Resenha: First & Then - Queria Estar Lendo

Resenha: First & Then

Publicado em 21 de dez. de 2018

Resenha: First & Then

Quando eu digo que Emma Mills se tornou minha nova autora contemporânea favorita, não estou exagerando. This Adventure Ends foi uma leitura inesquecível; First & Then conseguiu trazer as mesmas emoções para mim.

Sinopse: Devon tem a vida muito bem planejada: ela tem seu melhor amigo Cas, sua paixão secreta (também Cas), e sua rotina confortável (principalmente dividida com Cas). Novas experiências: não são bem-vindas aqui. Contudo, quando ela entra em seu último ano, seus pais recebem Foster em casa, seu primo esquisito que mostra um talento inesperado para o futebol. A estrela do time, Ezra, decide ajudar Foster a fazer parte desse mundo dos esportes. Devon não entender descobrir como se sente a respeito Ezra. Ele é obviamente muito contido, mas Foster o adora. Ezra não tem nada a dizer a ela, mas ele também continua procurando por ela. E... Devon pode acabar gostando dele. Se ela conseguir admitir isso para si mesma.


Devon é uma garota simples, de bem com a vida. É seu último ano no Ensino Médio e ela é confrontada com algumas mudanças bruscas na rotina. Primeiro, seu primo Foster vem morar na sua casa por causa de problemas familiares. Segundo, Devon precisa se candidatar a algumas atividades extracurriculares se quiser ter chance de entrar em alguma universidade - e aí nasce a história. Em meio a incertezas sobre o futuro e o presente, com amizades inesperadas e até mesmo uma paixonite pelo melhor jogador de futebol americano da escola, um garoto sério sem nem um pouco de senso de humor.


Resenha: First & Then

First & Then é descrito como "Orgulho e Preconceito encontra Friday Night Lights" e eu não poderia encontrar melhor definição da perfeição que é a simplicidade dos arcos desse livro.

É uma história contemporânea sobre adolescentes indecisos, sobre medos e receios. É a história sobre uma garota solitária que ama os romances da Jane Austen por ver tantas emoções e sentimentos nas páginas, coisas que a vida dificilmente consegue reproduzir. É também a história sobre um garoto repentinamente abandonado pela mãe, começando uma nova vida nessa cidade estranha com uma família com quem ele tinha tão pouco contato. E é a história sobre um time de futebol e seu jogador sério e tímido que tem muito de aprender sobre relações sociais.

Estar nessa aula me fazia sentir como o típico homem velho que senta do lado de fora do mercado com a sua bengala, reclamando "na minha época..."

Devon é uma protagonista fantástica, tão boa quanto a Sloane, de This Adventure Ends. Emma Mills tem essa mão cheia para criar personagens carismáticos e reais; cheios de erros e acertos, que equilibram muito bem essa coisa de serem empáticos e passarem por algumas situações egoístas, de verem a vida com suas hesitações e certezas.

A Devon é cheia de opiniões, muito boa na hora de conversar, mas vivia nessa bolha de conforto e solidão até que a chegada do primo e o confronto com a orientadora da escola a puseram fora dos trilhos pré-determinados como "zona segura". Agora, Devon está ajudando na revista da escola, acompanhando o Foster em suas andanças por esse mundo novo e pensando que toda a aura segura que ela tinha até então talvez seja uma farsa.


Resenha: First & Then

Adorei os conflitos da personagem. Ela tem seus momentos mesquinhos, não querendo dividir atenção, pensando em como é injusto ter um "irmão" tão de repente sem nunca ter se preparado para a chegada de um. Mas esses momentos são raros, eclipsados pelo coração grandioso, por essa personalidade teimosa sempre disposta a proteger quem ela ama. Devon é uma garota cheia de inseguranças que, de repente, encontra alguns sonhos para um futuro até então improvável. É uma grande amiga, uma companheira de aventuras, e uma garota real cuja história é muito emocionante de acompanhar.

- Quando você ama, não tem como ser feliz o tempo todo, tem? É por isso que você ama. Faz você sentir todo tipo de coisa, e não apenas felicidade.

Foster foi um personagem muito presente na trama da protagonista; o garoto, dois anos mais novo que a Devon, cai de paraquedas na cidadezinha. Ele é muito contido, mas, igual a prima, tem muitas opiniões fortes das quais não larga mão. Ele também é um garoto marcado pelo abandono da mãe, pela morte súbita do pai e por todo o drama familiar envolvendo sua mudança para a casa da Devon. É um arco triste, mas muito bem trabalhado pela autora.


Resenha: First & Then

O garoto acaba descobrindo que tem talento para o futebol, e isso o coloca sob o olhar atento do treinador e dos outros jogadores - esse arco do Foster saindo das sombras e se tornando uma possível estrela se une à chegada de um terceiro personagem extremamente adorável, de fazer o coração bater mais forte. Esse cara é o Ezra (oi, Mr. Darcy 2.0).

Se você repete uma palavra por um tempo, eventualmente ela perde seu significado.

É difícil falar qualquer coisa sobre o Ezra sem mencionar o fato de que ele é o Mr. Darcy em uma releitura muito interessante e bem conduzida na história; tudo está ali: os ares sérios e contidos iniciais, aquela solidão sombria, a presença marcante - não do jeito bom, mas de um jeito que te faz olhar e franzir as sobrancelhas e pensar "quem diabo é esse cara e por que ele é tão sério?".

Milhares de descargas elétricas descrevem a sensação que você experimenta quando descobre que a pessoa de quem você gosta responde a esse sentimento.

Conforme o tempo passa e a Devon se aproxima do Ezra, no entanto, nasce aquela confiança, então entendimento e finalmente uma amizade. E esse relacionamento dos dois é de arrepiar por ser tão suave e bem desenvolvido, em seu devido tempo.

Sabe aquele tipo de casal que você lê e rola no chão de tanto amor que tem pelos dois? De tanto que quer que as coisas deem certo? Rola até aquele friozinho na barriga, tamanha emoção. Ezra e Devon são esse tipo de casal. Fãs da Jane como eu vão encontrar várias referências a momentos icônicos da obra original, toda essa releitura muito bem intrincada à modernidade e ao cenário onde esses personagens estão inseridos.


Resenha: First & Then

Outros nomes como Cas, Lindsay, Marabelle e Jordan compõem a história, acrescentando momentos divertidos e importantes para a composição da obra como um todo. Cas, principalmente, como melhor amigo e crush inalcançável da Devon. Não exatamente simpatizei com o cidadão, mas gostei do desenvolvimento dele. Cada personagem é essencial; nenhum sobra ali.

Todo o drama secundário com o futebol americano, as competições e a busca da Devon para ganhar seus pontos no currículo, preparar seus textos e encontrar uma universidade perfeita para o que até então nem era um sonho seu, tudo é maravilhoso. Não tem nenhum momento fora do lugar, nada exagerado, nenhum tom se sobressaindo. As coisas acontecem quando têm que acontecer.


Resenha: First & Then

No mais, First & Then foi o livro perfeito escrito por uma autora que com certeza ganhou meu coração para todo o sempre. Devon vive uma aventura para entender o que significa lar, família e amor; o que significa viver.

Título original: First & Then
Autor: Emma Mills
Editora: Square Fish
Gênero: YA / Romance
Nota: 5 +
Skoob


GOSTOU DO LIVRO E QUER AJUDAR A MANTER O BLOG? ENTÃO COMPRE PELOS NOSSOS LINKS!

5 comentários:

  1. Você me ganhou só por dizer que o Ezra é uma releitura do deuso Mr Darcy rsrs.
    Preciso ler.
    Adorei a resenha.
    Beijokas
    Quanto Mais Livros Melhor
    Descontos nos presentinhos de Natal!

    ResponderExcluir
  2. Olá, Denise.
    Que pena que ainda não publicaram nada dela por aqui. Esse é o tipo de livro que eu não me interessaria sem ler sua resenha. Porque foram suas palavras que me fizeram ficar interessada nele. Isso e o Esra, porque quem não é apaixonada pelo Sr. Darcy hehe

    Prefácio

    ResponderExcluir
  3. AAAAAAA, quero ler!
    Me identifiquei um pouco com a história até, hahah
    Não conhecia a autora, tomara que publiquem por aqui né?
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oiii Denise

    Te ganhar dessa maneira já significa muito, a gente que lê muito chega uma hora que parece que nada e nem ninguém pode surpreender então quando uma autora conquista assim, é um nome que devemos deixar anotadinho com certeza. Eu nem conhecia a autora, amei a premissa e amei essa capa tb, ja foi pra listinha e espero encontrar em alguma promo da Amazon em breve, quem sabe.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  5. Oi, Denise

    Achei a capa fofíssima e essa comparação com FNL bem me interessaria se eu não tivesse achado o enredo tão juvenil. Nada contra histórias do gênero, só não é mais meu tipo de leituras. No mais, acho interessante essa jornada de descobertas da Devon. E como não li Orgulho e Preconceito ainda (lerei ano que vem) ia perder todas as referências! Hahahaha

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo