As adaptações e releituras de Orgulho e Preconceito - Queria Estar Lendo

As adaptações e releituras de Orgulho e Preconceito

Publicado em 19 de mar. de 2018


Aproveitando que a estreia da novela Orgulho e Paixão acontece amanhã, resolvi fazer um post reunindo algumas das adaptações e releituras de Orgulho e Preconceito que existem até os dias atuais.

Para quem não sabe, Orgulho e Paixão é a nova novela das seis lá da Rede Globo e vai adaptar vários livros da Jane Austen (Orgulho e Preconceito, Emma, Persuasão, Razão e Sensibilidade, e por aí vai). Nathalia Dill e Thiago Lacerda serão os protagonistas - respectivamente, Elisabeta e Darcy - e MEU CORAÇÃO NÃO AGUENTA TANTA PERFEIÇÃO! Agora, falando em adaptações, vamos voltar um pouquinho no tempo.


 

 

Orgulho e Preconceito. Minissérie (1995)
Talvez uma das mais conhecidas e clássicas, essa série produzida pela BBC ganhou os corações de fãs - e continua conquistando. Jennifer Ehle e Colin Firth estrelam como Elizabeth Bennet e Mr. Darcy; muita gente considera uma das melhores adaptações já feitas, e com o melhor Darcy que já ganhou vida nas telas.
Uma curiosidade é que a série fez tanto sucesso na Inglaterra que o Mr. Darcy do Colin ganhou uma estátua!

  

 

Bride & Prejudice. Filme (2004).
Aishwarya Rai Bachchan e Martin Handerson encabeçam a produção; ela interpreta Lalita Bakshi, e toda a ambientação acontece na Índia. Na história, Lalita conhece e se envolve com um arrogante empresário americano - interpretado por Martin. Como a inspiração já diz, daí pra frente tem muitos desentendimentos e romance. Ah, e é um musical como as grandes produções de Bollywood.




Orgulho e Preconceito. Filme (2004).
Certamente o mais conhecido, tanto por fãs quanto por amantes de cinema, essa adaptação roubou o coração de todo mundo - inclusive o meu. Tá aqui minha carteirinha de quem já assistiu ao filme mais de 30 vezes pra confirmar. Keira Knightley e Matthew Macfayden são os protagonistas e dão vida à Lizzie e Darcy através de muitos olhares, sorrisos sutis e cenas memoráveis.




O Clube de Leitura de Jane Austen. Filme - releitura (2007).
A história acompanha a vida de várias mulheres de diferentes idades com uma única paixão em comum - os livros da Jane. Uma delas cria esse clube para que elas discutam as obras e, em meio às leituras, acabam se encontrando junto às protagonistas das diferentes histórias. E de bônus tem o Hugh Dancy interpretando um personagem muito gracinha e nerd.


 

 

Lost in Austen. Minissérie (2008).
Essa eu assisti recentemente por influência da Eduarda e não me arrependi nem um pouco; que amor de história! Amanda tem uma vida pacata, dedicada ao trabalho e à rotina e ao seu amor incondicional por Orgulho e Preconceito; quando ela encontra Elizabeth Bennet em seu banheiro e descobre uma porta que a leva diretamente para o universo de Austen - bem no início do livro - Amanda decide aproveitar com cuidado; e, quem sabe, se apaixonar por Mr. Darcy um pouco mais.


 
   
 

O Diário de Lizzie Bennet - Websérie/Livro - releitura (2013).
Essa produção reimagina Orgulho e Preconceito nos dias atuais e não dá pra ser mais amor que isso; e se Lizzie fizesse vlogs? Como seriam as participações dos outros personagens? Como seria o Darcy nos dias de hoje? A websérie foi tão bem aceita que ganhou um Emmy e virou livro!



Austenlândia. Filme/Livro - Releitura (2013).
Apesar de eu gostar muito mais do livro agora que li para comparar, ainda é um filme divertido que vale a pena. Na história, Jane é apaixonada por Darcy e pelo universo da Jane e acaba se dando de presente uma viagem para Austenlândia, um parque que recria o ambiente e os modos, vestimentas e até mesmo dá vida a personalidades inspiradas nos personagens dos livros. Lá, Jane confronta aquela famosa jornada de "o que é melhor: fantasia ou realidade?". Leiam o livro, mesmo que assistam o filme. É muito mais amor!


 
  
 


Orgulho e Preconceito e Zumbis - Filme/Livro Universo Alternativo (2016).
Talvez a minha releitura favorita dessa obra, Orgulho e Preconceito e Zumbis não tem absolutamente nada de diferente da narrativa original - com exceção dos zumbis. A peste negra se espalhou pelo mundo e transformou os afetados em mortos-vivos; agora una isso a muito girl power, com as irmãs Bennet treinando artes marciais orientais para enfrentar os zumbis, um Mr. Darcy com casaco de couro (interpretado pelo crush Sam Riley) e pronto, tem um dos melhores filmes já feitos.

Consegue lembrar de mais alguma adaptação ou releitura que não foram citadas aqui? Mais alguém tá roendo as unhas de ansiedade pra assistir a novela?

11 comentários:

  1. Ain como eu amo esse livro, meu favorito da vida!
    Já li acho que mais de 5x ahuahauha
    Confesso que ainda não vi todas essas releituras apesar de que vi a maioria (eu amo tudo relacionado aushauhs)
    Estou super ansiosa pra me decepcionar com a adaptação da globo auhauha
    Aguardando ansiosa!

    ResponderExcluir
  2. Oi Denise.
    Não me orgulho em confessar isso, mas eu não li nem vi nenhuma adaptação de Orgulho e preconceito.
    Mas, eu ainda irei ler o livro. Só preciso comprar (ou ganhar) uma edição rs
    Fiquei bem curiosa para ver as séries Lost in Austen e O Diário de Lizzie Bennet. Parecem bem divertidas!
    Não vejo novelas, por isso não tenho vontade de conferir essa adaptação da globo rs
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi, Denise.

    A Jane Austen deixou um verdadeiro legado, digamos assim... Que serviu até de inspiração para que surgissem releituras baseadas em seu livro.

    Só poderia ser uma autora genial mesmo... Digo isso, apesar de não ter lido nada dela ainda.

    ResponderExcluir
  4. Por incrível que pareça já assisti todos a versão indiana foi super divertida e tem o ator que faz a série Lost e Sense8 e apesar de não ser tão bom eu adoro o filme Orgulho e Preconceito e zumbis

    ResponderExcluir
  5. Eu nem li o livro, tenho muita vergonha disso kkk.
    Mas quero ver o filme o quanto antes.
    Vou acatar seus conselhos rs.

    Tenha uma ótima semana.

    Abraços,
    Naty
    http://www.revelandosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  6. Adorei o post! Não conhecia quase nenhuma das adaptações, só a versão do filme de 2004, mas é um livro que rende muito =D
    Achei legal o fato de ter uma novela adaptando o livro, não assisto TV, mas tenho certeza que será um sucesso (se for bem feita)!

    Beijão

    ResponderExcluir
  7. Oii!
    Eu nunca li livros da Jane Austen então confesso que a expectativa de ver a novela é grande, vi filmes mas os livros ainda não tive oportunidade.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  8. Oi Dê, o mundo não se cansa da Jane Austen rsrsrsrs ainda bem, embora u curta mais a Charlotte Bronte rsrsrrss confesso Quero ainda muito ver Austenlândia, está na minha lista de filme pra assistir faz tempo!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  9. Oi, Denise

    Eu tentei ler o livro quando era adolescente e não rolou, mas mês passado comprei uma edição tripla onde um dos livros é exatamente ele. Dessa vez o nó desata!
    Estou muito animada com a novela, acho que vai ser muito legal. Ando meio com ranço das pessoas nos grupos literários, pois estão botando defeito sem nem ao menos tee visto. Gente chaaaaaataa!
    E olha, a não ser o filme com a Keira (que por sinal nem assisti) e o dos zumbis (que por sinal eu nem assisti também rsss) eu não conhecia mais nenhum!!!

    Beijos 
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  10. Oi, Dê!
    Eu não li o livro da Jane e de todas essas adaptações que você comentou, eu só vi o filme com a Keira mesmo haha
    Mas posso dizer que sou louca para assistir esse com os zumbis. Já tinha visto algumas vezes passando na tv, mas nunca pego no começo! Vou providenciar para já! hahaha
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos

    ResponderExcluir
  11. Adoro o filme com a Keira Knightley, já assisti diversas vezes!! O livro ainda não li, mas deve ser ótimo também. Eu assisti alguns capítulos da novela da Globo e achei bem bacana, bem divertida!!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo