Resenha: Mulheres na Luta - Queria Estar Lendo

Resenha: Mulheres na Luta

Publicado em 30 de jan. de 2019

Resenha: Mulheres na Luta

Cedido pela Seguinte pelo NetGalley, Mulheres na Luta - 150 anos em busca de liberdade, igualdade e sororidade é o lançamento da editora para abrir 2019 com chave de ouro; de Marta Breen e Jenny Jordahl, a HQ apresenta os muitos anos de luta feminista, todas as conquistas e o que ainda se sonha alcançar.

Sinopse: Há 150 anos, a vida das mulheres era muito diferente: elas não podiam tomar decisões sobre seu corpo, votar ou ganhar o próprio dinheiro. Quando nasciam, os pais estavam no comando; depois, os maridos. O cenário só começou a mudar quando elas passaram a se organizar e a lutar por liberdade e igualdade. Neste livro, Marta Breen e Jenny Jordahl destacam batalhas históricas das mulheres — pelo direito à educação, pela participação na política, pelo uso de contraceptivos, por igualdade no mercado de trabalho, entre várias outras —, relacionando-as a diversos movimentos sociais. O resultado é um rico panorama da luta feminista, que mostra o avanço que já foi feito — e tudo o que ainda precisamos conquistar.

As autoras usam as 128 páginas para elaborar tirinhas interessantes e apresentar as figuras femininas que lutaram para fazer do feminismo um movimento crescente, nomes que a história nem sempre se lembra, mas que deveria. Mulheres que lutaram contra a opressão, a submissão, que foram ordenadas a se calar e ergueram a voz mesmo assim.

A linguagem da HQ torna a história rápida, mas é excelente em passar sua mensagem. Ao mesmo tempo em que fala sobre as opressões e terrores do passado, satiriza pequenos detalhes do patriarcado e da intromissão dos homens na luta pelos direitos das mulheres. Dá espaço para falar sobre o feminismo negro e como elas foram ainda mais apagadas pela história, fala sobre os direitos das mulheres LGBTQ+ em tirinhas sucintas, apresentando o que sofreram e sua luta para se levantar.


Resenha: Mulheres na Luta

Eu gostei muito da experiência de leitura e de como foi tão rápida; não tem textos elaborados ou informações demais. É uma indicação excelente para quem quer conhecer um pouco sobre o começo do movimento feminista e está sem tempo para pegar obras mais trabalhadas - é uma porta de entrada perfeita para curiosos(as) a respeito do que foi e é o feminismo, de como as ondas do movimento se propagaram, quem esteve por trás de cada uma delas.

Como eu li o e-book cedido pela NetGalley, acabei perdendo a beleza que deve estar a versão física; a diagramação não é perfeita e acabou dificultando um pouco a leitura, mas não atrapalhou. Já se tornou um dos meus favoritos do ano e eu amo a Editora Seguinte por trazer esse título para cá, especialmente nos tempos que estamos enfrentando.


Resenha: Mulheres na Luta

Mulheres na Luta é um livro rápido e interessante sobre a voz das mulheres em sua diversidade; fala sobre as muitas lutas que atravessaram gerações e se moldaram de acordo com as conquistas e recuos. É um "must read" para todo mundo.

Título original: Kvinner i kamp
Autora: Marta Breen e Jenny Jordahl
Editora: Seguinte
Gênero: HQ | Não-ficção
Nota: 5
Skoob


GOSTOU DA NOSSA RESENHA? ENTÃO AJUDE O BLOG COMPRANDO ATRAVÉS DO NOSSO LINK!

8 comentários:

  1. Oii, parece ser muito legal. É ótimo para alguém que esteja iniciando a leitura na vida. Com certeza foi pra começar com chave de ouro 2019, com esse livro ^-^

    Jardim de Palavras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Melissa!
      Livros sobre feminismo são extremamente necessários sempre, e essa hq é um ótimo exemplo de conteúdo histórico pra falar sobre a luta <3 foi um lançamento genial da editora, super recomendo!

      Beijos.

      Excluir
  2. Oi Nizz!
    Parece ser uma HQ incrivel. Eu vi sobre a leitura enquanto voce postava nos stories e ja quis ler desde la. Nao so pela mensagem mas o traço também ta legal nas ilustrações.

    Abraços
    David
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, David!
      SIM É SIM AKASBUOASBOASGBU os traços são muito bonitinhos e divertidos, aí tu soma isso com o texto cheio das alfinetadas e extremamente poderoso e boom, favorito!

      Beijos.

      Excluir
  3. Oi Denise, tudo bem? Eu nunca li uma HQ, acredita... não tenho muito interesse, mas acho o assunto dessa extremamente importante, atual e necessário de ser falado. Beijos, Adri
    Espiral de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, flor! Tudo bom e contigo?
      Ahhh se tu quiser um ponto inicial pra ler HQs, super indico essa. Tu lê em uma sentada, literalmente. É bem rapidinha, informativa e cheia de informações importantes <3

      Beijos.

      Excluir
  4. Olá, Denise.
    Já quero ler essa HQ. A edição física deve estar linda. Acredito que esse tipo de livro é necessário porque infelizmente ainda tem gente que não sabe o que é feminismo. Conheço muita gente que acha que é o contrário de machismo, inclusive mulheres que pensam isso.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sil!
      A edição física deve estar DIVINA, tô louca pra comprar.
      E SIM, exatamente. Essa hq ilustra e fala de maneira bem sucinta, mas bem informativa, sobre o nascimento e o desenvolvimento da luta, sobre como as reivindicações evoluíram e vão continuar assim. Dá voz ao feminismo interseccional maravilhosamente bem também - é a história do FEMINISMO, não só do branco.
      É bem triste quando a gente conversa com as pessoas e entende a visão errada que elas têm do movimento, por isso títulos assim são tão importantes <3

      Beijos!

      Excluir

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo