Resenha: O Diário Secreto de Laura Palmer - Queria Estar Lendo

Resenha: O Diário Secreto de Laura Palmer

Publicado em 30 de mai. de 2017

Resenha: O Diário Secreto de Laura Palmer

A resenha de hoje é do livro O Diário Secreto de Laura Palmer, derivado da série de televisão Twin Peaks -- que está retornando esse ano, depois de 26 anos do final da segunda temporada -- e nos foi cedido em parceria com a editora Globo Alt.
Sinopse: Laura Palmer, a bela rainha do baile de formatura, a menina com as melhores notas, gentil, encantadora, filha de pais amorosos e o retrato perfeito da juventude de ouro americana. Quem teria algum motivo para assassinar Laura a sangue frio? A resposta para essa pergunta não estava no diário róseo encontrado pela polícia no quarto da jovem, mas sim em um volume escondido, onde Laura expõe sua verdadeira face. Drogas, orgias, prostituição, abuso, medo. Um retrato de uma adolescente perdida, que, ao tentar romper com os padrões impostos pela rígida sociedade interiorana onde foi criada, trilhou um caminho sem volta de perdição e desespero.

A cada entrada do diário, que se inicia em seu aniversário de doze anos e segue até o dia de sua morte, quatro anos depois, Laura revela detalhes não apenas sobre seu flerte com a depressão como também a realidade sórdida ocultada pelas brumas de Twin Peaks, cidade madeireira do interior dos Estados Unidos, onde, assim como a própria Laura, ninguém e nada é exatamente o que parece ser.
Laura Palmer é a garota perfeita. Ao menos é o que todos acreditam na pequena cidade de Twin Peaks, na fronteira dos Estados Unidos com o Canadá. Laura é a rainha do baile, namora o capitão do time de futebol e é uma aluna nota A. Mas isso é na superfície, porque no interior ela está lidando com coisas pesadas.

Resenha: O Diário Secreto de Laura Palmer

O livro começa no dia em que Laura ganha o diário, o seu aniversário de 12 anos, e a partir daí, se torna seu maior confidente pelos próximos cinco anos, quando é encontrada morta, enrolada em plástico, no rio de Twin Peaks.

Através das passagens escritas por ela, podemos ver a espiral que a transforma de uma garota esperançosa e temorosa em uma adolescente desiludida e transtornada pelo rumo da própria vida. O diário é uma narrativa consistente contando sobre o abuso sexual que Laura vem sofrendo nas mãos de BOB, um homem que ela não sabe quem é, mas que a atormenta desde muito jovem, e sua constante luta para ser uma boa menina e fazer com que BOB desapareça da sua vida.
Esses dias tenho pensando na Morte como uma companheira que desejo encontrar.
O livro é muito bom em delimitar o desenvolvimento da Laura, a menina de doze anos que espera que, se for boa o suficiente, vai conseguir se livrar de BOB e ter a vida que quer, seguindo até a garota desesperada, cheia de raiva e tristeza e angustia, que acredita merecer tudo o que lhe acontece. É consistente e soa bastante real, foi até difícil ler algumas passagens que envolviam BOB.

Resenha: O Diário Secreto de Laura Palmer

O livro é muito bem escrito, muito bem desenvolvido e bastante consistente. Os personagens são reais, suas reações as situações apresentadas. Eles se mesclam em áreas cinzas e, mesmo que se trate de uma história narrada pelo ponto de vista da Laura, fica bem claro isso. Não existe preto no branco, o mocinho e o vilão -- tirando o BOB, claro.

Mas me senti meio perdida, já que não assisti a série. Quando eu solicitei ele, acreditei que fosse possível compreender a história sem o background da série, porém lá pelas tantas fui obrigada a por o livro de lado e procurar por um resumo de Twin Peaks no google porque não estava entendendo muito bem o que seria a história -- foi só assim, também, que e entendi o elemento sobrenatural dela.
Acabei de ler o que escrevi ontem à noite e de repente senti uma imensa vergonha de estar viva. A garota que ganhou esse diário em seu décimo segundo aniversário morreu já faz anos, e quem tomou seu lugar nada fez além de caçoar de seus sonhos.
Dito isso, é um leitura que eu recomendo para os fãs da série e para quem tem o desejo de conhece-la. O Diário Secreto de Laura Palmer é muito um companhion e cair de paraquedas no meio dele não é algo que eu recomende.

Resenha: O Diário Secreto de Laura Palmer

Título original: The Secret Diary of Laura Palmer
Autora: Jennifer Lynch
Editora: Globo Alt
Gênero: Sobrenatural
Nota: 3,5

Saiba Mais: Skoob | Amazon

15 comentários:

  1. Oi, Bianca. Eu vi o livro mas nunca parei para olhar a sinopse, e fiquei bem chocada com os acontecimentos na verdade. Não assisti a série, aliás, nem a conhecia, mas eu acho que seria ótimo assisti-la antes de ler o livro, assim as pessoas não estariam tão perdidas certo? Não sei bem se daria uma chance, porque o gênero não me agrada, mas gostei da sua opinião.
    Beijo!
    Leitora Encantada

    ResponderExcluir
  2. Olá, Bibs.
    Eu nem conhecia essa série hehe. Mas achei a história muito interessante. E já entrou para minha lista de leituras. Apesar de saber que vou querer entrar na história e dar uns socos nesse Bob, eu gosto de histórias assim, são as que mais nos fazem sentir. Só não vou ler por agora porque não assisti a série hehe. Amei a capa.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  3. Oi, Bianca. Tudo bem?
    Eu não conhecia esse livro da GLOBO ALT e olha que costumo ficar de olho nas redes sociais deles.
    Gostei da sua resenha, fiquei com uma 'baita' vontade de ler... mesmo que não seja o meu tipo favorito de leitura.
    A capa é bonita na minha opinião o que já é um passo para eu ler, pois sempre olho a capa... Ela precisa chamar a minha atenção.
    Beijos,
    Keth.
    ♥ Blog: www.parbataibooks.blogspot.com.br

    P.S.: Seguindo esse cantinho lindo que ainda não conhecia. ♥

    ResponderExcluir
  4. Oi Bibs, tudo bem?

    Eu fiquei bem curiosa, mas como não vi a série eu vou ter que deixar pra depois. O mistério de Laura Palmer é algo que os fãs amam e eu ainda quero conferir toda a série <3

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  5. Oi, Bianca!
    Menina, eu tenho vontade de assistir a série e ler esse livro, mas é algo que não rola fazer agora.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Sorteio Dois Anos de Família Hallinson

    ResponderExcluir
  6. Olá Bianca, tudo bom?
    Acho que vou ter que ver essa série, tem me deixado bastante curiosa ultimamente hehehe
    O livro ficou anotado como sugestão, vou seguir seu conselho e ler apenas depois de ver a série.

    Um abraço!
    Jéssica Burgos - http://www.clubedofarol.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oiii.
    Gente que livro em ? Adorei.
    A eu sou a louca das séries, preciso ir ver kkkk
    Adorei a dica.
    Beijos :**


    Literatura Por Amor
    Top Comentarista

    ResponderExcluir
  8. Afinal de contas,quem matou Laura Paumer?

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Eu li o livro em 2001, assisti as duas temporadas da série de 1990 e 1991, agora vou assistir a nova série que lançou nesse ano.

    ResponderExcluir
  11. Conheço esse livro desde 1994, era adolescente e era apenas um livro para todas as meninas da escola rsrs, mas n li até o fim pois ele era muito disputado, eu tinha uns 14 anos e até hj com 38, n esqueci desse livro, da estória , e da Laura Palmer .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo8.2.23

      Eu também em 2005 e nunca entendi de fato o que aconteceu e eu hoje com 35 anos quero saber

      Excluir
  12. Anônimo15.6.22

    Eu lir esse livro da :laura palmer.má verdades acabei de ler né.quero assistir essa será onde posso assistir

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo