Resenha: Últimas Mensagens Recebidas - Queria Estar Lendo

Resenha: Últimas Mensagens Recebidas

Publicado em 29 de set. de 2018

Resenha: Últimas Mensagens Recebidas

Últimas Mensagens Recebidas, livro da Emily Trunko publicado por aqui pela editora Seguinte - que nos cedeu em parceria para a resenha - começou como um tumblr onde as pessoas podiam compartilhar as últimas mensagens que receberam antes de um relacionamento ou amizade acabar, ou mesmo antes de alguém amado falecer, e transformou-se em um livro cheio de sentimentos e visualmente lindo.
Sinopse: Quando uma mensagem é a última, ela pode significar um fim, uma perda, ou até um alívio. E se você fosse o destinatário?A partir de contribuições anônimas, a jovem Emily Trunko reuniu nesta coletânea mensagens que contam histórias reais sobre os mais variados tipos de despedida: o fim de uma amizade, o término de um relacionamento ou até mesmo um acontecimento trágico que muda a vida do destinatário e do remetente para sempre. Enviadas por celular, por e-mail ou pelas redes sociais, essas mensagens narram perdas profundas e inspiram muita reflexão. Será que não deveríamos expressar mais o amor que sentimos pelas pessoas enquanto isso ainda é possível? Ou, em alguns casos, nos afastar o quanto antes daquelas que nos fazem mal?Enviadas por celular, por e-mail ou pelas redes sociais, essas mensagens narram perdas profundas e inspiram muita reflexão. Será que não deveríamos expressar mais o amor que sentimos pelas pessoas enquanto isso ainda é possível? Ou, em alguns casos, nos afastar o quanto antes daquelas que nos fazem mal?
Cada página traz uma última mensagem recebida e, as vezes, uma breve contextualização. As mensagens são de namorados(as), amigos, pais, irmãos, avós. Algumas são de término, outras são lindos relatos. Algumas são aleatórias. Mas todas elas são as mensagens finais.

Resenha: Últimas Mensagens Recebidas
Resenha: Últimas Mensagens Recebidas

E eu fiquei bastante emocionada lendo elas, de uma forma que não achei que ficaria. Especialmente naquelas que trazem contexto junto, naquelas mensagens que vieram antes da morte - seja ela inesperada ou não. Porque deixou aquela sensação de "e se essa foi a última coisa que eu disse para fulano?"

Fez com que eu me perguntasse qual tinha sido a última coisa que eu disse ao meu avô antes ele falecer. Me perdi nas memórias e constatei com tristeza que não conseguia me lembrar, tinha apenas uma vaga noção do que poderia ter sido, dado a época e o que vivíamos no momento.

Resenha: Últimas Mensagens Recebidas
Resenha: Últimas Mensagens Recebidas

Porque a gente sempre lembra dos primeiros, mas dificilmente dos últimos. Algum dia saímos para brincar na rua com os amigos pela última vez, mas não sabíamos disso. Não marcamos o momento, não lembramos. E realmente me faz pensar no que falamos para as pessoas todos os dias, no automático - ou não.

Últimas Mensagens Recebidas é um testemunho forte do poder das palavras e da imprevisibilidade da vida, de como as coisas podem acabar tão fácil, como nem sempre percebemos elas chegando. De como as palavras no afetam, mesmo quando são positivas, e como elas sempre carregam um sentimento genuíno de quem as profere - sendo ele bom ou ruim.

Resenha: Últimas Mensagens Recebidas
Resenha: Últimas Mensagens Recebidas

O trabalho gráfico de Últimas Mensagens Recebidas também está absolutamente maravilhoso. Todo o trabalho do projeto gráfico, das montagens e lettering foi feito pela Ale Kalko, um grandíssimo acerto da editora Seguinte, como vocês podem ver em algumas fotos. Eu estou completamente apaixonada por todo o trabalho de colagem digital. Queria poder emoldurar.

No mais, Últimas Mensagens Recebidas é rápido de ler, deixa uma sensação agridoce quando terminamos e pode servir para muitas pessoas - inclusive para presentearmos.

Resenha: Últimas Mensagens Recebidas

Título original: The Last Message Received
Autora: Emily Trunko
Editora: Seguinte
Gênero: Não Ficção
Nota: 5
Skoob

GOSTOU DO LIVRO? ENTÃO AJUDE A MANTER O BLOG COMPRANDO ATRAVÉS DO NOSSO LINK!

10 comentários:

  1. Meu Deus, eu já estou destruída só de ler essas partes que você fotografou! Tem muita coisa pesada :O Mas achei a proposta do livro muito incrível e agora fiquei muito curiosa para ler o restante. Os Delírios Literários de Lex

    ResponderExcluir
  2. Oi, Bibs
    Eu chorei muito lendo esse livro. Acho que eu me identifiquei tanto com as histórias que foi impossível não imaginar minhas últimas mensagens recebidas. Foi estranho mas ao mesmo tempo incrível me colocar no lugar e senti a experiência dessa leitura que mexeu tanto com o leitor. É um livro que eu queria que tivesse mais do tipo.
    Beijo!
    http://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Bibs,
    Eu li esse livro e achei tão sensível e impactante.
    Não esperava algo que conversasse tanto comigo. Lembrei que a última mensagem do meu pai para mim foi pedindo perdão e dizendo que me amava. Acho que é mais que uma última mensagem, é o marco na vida de alguém. E se pudermos usar isso para mostrar aos outros o quanto eles precisam valorizar o que tem, fico feliz.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi Bianca,

    As mensagens desse livro me lembrou o livro Confesse da Colleen Hoover. Você já leu? Acho super criativo esse tipo de livro, com certeza eu gostaria de ler e me emocionar com as mensagens.
    Dica anotada.
    Bjs e um bom fim de semana!
    Diário dos Livros
    Siga o Instagram

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem?

    Me deu vontade de folhear esse livro inteirinho, pelas fotos que você escolheu ele parece ser lindissimo, e com mensagens oras tristes e horas gostosas de ler, mas que devem servir para grandes reflexões.

    Beijos =)

    https://minhasescriturasdih.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi Bibs!
    Que livro lindo em todos os sentidos! Deve ser muito emocionante mesmo lê-lo, vou procurar adquirir! 😍
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi, Bibs!
    Esse parece ser um livro que mexe muito com os sentimentos. Eu acho a diagramação dele linda demais e acho que faz com que nos envolvamos mais.
    Indiquei vocês numa tag lá no blog.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  8. Oie
    Este livro tem uma diagramação linda e parece ser do tipo que nos faz pensar na vida e nas pessoas que amamos. Adorei sua resenha e as fotos ficaram lindas, fiquei com vontade de ver o livro.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Bibs, tudo mundo que ele esse livro fala bem. Parece extremamente sensível e tem uma edição lindíssima!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  10. Oi Bibs, eu acho que esse é o tipo de livro para ser lido em doses reduzidas, porque apesar da singeleza é muito carregado emocionalmente.
    Beijos
    http://espiraldelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo