Imagens Estranhas, elogiado suspense macabro de Uketsu, lançado pela Editora Suma, é realmente uma leitura perturbadora e surpreendente em vários sentidos. Com uma aura esquisita, o livro te guia por recortes de uma história completa que é movida por reviravoltas e imagens bizarras.
Se curtiu essa leitura, vai gostar de:
O livro começa com uma psicóloga dando aula em uma universidade. Ali, ela pede aos seus alunos que estudem um desenho aparentemente inofensivo feito por uma garotinha. Quanto mais olham e analisam o desenho, mais percebem que tem mais por trás dele do que parece.
A história de Imagens Estranhas é linear de um jeito inexplicável, e é perigoso até falar demais sobre ela porque acho que a graça está justamente em ir decifrando a estranheza das histórias conforme se desenrolam. A princípio, parece que cada história existe dentro do próprio universo, mas aos poucos as verdades se desenrolam e você descobre que tá longe de serem incidentes isolados.
Uketsu constrói o clima macabro através do suspense. Eu fui para o livro esperando uma coisa, mas encontrei outra. É menos sobre aterrorizar e mais sobre perturbar com o quanto um ângulo, uma linha, uma cor diferente pode mudar a história que um desenho está contando. E como isso se entrelaça à história principal que surge de repente e se desenrola em tantas reviravoltas chocantes.
Eu gostei bastante da atmosfera de estranheza, de que alguma coisa sempre estava fora do lugar, que me deixou à beira do nervoso em todas as leituras. Gostei de como a pessoa que escreveu trabalhou essa estranheza do começo ao fim (Uketsu é um pseudônimo e o indivíduo responsável por ele é desconhecido, escondendo-se atrás de uma máscara de papel e de voz alterada).
Imagens Estranhas se baseia muito na capacidade interpretativa dos personagens que guiam cada parte da história. Em alguns momentos parecia quase ilógico que alguém chegasse tão rápido a uma conclusão, mas gostei de como a história aproveitou esses momentos para trabalhar os mistérios por trás das investigações. E como amarrou tudo no final, de um jeito bem chocante.
A edição da Suma ficou muito bonita, com uma diagramação confortável e tradução excelente de Maria Luísa Vanik.
Se você gosta de suspenses macabros, com aquele toque de estranheza que vai te fazer ficar a um passo de roer as unhas de nervoso, Imagens Estranhas é uma leitura para devorar do começo ao fim.
Sinopse: Neste suspense macabro que conquistou o Japão, imagens aparentemente simples e inocentes envolvem o leitor em uma rede perturbadora de mistérios não resolvidos. Em Imagens estranhas , fenômeno internacional de vendas, Uketsu convida o público a assumir o papel de investigador e mergulhar em uma trama impossível de abandonar. As ilustrações feitas por uma gestante e publicadas por seu marido em um blog escondem um alerta temeroso. O desenho que uma criança faz da própria casa carrega uma mensagem sombria. O retrato feito por uma vítima de assassinato em seus momentos finais conduz um detetive amador em uma caçada eletrizante. Com uma história estruturada por desenhos com aspecto infantil - todos com sua própria pista perturbadora -, Uketsu convida os leitores a montar o quebra-cabeça por trás de cada imagem e o grande arco que as conecta. Best-seller internacional com mais de três milhões de exemplares vendidos no Japão e direitos de publicação adquiridos em mais de trinta territórios, Imagens estranhas é um livro inquietante, em que elementos triviais assumem um sentido macabro e desenhos ingênuos escondem realidades aterrorizantes.
Título em inglês: Strange Pictures
Autoria: Uketsu
Tradução: Maria Luísa Vanik
Editora: Suma
Gênero: Suspense | Terror psicológico
Nota: 4
.png)
.png)
.png)


Acabei de ler e, realmente, senti muito mais da estranheza das situações do que de fato um terror propriamente dito. O livro tem um ritmo bom também, não senti que foi muito apressado nem se alongou demais em questões paralelas. Parabéns pela review, preciso agora ir atrás dos outros livros do autor.
ResponderExcluir