Resenha: Objetos Sobrenaturais - Queria Estar Lendo

Resenha: Objetos Sobrenaturais

Publicado em 20 de ago. de 2019

Resenha: Objetos Sobrenaturais

Com uma pegada de enciclopédia, Objetos Sobrenaturais, livro de Stacey Graham publicado no Brasil pela editora DarkSide Books - que nos cedeu um exemplar para a resenha - descobrimos tudo que precisamos saber para identificar atividades sobrenaturais até histórias reais de pessoas que conviveram com artefatos assombrados.

Sinopse: Encontrar uma bela boneca antiga em uma venda de garagem é uma sensação incrível, até você levá-la consigo e ela decidir caminhar pela casa após a meia-noite. Antiquários, feirinhas de rua, heranças de família: os objetos assombrados estão em todos os lugares e invadem nossas vidas de uma maneira discreta, quase acidental. Será mesmo? Objetos Sobrenaturais, mais um lançamento da DarkSide® Books chega através de nossa linha direta com o além. Tão instigante e surpreendente quanto o casal Ed & Lorraine Warren, a caça-fantasmas Stacey Graham convida você a repensar o uso da prataria de sua avó. Ou a olhar com outros olhos aquela caixinha de joias que sempre parece mudar de lugar. Ao folhear as páginas tenebrosas e ricas em detalhes, os leitores irão conhecer uma seleção variada de itens assombrados e amaldiçoados, desde crânios que gritam até bonecas demoníacas ― e entender como eles afetam as vidas de seus respectivos donos. Com uma prosa divertida e objetiva, Stacey Graham traz respostas para diversas perguntas, dá conselhos e discute teorias sobre os tipos de fantasma que existem. Você já se perguntou por que nos sentimos atraídos por histórias que envolvem objetos assombrados? Ou como um objeto se torna assombrado? Será que um fantasma se espremeu entre as moléculas e ficou incrustado no objeto pelo medo do desapego? Só lendo para descobrir. E, de preferência, mantendo as luzes ou velas acesas. A edição traz em sua capa as peças criadas pela artista plástica Dianne Hoffman, e se tem uma coisa que ela mostra é que nunca se sabe o que pode se estar escondido na escuridão. Ou na prateleira do seu quarto. Depois de mostrar como a realidade pode ser ainda mais assustadora que a ficção com títulos como Ed & Lorraine: Demonologistas, 1977: Enfield e Exorcismo, a editora mais sombria do Brasil preparou uma edição à prova de entidades sobrenaturais. Objetos Sobrenaturais é mais um livro da Coleção Sobrenatural que chega para deixar as estantes dos leitores possuídos um pouco mais assustadoras ― quer você acredite no outro lado ou não.


A primeira coisa que aprendemos com Objetos Sobrenaturais é a primeira lei da termodinâmica: matéria nunca se perde, apenas se transforma. O que racionaliza muito a ideia de assombrações, que seriam resquícios da matéria daqueles que já partiram desse plano.


Só isso já bastou para me deixar morrendo de medo - com toda a minha crendice em espíritos.

Stacey Graham, então, passa a listar em Objetos Sobrenaturais os tipos de assombração que você pode se deparar, bem como os objetos que podem ser assombrados  - de brinquedo a ossos e livros - e nos conta algumas histórias de pessoas que passaram por experiências sobrenaturais e viveram para relatar.

Acho importante deixar claro que elas viveram para contar as histórias, porque se fosse eu estaria mortinha sim.


Resenha: Objetos Sobrenaturais

Algumas dessas histórias são famosas, como a boneca Anabelle - que deu origem a uma franquia de sucesso - e repousa no museu de Ed e Lorraine Warren. Ou o boneco Robert - que também deu origem a um filme, chamado de O Boneco do Mal, que me deixou arrepiadinha sim senhora.

Outras tem por base lendas, como aquelas dos crânios que gritam, histórias passadas de geração por geração, que aconteceram muito antes do gosto por contos sobrenaturais ser algo socialmente aceitável - ou, ao menos, tão aceitável quanto é nos dias de hoje. E nem os famosos escaparam, com histórias sobre o espelho de Marilyn Monroe e James Dean e o carro em que eventualmente faleceu, o Little Bastard.

Resenha: Objetos Sobrenaturais

No fim, depois de nos contar sobre os mais diversos Objetos Sobrenaturais, Stacey Graham ainda fala sobre as superstições e como várias culturas lidam com ela, desde a crença em amuletos e talismãs protetores/da sorte, ou uso de ferro e sal para manter os espíritos longe e restaurar a boa sorte.

É um livro curtinho, com aquele design que só a DarkSide sabe fazer, além de capa dura e um fitinha para marcar a página. Está repleto de histórias assustadoras - e porque não, divertidas - para o fã de sobrenatural de plantão e é definitivamente uma leitura curiosa e instigante.

Resenha: Objetos Sobrenaturais

Por fim, de uma coisa estou certa: com toda a minha certeza da existência de fantasmas - e todo o meu medo deles - talvez eu não devesse gostar tanto de comprar livros em sebo. Ficando de olhos nesses Objetos - possivelmente - Sobrenaturais.

Título original: Haunted Stuff
Autora: Stacey Graham
Tradutor: Eduardo Alves
Editora: DarkSide Books
Gênero: Não ficção - Sobrenatural
Nota: 4


6 comentários:

  1. Oi, Bibs!
    Menina, eu olho a capa desse livro e já passo longe hahaha ao contrário de você que tem medo, mas conseguiu ler, eu sou daquele tipo que não consegue ler uma linha que já tem pesadelo, sabe? Por isso, esse não é recomendado pra mim, mas adorei sua resenha!
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mari!
      Ahhhh se não dá para aguentar a capa, não dá para aguentar o conteúdo mesmo. hahahahahah

      bjs

      Excluir
  2. Oi, Bibs!
    Essa capa me dá arrepios por conta do meu medo de bonecas e é isto! Porém adoro coisas sobrenaturais..
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa capa bizarra, amei! hahahaha Menina que bonecas dão arrepios mesmo...

      bjs

      Excluir
  3. Oi Bibs!
    Bonecos assassinos, adoro esse tipo de história! hahah
    Tem treta assombrosa com livros de sebo, é? 😱
    Vjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carol!
      O livro conta sobre diversos artigos assombrados, bonecos e ossos, espelhos, carros e tals. Fala de livro também. Tudo que possa ter valor sentimental para um fantasma. É bem interessante.

      bjs

      Excluir

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo