#EspalheFantasia - Queria Estar Lendo

#EspalheFantasia

Publicado em 11 de jun. de 2016


Oi gente! Hoje temos um post de indicação, e indicação de coisa muito boa! O pessoal do grupo do Skoob, lá no Facebook, surgiu com essa proposta de indicar 5 livros de fantasia publicados no Brasil (pode ser livro estrangeiro ou nacional, contanto que seja do gênero fantástico) na campanha #EspalheFantasia. e claro que a gente veio trazer coisa boa!

Fantasia é um gênero imenso. Tem diversas vertentes, centenas de milhares de histórias inesquecíveis. É um texto que se renova a cada trama, que conta sobre a realidade através de novos mundos. A intenção desse post é resgatar nomes não tão conhecidos, mas tão bons quanto os que são sempre citados por aí. Eu amo Tolkien, mas não tem porque indicar ele em um post que tem o intuito de espalhar fantasia, NÉ GENTE? Nomes grandiosos da literatura meio que já estão intrincados com suas obras. Você fala "me indica aí um livro de fantasia" e nomes como Patrick Rothfuss, Tolkien, GRRM, e companhia limitada pipocam na tela. Segura um pouco essa galera, a gente já sabe o que eles escreveram. Até quem não conhece eles, conhece eles.



Vamos conhecer autores e autoras novos e bons também? Foi difícil escolher apenas 5 títulos entre os tantos que merecem ser mais reconhecidos, mas escolhemos as obras que mais nos causaram rebuliços para estar aqui.




Graceling (Kristin Cashore)

Um mundo mágico, com criaturas temidas que possuem habilidades sobrenaturais e são ou temidas ou educadas para controlar esses poderes. O chamado Graceling é um humano que nasceu com uma característica física diferente, chamativa, e um dom. A tormenta vem com eles.

Por que você deve conhecer?
A narrativa é espetacular, o mundo criado pela autora é fascinante, e os três livros são protagonizados por personagens femininas incríveis. O desenvolvimento da trama é de acordo com as aventuras interceptadas por cada uma delas; no primeiro volume, seguimos Katsa e a quebra da lealdade em busca por sua liberdade. No segundo, temos a lady Fogo, em outra parte do continente, enfrentando uma guerra política e interna. E, no terceiro, temos Bitterblue, uma rainha confrontando uma crise. Personagens femininas poderosas, um bom mundo mágico construído e elementos fantásticos novos e inesperados.

Trilogia Grisha (Leigh Bardugo)

O mundo de Ravka é habitado por humanos e por sobre-humanos, chamados Grishas. Eles são uma elite intocável, e marcham para as frentes de batalha contra um mal sombrio que se ergue no Não Mar. Quando uma conjuradora perdida é descoberta, uma controladora das luzes solares, a chance de extinguir esse mal parece a mais real que eles já tiveram.

Por que você deve conhecer?
PORQUE É MARAVILHOSO E VOCÊ DEVERIA SE ENVERGONHAR SE AINDA NÃO LEU ISSO! O universo construído pela Leigh é baseado na Rússia e em lendas antigas, tão crível quanto qualquer outro mundo fantástico. Os grishas são fascinantes, suas casas e poderes mais ainda. A jornada de empoderamento da Alina foi um dos mais bem desenvolvidos que já li até agora; de garota comum para grisha para Santa.
Feita de Fumaça e Osso (Laini Taylor):

Existe o mundo humano e existe o mundo mágico. Camadas de tecido da realidade os separam; no céu, estão os serafins, guerreiros alados milenares, treinados para um só propósito: exterminar o mal. Na terra, estão as quimeras, monstros pouco compreendidos por sua natureza selvagem, mas não maléfica. A guerra entre essas raças existe há milhares de anos, e está para encontrar o seu fim no nosso mundo.


Por que você deve conhecer?
Eu acho um SACRILÉGIO essa trilogia ser tão pouco conhecida e cultuada. O que a Laini faz com as palavras é difícil de explicar; é uma poesia, uma lenda, é inesquecível e extremamente necessário na sua vida. Karou é uma das melhores protagonistas que já li, sua luta pela família e pelo que ela acredita ser certo tornam o livro de uma riqueza sem fim. O romance é intrínseco, importante, e dita a guerra. Laini Taylor é uma das melhores escritoras que já existiu, e sua vida está vazia sem essa trilogia.


A Corrida do Escorpião (Maggie Stiefvater)

Estamos no nosso mundo, em uma ilha perdida na Escócia. Todo ano, em novembro, uma corrida acontece na pequena Thisby, uma cidadezinha à beira-mar. Uma corrida mortal. A Corrida do Escorpião. Cavalos-monstro vêm à terra em busca de presas, e os humanos se arriscam a dominá-los para conquistar o prêmio ao fim dessa competição.

Por que você deve conhecer?

Porque Maggie Stiefvater, é esse o porquê. Assim como Laini Taylor desenvolveu uma narrativa que transforma a sua vida, Maggie cria uma história que arrebata a sua alma. A saga dos Corvos é a mais conhecida dela, por isso trouxe A Corrida do Escorpião até aqui. A lenda dos capaill uisce é real e ela criou toda uma história fantástica em cima da medonha realidade onde eles existem. Monstros estão em terra para uma corrida, e dois jovens corajosos vão tentá-la.
Onde adquirir


Os Mistérios de Warthia (Denise Flaibam)

Tivemos diversos tipos de realidades mágicas até agora, e Warthia é uma das mais fascinantes que já conheci. Um mundo fantástico ameaçado por uma necromante maligna que encontrará sua salvadora perdida em uma vila sombria, esquecida pela magia. Uma garota marcada na pele pelos deuses, a única capaz de controlar as forças da natureza para expurgar Warthia de todo o mal.

Por que você deve conhecer?

Literatura nacional de qualidade, com uma trama nostálgica para os amantes da fantasia épica. Warthia é um continente rico em história e em criatividade, com criaturas clássicas e novos seres. Os elementos mais adorados em tramas desse tipo estão nessa quadrilogia, assim como o desenvolvimento de intrincados mistérios. A protagonista é de toda uma força e determinação, teimosa até o último fio de cabelo, e tem um dos melhores desenvolvimentos que personagens femininas em ficções do tipo estão tendo. Ela controla as situações em que se encontra, e ela é a salvadora.
Onde adquirir

E vocês, têm mais indicações pra gente? Respondam a TAG também, citem os motivos pelos quais indicam as obras, vamos espalhar a fantasia por aí!

14 comentários:

  1. São boas indicações! Sempre vejo essa trilogia Grishna rodando por toda a internet e até agora eu nao tinha parado para conhecer, achei a sinopse muito interessante e vou procurar saber mais sobre. Parabéns pela participação na campanha:D

    ResponderExcluir
  2. Amei! Quero muito Feita de Fumaça e Osso e Os Mistérios de Warthia está aqui na minha estante esperando para ser lido hehe

    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. FEITA DE FUMAÇA E OSSO E A CORRIDA DE ESCORPIÃO!!!!! *Abraça de modo sufocante* Alguém que me entende quando falo que Feita de Fumaça e Osso recebe pouco amor ç_ç
    Grisha, Graceling e Mistérios de Warthia estão na lista infinita. Queria que meu bolso contribuísse ç.ç Grisha já me ganha só por ter "Rússia" :v
    Amei essa lista, ela reforçou minha vontade de ler vários livros :3

    https://entredimensoesbooks.blogspot.com.br/2016/06/espalhe-fantasia.html

    ResponderExcluir
  4. Das que você citou, só não conhecia Graceling. Preciso terminar "Feita de Fumaça e Osso" (só falta o último volume) e retomar a leitura de "Os Mistérios de Whartia"!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Obras diferentes que temos visto em relação a outros posts... Adorei... sempro passo despercebido na Feito de Fumaça e Fogo... mas agr vou pesquisa mais sobre o assunto.

    Abs

    ResponderExcluir
  6. Muito boa a sua lista, hein!! A Trilogia Grisha é uma das minhas favoritas. Eu adorei a quebra que a Leigh Bardugo faz ao apresentar um cenário parecido com a Rússia. Dá todo um climão diferente na história. A protagonista é meio indecisa às vezes, mas faz parte da evolução dela como pessoa.

    ResponderExcluir
  7. Oi meninas!
    Ainda não li nenhum dos livros indicados! Mas adoro fantasia, então já sei que eu preciso ler.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  8. Leigh Bardugo e Maggie Stiefvater estão na minha lista de leitura.

    Só que acho que lerei primeiro o mais recente da Bardugo, Six of Crows, que vai sair no Brasil em breve.

    ResponderExcluir
  9. Quando a pessoa acha que já tem uma bagagem em fantasia, vem essa lista e coloca cinco livros que eu nem ao menos sabia sobre o que tratavam, hahahaha.

    ResponderExcluir
  10. Mas olha só quantos livros eu não conhecia e agora tô considerando adicionar à lista de desejos <3 :v
    Warthia realmente é incrível. Terminei o segundo tem algum tempo e tô ansiosíssimo pelo terceiro. Os personagens são tão carismáticos e únicos que chega a doer quando algum deles se machuca ç.ç
    Fora que a escrita da Denise é um diamante refletindo a luz da lua e transformando a noite em uma boate gay, lindona :3 <3
    Adorei a lista, meninas!
    Abraços <3 *u*

    ResponderExcluir
  11. Bah, por essas indicações eu não esperava mesmo!
    Mas devo comentar que Graceling foi um terror pra mim, não terminava nunca. Achei bem mais ou menos. Pode ser que o que mais tenha me incomodado é que tinha lido Trono de vidro antes e achei mil e uma semelhanças...
    Em compensação fiquei super interessada em Os Mistérios de Warthia. Nome anotado!
    E gostei de ver séries diferentes citadas para a campanha \o/ Parabéns gurias ;)

    ResponderExcluir
  12. Eu pensei exatamente o mesmo que você! Tentei falar sobre aqueles livros que a maioria não conhece, porque de Martin, Tolkien, Rowling e Rothfuss, todos já estão carecas de saber. Aliás, não conhecia nem um dos livros que você mencionou. O que mais me atraiu foi o da Denise Flaibam.


    Beijos,
    Celly - Me Livrando

    ResponderExcluir
  13. Não li nenhum desses ainda, mas quem sabe não dou uma chance no futuro? ;)

    Harry Potter é leitura obrigatória pra todo fã de fantasia, o resto ainda não li.

    http://desbravandolivros.blogspot.com.br/2016/06/campanha-espalhefantasia.html

    ResponderExcluir
  14. Quantas recomendações boas! Não li nenhuma ainda, mas alguns títulos já foram para a lista de futuras leituras.
    Obrigada pelas indicações.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo