Resenha: Garota Exemplar #MLV2020 - Queria Estar Lendo

Resenha: Garota Exemplar #MLV2020

Publicado em 28 de jan. de 2020

Resenha: Garota Exemplar

A resenha de hoje é sobre outro livro da Gillian Flynn que explodiu minha cabeça. Deus olhou pra mim e falou "essa aí não vai tomar spoiler de Garota Exemplar" e não aconteceu até o fim da leitura, o que garantiu muita porrada emocional nos meus nervos. Minha segunda leitura da MLV 2020 não poderia ter sido mais impactante!

No seu quinto aniversário de casamento, Nick volta para casa para descobrir um acontecimento aterrador: sua esposa desapareceu. Há sinais de luta e sangue no chão e o que parece uma cena de crime; mas eis o grande problema: esse tipo de situação sempre acaba apontando para o marido, eventualmente.

A polícia parece determinada a encontrar o culpado, mas a incerteza do que fazer para escapar dos olhares estranhos e dos sussurros de culpa acaba levando Nick a investigar por conta própria. E o que parecia um caso de sequestro se mostra um jogo perigoso, que coloca Nick como a peça central do tabuleiro.

A narrativa da Gillian tinha me fisgado de jeito em Objetos Cortantes, outro thriller pra deixar seus olhos arregalados a cada reviravolta e revelação. Em Garota Exemplar, mais uma vez, ela vem subverter expectativas nos momentos chave, mostrando que sabe bem como conduzir uma narrativa explosiva.

A trama se divide em três partes. Temos Nick e a apresentação do que era e é a vida ao lado de Amy, sua esposa. Desde o momento mágico e encantador em que se conheceram, quando ela pareceu a mulher mais deslumbrante e única do mundo, até os anos do casamento que mostraram que ninguém é realmente perfeito assim; então Amy desaparece, e a busca desenfreada pelo seu paradeiro vai dar espaço para que revelações sobre Nick, seu relacionamento e até pontos importantes do passado dos dois venham à tona.

Resenha: Garota Exemplar

É muito difícil falar de Garota Exemplar! O interessante e impactante da história está justamente na surpresa, então vou me segurar nas opiniões a respeito do desenvolvimento das outras partes porque, acredite, se você ainda não leu/pegou nenhum spoiler, vai querer viver cada reviravolta chocante que esse livro tem a apresentar.

Aquelas caças ao tesouro sempre se resumiam a uma única questão: quem é Amy? (o que minha esposa está pensando? O que foi tão importante para ela no último ano? Quais momentos a deixaram mais feliz? Amy, Amy, Amy, vamos pensar sobre Amy).

Nick, desde o começo, se mostrou um protagonista humano. É um homem marcado pelo passado frio com um pai tóxico, mas ao mesmo tempo a presença calorosa de uma mãe e uma irmã gêmea cheias de emoção e carisma. Com Amy, Nick se divide entre um marido atencioso e, com os anos que se passaram, uma figura mais distante; o casamento deles vive essa montanha-russa comum em algumas relações - mas que, com eles, parece maior e mais catastrófica, uma vez que tanto Nick quanto Amy carregam seus fantasmas e seus segredos cabulosos.

São traços que os tornam personagens tão vivos e interessantes justamente por enchê-los de falhas, detalhes que deixam a trama mais dinâmica por não te dar a certeza do que pode estar acontecendo ali.

Gillian trabalha bastante essa coisa de personagens erráticos e é brilhante a forma como ela desenvolve esse conceito. Se em Objetos Cortantes havia uma presença muito grande de dúvida e terror psicológico, aqui é muito mais sobre manipular a opinião dos leitores e deixar todo mundo bem confuso - assim, quando as respostas chegam, você se choca junto com os personagens. E, conforme mais delas se apresentam, a familiaridade com a inconstância deles te torna parte da história.

Eu queria muito falar sobre a Amy, mas é impossível sem desenvolver um texto sobre a grandiosidade do que foi a construção dela como protagonista. Ela está presente em cada cena e detalhe, especialmente durante seu desaparecimento; nos pensamentos de Nick, na memória, nos cômodos da casa. Amy é a chave para tudo, não apenas a respeito do seu sumiço - foi morta? Sequestrada? Quem em sã consciência poderia querer fazer mal a Amy Exemplar? - mas o montante da narrativa toda.

Minha mãe sempre dissera aos filhos: se você está prestes a fazer algo, e se quer saber se é uma má ideia, imagine impresso no jornal para o mundo todo ver.

A investigação e as pistas e como o mistério se desenrola com o passar dos capítulos enche as páginas de tensão. Tá aí uma autora que eu vou acompanhar por muito tempo, porque a mulher sabe como trabalhar seu nervosismo da maneira certa - não apenas com a falta de respostas, mas também com o momento em que todas elas são explicadas.

Garota Exemplar é uma segunda prova de que a Gillian sabe trabalhar histórias pra lá de interessantes e inesperadas, usando artifícios comuns para construir tramas chocantes. É um livro simples sobre o desaparecimento de uma mulher, e de repente é muito além disso.

Sinopse: Uma das mais aclamadas escritoras de suspense da atualidade, Gillian Flynn apresenta um relato perturbador sobre um casamento em crise. Com 4 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo – o maior sucesso editorial do ano, atrás apenas da Trilogia Cinquenta tons de cinza –, "Garota Exemplar" alia humor perspicaz a uma narrativa eletrizante. O resultado é uma atmosfera de dúvidas que faz o leitor mudar de opinião a cada capítulo. Na manhã de seu quinto aniversário de casamento, Amy, a linda e inteligente esposa de Nick Dunne, desaparece de sua casa às margens do Rio Mississippi. Aparentemente trata-se de um crime violento, e passagens do diário de Amy revelam uma garota perfeccionista que seria capaz de levar qualquer um ao limite. Pressionado pela polícia e pela opinião pública – e também pelos ferozmente amorosos pais de Amy –, Nick desfia uma série interminável de mentiras, meias verdades e comportamentos inapropriados. Sim, ele parece estranhamente evasivo, e sem dúvida amargo, mas seria um assassino? Com sua irmã gêmea Margo a seu lado, Nick afirma inocência. O problema é: se não foi Nick, onde está Amy? E por que todas as pistas apontam para ele?

Título original: Gone Girl
Autora: Gillian Flynn
Tradutor: Alexandre Martins
Editora: Intrínseca
Gênero: Suspense e mistério
Nota: 5


3 comentários:

  1. Olá, Denise.
    Esse livro foi um marco na história dos suspenses. Até por isso depois dele todos que eram do gênero queriam tirar uma casquinha e lá vinha para os leitores de Garota Exemplar na capa hehe. Eu amei o livro e ficava a cada capitulo mudando de ideia de qual dois dois estava mentindo e nunca que imaginava nada daquilo hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  2. Oi, Denise
    Você teve sorte, porque eu nem curto suspense e levei muitos spoilers desse infelizmente. É claro que eu não sei os pormenores, mas só isso me fez desistir de um dia tentar ler ou assistir o filme.
    Beijo!

    https://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Esse mistério que ronda a história deve ser realmente instigante. Eu nunca assisti nem o filme que tem, pois quero ler esse livro antes.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo