. "Mas também respondo se me chamarem de 'querido' ou 'lindão'.
 
Quanto ao Darkling, os conflitos foram legais. Mas ele é um egocêntrico choramingão que joga a culpa das suas próprias decisões em tudo, menos nele mesmo. Depois do final de Sombra e Ossos, ele se tornou um vilão - mas seus discursos não me inflamaram, e seus dramas não me conquistaram. E todas as suas atitudes extremamente abusivas pra cima da Alina só me deixaram com raiva; não adianta falar que vocês são iguais e não há mais ninguém como os dois no mundo se você só quer usá-la pelo poder, meu chapa. 

Isso sem mencionar aquilo que acontece lá no final, com uma determinada personagem. A coisa mais monstruosa de todas.

Resenha: Sol e Tormenta - Leigh Bardugo
 
Sol e Tormenta explora mais da questão com os Santos de Ravka, os amplificadores de Morozova e todo o preço a ser pago por ter tanto poder. A mitologia que a Leigh Bardugo construiu aqui é fascinante ao extremo. A ciência e a magia se misturam no universo Grisha, e, com a iminência de um grande conflito, com o Darkling de um lado, e o que restou do país do outro, todas as forças serão necessárias para parar a escuridão.

Você lê e lê e quer saber mais, quer afundar completamente no universo; as interações da Alina com o povo e a forma com que a santificação se torna uma martirização são assustadoras.

A sequência final de Sol e Tormenta é de tirar o fôlego. Mostrou toda a crescente que foi prometida e ainda terminou com um gancho tenebroso e sem esperança, que é para motivar uma revolução no próximo volume.
 
Se ainda não começou a Trilogia Grisha, você deveria fazer isso agora!

Sinopse: Alina Starkov nunca esperou muito da vida. Órfã de guerra, ela tem uma única certeza: o apoio de seu melhor amigo, Maly, e sua inconveniente paixão por ele. Cartógrafa de seu regimento militar, em uma das expedições que precisa fazer à Dobra das Sombras – uma faixa anômala de escuridão repleta dos temíveis predadores volcras –, Alina vê Maly ser atacado pelos monstros e ficar brutalmente ferido. Seu instinto a leva a protegê-lo, quando inesperadamente ela vê revelado um poder latente que nunca suspeitou ter. A partir disso, é arrancada de seu mundo conhecido e levada da corte real para ser treinada como um dos Grishas, a elite mágica liderada pelo misterioso Darkling. Com o extraordinário poder de Alina em seu arsenal, ele acredita que poderá finalmente destruir a Dobra das Sombras. Agora, ela terá de dominar e aprimorar seu dom especial e de algum modo adaptar-se à sua nova vida sem Maly. Mas nesse extravagante mundo nada é o que parece. As sombrias ameaças ao reino crescem cada vez mais, assim como a atração de Alina pelo Darkling, e ela acabará descobrindo um segredo que poderá dividir seu coração – e seu mundo – em dois. E isso pode determinar sua ruína ou seu triunfo.
 
Título original: Siege and Storm
Autora: Leigh Bardugo
Editora: Gutenberg
Tradução: Eric Novello
Gênero: Fantasia | YA
Nota: 5+


8 comentários:

  1. Que capa mais liiinda! Nossa, só isso já da uma vontade gigante de abrir o livro e mergulhar nele né haha ainda não li o primeiro volume dessa série, mas pela leve quantidade de surtos acho que esse livro neem é bom hahahaha e isso que o 2° não costuma ser melhor que o 1°, então é sinal de que a autora escreveu uma obra ótima mesmo! :D

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem post novo sobre séries no blog, vem conferir!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol!
      A capa é maravilhosa né? As artes da trilogia estão no meu pódio de 'capas favoritas' pra sempre! ASUHASUHUHASUHASUHASUHAS uma capa maravilhosa sempre ajuda, realmente.
      E ai você descobre que o conteúdo do livro é tão bom quanto e <3
      Menina, pois é! O primeiro é excelente, o segundo é ótimo e o terceiro é ARRASADOR. Leigh tá de parabéns *----*
      Obrigada pela visita!

      Beijos,
      Denise Flaibam.
      http://blogsomaisum.blogspot.com.br/

      Excluir
  2. Gente, a capa é maravilhosa!
    E esse ship aí parece sensacional!

    Tentarei comprar, porém estou com uma ressaca literária e NÃO CONSIGO LER NADA!!!!*chora*

    Amei a resenha, Dê <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O SHIP É MINHA VIDA ASJKFASUOBGAUOBGSUOGA I CAN'T EVEN
      A ressaca não passou ainda? DDDDD: é difícil quando essa nuvem sombria está sobre nós, mas tomara que ela se vá logo ç_ç
      Obrigada pelo comentário, flor!

      Beijos,
      Denise Flaibam.
      http://blogsomaisum.blogspot.com.br/

      Excluir
  3. Nossa, mas uma série que fiquei com vontade de ler por causa da sua resenha. Achei as capas dos livros muito lindas e parece que vou gostar da história. E quando o segundo livro é bom assim como você diz significa que vale a pena mesmo, pois os livros do meio costumam ser chatinhos... Anotada a Trilogia para compra.
    Abraços,
    Gisela
    @lerparadivertir
    Ler para Divertir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhhh que bom que a resenha te deixou curiosa! *O* essa trilogia é mara mara mara MESMO, indico loucamente.
      Pois é, livro do meio usualmente é zzzZZ mas Sol e Tormenta está beem longe disso. Só não supera o terceiro porque aquele final foi destruidor, positivamente falando, claro.
      Obrigada pela visita!

      Beijos,
      Denise Flaibam.
      http://blogsomaisum.blogspot.com.br/

      Excluir
  4. Oi Denise!

    Primeiramente gostei muitooooo da resenha, tentei dar uns migués nos spoilers e não estragou minha futura leitura não, muito bom!

    Preciso continuar o primeiro livro urgentemente, SOCORRO, porque o segundo pareceu arrematador. Novos personagens, a evolução dos já presentes no primeiro livro. Uma pena que o darkling ficou chato, eu acho ele TÃO MAIS TÃO SECQUISSYH :X

    Agora é esperar pra ler, devorar o primeiro e pegar o segundo (que ja tenho!)
    Pra finalizar, as capas são perfeitas né??

    Beijooooooo super curti a resenha!

    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila!
      Controlei os spoilers o máximo que consegui, bom saber que não escapou nenhum!
      ASJKUIBGAUOGBAUOGASUOA MENINA VOCÊ PRECISA. O segundo livro pega tudo do primeiro que estava maravilhoso e deixa melhor ainda. E a nova trama, os novos personagens, NIKOLAJ ASKJFABUIGBAUOABUOASGBUOSGBAUASGB
      Pois é, o Darkling... Eu não simpatizava muito com ele no primeiro, mas nesse, argh G_G morre, diabo.
      As capas são um show a parte, eu baaabo demais nelas o_o
      Obrigada pela visita!

      Beijos,
      Denise Flaibam.
      http://blogsomaisum.blogspot.com.br/

      Excluir

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo