Resenha: A Rainha Vermelha - Victoria Aveyard - Queria Estar Lendo

Resenha: A Rainha Vermelha - Victoria Aveyard

Publicado em 1 de set. de 2015

Resenha: A Rainha Vermelha - Victoria Aveyard

Desde o anúncio deste livro, faz uns bons meses, eu e Eduarda estávamos animadas. Porque A Rainha Vermelha estava sendo vendida, antes mesmo da publicação americana, como um dos melhores romances. E a autora, Victoria Aveyard, vendeu os direitos de adaptação cinematográfica por MILHÕES. Então todo aquele bafafá de livro novo bom que entusiasma. Só que não foi bem assim, amigos.

A Rainha Vermelha é uma distopia; temos os vermelhos, que são o povo oprimido, possuidores do sangue plebeu e que vivem para servir os prateados. Os prateados são a elite, os especiais, eles têm poderes e eles mandam no mundo e naqueles debaixo do seu reinado. Mare é uma vermelha em uma família de vermelhos, só que ela é diferente. Ela tem poderes. 

Quando a coroa descobre isso, eles a "adotam" e a sentenciam a participar daquela farsa para garantir sua sobrevivência e a sobrevivência da família; enquanto Mare se fingir de prateada, mesmo com o sangue vermelho pulsando em seu corpo, ela fica viva.

Um passo em falso e é adeus. Em meio à corte, Mare vai se unir a uma rebelião, vai dividir seu coração entre dois príncipes, e vai ver o alcance de seus poderes inéditos criar uma alternativa para toda aquela vida de servidão. Mare vai se erguer, vermelha como a aurora.

A única coisa que nos diferencia - ao menos por fora - é que os prateados andam eretos. Já nossas costas são curvadas pelo trabalho, pela esperança frustrada e pela inevitável desilusão com nosso fardo na vida.

Resenha: A Rainha Vermelha - Victoria Aveyard

Este livro é muito sobre o que já vimos e lemos em várias distopias, e muito sobre frases marcantes. É um livro bom, a leitura flui bem rápido, você não quer parar de ler até chegar ao fim, mas é só isso. Não tem absolutamente nada de espetacular ou muito inédito. Não tem nada que me prometeram com toda a propaganda em cima, com toda a euforia que me fizeram criar com a história.

É A Seleção quando descobrimos que há um "concurso" para o príncipe herdeiro escolher sua noiva entre as prateadas, e quando Mare vai parar dentro da corte; é Jogos Vorazes pela opressão e pelas arenas, onde os vermelhos assistem ao poder dos prateados e devem temê-los por isso, pela mocinha oprimida que tem um melhor amigo mais oprimido que ela.

É Divergente pela Guarda Escarlate, o levante rebelde, esgueirando-se mesmo dentro da sociedade prateada; é Estilhaça-me e X-Men porque os prateados têm poderes e oprimem seus súditos pela normalidade e fraqueza deles. É toda e qualquer distopia que já vimos até agora, mesmo as mais antigas e clássicas, bem escrita, bem trabalhada, mas mais do mesmo e absolutamente comercial.

A Mare é uma boa protagonista; ela tem presença, tem um desenvolvimento bacana, seus poderes são muito maneiros e a evolução de garota ladra até a vermelha e prateada na corte real foi bem trabalhada. 

A interação dela com os outros personagens me foi um pouco rasa, especialmente com a família; não senti toda a emoção que ela deveria passar, talvez pelos momentos entre eles terem sido tão rápidos. A Mare é muito de criar diálogos internos e questionamentos e isso acaba deixando pouco pra narrativa trabalhar entre as interações. Ela e a corte real, no entanto, foi demais.

Resenha: A Rainha Vermelha - Victoria Aveyard

O contraste entre a vida vermelha e a prateada é quase palpável nas páginas; o medo do poder e a submissão à ele, o que isso fez com os vermelhos e com a vida miserável, mas o levante rebelde que pode trazer fim a esse regime tirano. É o que todos esperamos quando lemos uma distopia, e em A Rainha Vermelha, foi uma questão muito bem trabalhada e questionada. 
 
O Cal é tipo o Maxon. Eu gostei de como a autora não reduziu a realeza dele e a fidelidade dele ao governo do pai, mesmo quando o Cal sabe que há muita coisa errada em toda aquela opressão. Ele quer mudanças, mas dá pra notar que ele tem medo delas; e isso acontece durante os melhores momentos da história. É uma verossimilhança bem forte pro personagem, eu amei isso!

Diferente do babacão de A Seleção, o Cal é fiel ao que ele cresceu vendo, e, apesar de querer mudar, não vai tentar fazer isso de uma hora pra outra, como a Mare ou os rebeldes querem - e o Maxon é tão bocó que mesmo querendo não fez nada, vide A Herdeira.
 
Agora, o meu favorito: Maven. O irmão mais novo. A sombra da chama do príncipe herdeiro. O designado noivo de Mare pelo rei e pela rainha - sua mãe, a Charlize Theron (só consegui pensar nela com a descrição) - é tímido, contido e misterioso. Ele é o esquecido, solitário e muito coitadinho. Durante todo o livro; eu repito, todo o livro, eu queria abraçá-lo e prometer que tudo ficaria bem. Há um contraste forte entre a personalidade dele e a do irmão, e eu queria muito ter visto mais do relacionamento dos dois.

Espero que o livro dois traga isso! Maven é um idealista, e ele topa ajudar a Mare nas infiltrações rebeldes dentro da realeza, o que vai acabar por trazer consequências fortíssimas ao governo.

O bom do livro, diferente de outros do gênero, foi que o romance e o triângulo amoroso foram bem rasos. Eu agradeci mentalmente por isso, porque até meu ship - Maven e Mare, claro - teve seus momentos curtos e rápidos, e foi o suficiente para eu amá-los fortemente.

Não quero mais do que isso nos próximos volumes, porque a autora acerta quando mantém o tom do romance rápido; é uma guerra, é um mundo de opressão, não tem porque focar em "oh, eu te amo" quando o foco tem que ser na reconquista de um lugar dominado pela tirania.

Eu costumava imaginar os prateados como deuses intocáveis que nunca se sentiam ameaçados ou amedrontados. Agora sei que é o contrário. Passaram tanto tempo no topo, protegidos e isolados, que se esqueceram de que podem cair. Sua força se converteu em fraqueza.

O trabalho da editora Seguinte, como sempre, está impecável. A capa metálica é maravilhosa e dá vontade de lamber o livro de tão linda que é a diagramação.

Enfim, foi uma leitura prazerosa, rápida e agradável. Não é o tipo de livro que me deixou arfando e rolando pelo chão, definitivamente. A narrativa é bem desenvolvida, os personagens são bem construídos, a ação e as surpresas na trama constroem uma história admirável. Mas eu descobri tudo que ia acontecer no final logo no começo; sério, é muito óbvio.

Resenha: A Rainha Vermelha - Victoria Aveyard

Não foi todo o estardalhaço que fizeram em cima dele não, nem pensar. Eu acabei de sair da leitura de Herdeira do Fogo, aquilo sim foi de tirar o fôlego!
 
Fãs de distopia podem procurar A Rainha Vermelha para uma leitura familiar e bem legal. Mas não façam igual eu e apostem todas as suas fichas em cima dela; vão perder um pouquinho com isso.

Sinopse: O mundo de Mare Barrow é dividido pelo sangue: vermelho ou prateado. Mare e sua família são vermelhos: plebeus, humildes, destinados a servir uma elite prateada cujos poderes sobrenaturais os tornam quase deuses. Mare rouba o que pode para ajudar sua família a sobreviver e não tem esperanças de escapar do vilarejo miserável onde mora. Entretanto, numa reviravolta do destino, ela consegue um emprego no palácio real, onde, em frente ao rei e a toda a nobreza, descobre que tem um poder misterioso… Mas como isso seria possível, se seu sangue é vermelho? Em meio às intrigas dos nobres prateados, as ações da garota vão desencadear uma dança violenta e fatal, que colocará príncipe contra príncipe - e Mare contra seu próprio coração.

Título original: Red Queen
Autora: Victoria Aveyard
Editora: Seguinte
Tradução: Cristian Clemente
Gênero: Fantasia, Distopia
Nota: 3
SKOOB

Se você gostou do universo fantasioso de A Rainha Vermelha, pode curtir a leitura de O Príncipe Cruel, da autora Holly Black.

13 comentários:

  1. Eu super gostei de A Rainha Vermelha, mas concordo que o livro é uma mistura de todas as distopias que já lemos, é um livro comercial, mas tem suas peculiaridades que acabam cativando, um ponto a favor é o estilo leve e fluído da escritora, torna a leitura rápida e agradável.

    É para ler em grandes expectativas...

    xoxo
    Mila F
    @camila_marcia
    www.delivroemlivro.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila!

      Então, ler sem grandes expectativas não existe com um livro que tem um baita trabalho de marketing + tanto bafafá em cima UHASUHAHUSAHUUHA

      Esse foi o problema de Red Queen. Se eu não tivesse lido TANTO a respeito de como ele era fantástico e incrível e inovador e etc, eu teria gostado mais. Mas me prometeram uma coisa e cumpriram nada dela, então... :/

      A leitura é boa, e só. Diverte, dá uma angústia, mas não é o livro que eu releria porque me apaixonei por cada detalhe - como eu achei que seria.

      Obrigada pela visita!

      Beijos,
      Denise Flaibam.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Ainda lerei esse livro!!! (Mesmo não querendo muito.... tá lá para o final da minhas lista de leituras)

    Ótima resenha.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ASHUUHASUHASUHASUHASUHASHUAS isso, foca em livros bons tipo Trono de Vidro, deixa esse pra depois, beeem depois :P

      Obrigada pela visita, sua linda!

      Beijos,
      Denise Flaibam.

      Excluir
  4. Oie!
    Ainda estou lendo o livro e já concordo com você. To achando o relacionamento dela com os outros personagens bem raso, mas como você disse a Mare é de pensar muito então talvez isso a atrapalhe. Também sou team Mave hahahaha e estou sofrendo antecipadamente porque sinto vibes dele ser o secundário, não sei. Vejo sofrimento a nossa frente. Agora deixa eu voltar pro livro.

    Bjs :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Patrícia!

      Pois é, narração em primeira pessoa é ótima, quando a narradora sabe entender os personagens secundários. A Mare é muito pensativa, a cabeça dela não cala a boca HUASHUASHASHASUHSAHUSUAH daí os coadjuvantes ficam meio apagados ç_ç

      O MAVE <3 ele é precioso demais para o mundo, viu? Um lindo. Ame forte ele, e segura o coração porque sim, tem sofrimento pela frente.

      Quando terminar de ler, comenta o que achar!

      Beijos,
      Denise Flaibam.

      Excluir
  5. Eu gostei desse livro porque achei a capa muito bonita rs, e ele tá super comentado no momento. Gostei muito da resenha!

    Se puderem passar no meu blog, agradeço <3


    http://sweetlikecaramel.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi flor! HUASHUASUHASHUAHUASUH amar o livro pela capa, quem nunca né? Faço isso o tempo todo.

      A arte é maravilhosa mesmo, pena que o conteúdo não foi tão surpreendente quanto parecia ser :/

      Apareceremos lá no seu blog sim!

      Beijos,
      Denise Flaibam.

      Excluir
  6. Oi Denise, tudo bem?

    Acho que o bafafá deste livro contagiou toooodo mundo, porque bombou nas redes sociais, em blogs e na euforia, muita gente leu. A Iza lá do blog adorou a leitura e tal. Mas lendo sua resenha, sei que pra mim terá o mesmo efeito que teve pra ti: leitura normal e mediana.
    Nós que lemos tantos livros épicos ou distópicos de qualidade, nos acostumamos a esperar muito deles, ainda mais com o marketing bombando em cima e tudo. Então é fácil nos decepcionarmos né?

    De certa forma o livro é legal, não parece ruim, mas tem muitas características de outros livros do gênero mesmo, o que o torna "mais do mesmo" definitivamente. Se lerei um dia? Talvez, pegando emprestado.

    O ponto mais forte dele é a edição, porque a capa é linda!

    Beijo, gostei bastante da resenha e da sinceridade!

    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila, tudo bom e contigo?

      Exato, flor, tu comentou exatamente o que eu sinto. Ultimamente paro e penso que estou ficando chata para as leituras, mas a verdade é que eu estou mais crítica. Sei que se pegasse vááários livros que eu amava no passado pra reler hoje sentiria algo totalmente diferente.

      Red Queen foi muito bem vendida e distribuída e teve um marketing fodástico, mas não cumpriu pra mim tudo o que tinha prometido. Eu comecei a ler no maior AGORA VAI e acabei UÉ.

      O livro é realmente mais do mesmo, o que é uma pena. Talvez a autora inove no próximo, pelo menos espero que faça isso, dado aquele final "bombástico". Vale a pena ler? Vale. Vale o estardalhaço todo? Nunca.

      A capa é maravilhosa, SIM! A diagramação também derruba forninhos!

      Muito obrigada pela visita, sua linda!

      Beijos,
      Denise Flaibam.

      Excluir
  7. Ajuda aqui, a Mare beija alguém? E se beija Cal ou Maven? Ou os dois?

    ResponderExcluir
  8. Ajuda aqui, a Mare beija alguém? E se beija Cal ou Maven? Ou os dois?

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo