Resenha: O Mar de Monstros - Rick Riordan - Queria Estar Lendo

Resenha: O Mar de Monstros - Rick Riordan

Publicado em 10 de mar. de 2021

Resenha: O Mar de Monstros - Rick Riordan

Segundo volume da série Percy Jackson e os Olimpianos, O Mar de Monstros é uma sequência espetacular que mantém o tom bem humorado e sarcástico do seu antecessor e apresenta uma expansão de universo e perigos na saga do nosso querido semideus.

Conheça o primeiro volume da série:

Essa resenha vai conter alguns spoilers do primeiro título da série.

Depois de um ano escolar curiosamente tranquilo, uma vez que Percy estava esperando monstros e ameaças de morte depois do ano anterior, o último dia de aula na nova escola particular segue como qualquer outro. Até que monstros aparecem para ameaçar sua vida e ele é forçado a fugir, com a ajuda de Annabeth - e do seu novo amigo, um grandalhão tímido e chorão chamado Tyson.

De volta ao Acampamento Meio-Sangue, Percy é confrontado com uma situação medonha: a árvore que protege aquele lugar foi envenenada, e eles têm pouco tempo para tentar salvá-la ou todo o acampamento estará condenado a ataques e destruição. Existe um objeto encantado capaz de fazer isso, mas, para alcançá-lo, nossos heróis precisam atravessar o Mar de Monstros.

Minha Maratona Riordanverso segue firme e forte e cada vez mais animada porque eu amo muito tudo isso, minha gente!

Esse é um exemplo de sequência que está à altura e é ainda melhor do que o primeiro livro brilhante da série. Com maestria, Riordan usa o carisma e bom humor da sua narrativa para nos transportar de volta ao universo de deuses gregos modernos e adaptações de mitologia e lendas antigas para o mundo contemporâneo.

Percy segue o garoto destrambelhado de sempre, mas, agora que está consciente de tudo ao seu redor, de quem é e de como se encaixa no mundo, mostra mais maturidade lidando com as situações caóticas que aparecem em seu caminho. Ainda é um grande cabeça de alga, mas um cabeça de alga querido.

Annabeth aparece mais uma vez pra representar o lado racional e brilhante do grupinho, mas aqui ela também está mais frágil e atormentada pelo passado. Todos os motivos para isso se desenvolvem no decorrer da história e são importantes para mostrar quem ela foi e quem está se tornando.

Uma adição ao trio principal, uma vez que Grover está desaparecido em uma missão distante - e conectado ao plot do livro - é Tyson, o garoto alto e desengonçado que se tornou amigo de Percy na escola e, curiosamente, tem mais conexão com o protagonista do que ele esperava.

Resenha: O Mar de Monstros - Rick Riordan

Tyson é o lado emotivo e inocente e ingênuo da história; uma criança no corpo de um adolescente de quase dois metros. Eu amo tudo a respeito do Tyson na história, como ele se comporta e como reage ao mundo e às circunstâncias. É uma fofura sem igual. E sua relação com o Percy é muito importante para o decorrer da trama principal, e para o futuro da história como um todo.

Outros personagens icônicos aparecem e têm seus grandes momentos, além de novos rostos - já conhecidos - com participações pra lá de especiais. Eu destaco Clarisse, filha de Ares e inimiga jurada de Percy, que aqui foge do esteriótipo de vilã que adora fazer bullying e mostra um lado mais centrado (explosivo, claro, mas mais centrado) e corajoso, especialmente nas situações em que se coloca.

Toda a treta com os deuses e com o antagonista maior, que é Cronos, começa a ganhar novos ares. Você sente que o que parecia um problema pequeno está crescendo e ficando cada vez mais difícil de resolver, e sente que os personagens vão sofrer até que tudo se acerte.

Ficamos perto de morrer umas seis ou sete vezes, só, o que considerei muito bom.

E, claro, junto com os personagens, a gente vai sofrer muito também.

Eu amo o bom humor da narrativa do Riordan, as tiradas, a genialidade em inserir todas as lendas no cotidiano que a gente conhece. Eu amo seus personagens, sua história e amo o desenvolvimento que ele dá para ela como um todo. O final desse livro é de cair o queixo (literalmente, a última linha é pra te deixar É O QUÊ? se ainda não leu) e abre espaço para mais tretas e mais reviravoltas no decorrer da série.

Resenha: O Mar de Monstros - Rick Riordan

O Mar de Monstros é um exemplo perfeito de sequência bem executada, e roubou meu coração mais uma vez, provando que Rick Riordan merece todo espaço que tem na minha estante e na minha conta bancária.

Sinopse: O Mar de Monstros é o segundo volume da série Percy Jackson e os olimpianos, best-seller do The New York Times. Nessa nova aventura, Percy e seus amigos estão em busca do Velocino de Ouro, único artefato mágico capaz de proteger da destruição seu lugar predileto e, até então, o mais seguro do mundo: o Acampamento Meio-Sangue. Com o envenenamento da árvore de Thalia por um inimigo misterioso, as fronteiras mágicas que protegem o Acampamento estão ameaçadas, e é preciso buscar o antídoto. Assim, nossos heróis partem em uma arriscada e incrível viagem pelo Mar de Monstros, localizado nas coordenadas 30-31-75-12: uma referência ao Triângulo das Bermudas. Lá, enfrentam seres fantásticos e muitos perigos e situações inusitadas, que põem à prova seu heroísmo e sua herança – quando Percy irá questionar se ser filho de Poseidon é uma honra ou uma terrível maldição. Combinando fatos contemporâneos com mitologia, fantasia com erudição, O Mar de Monstros diverte, encanta e ensina pais e filhos.

Título original: The Sea of Monsters
Autor: Rick Riordan
Editora: Intrínseca
Tradução: Ricardo Gouveia
Gênero: Fantasia | Infanto-juvenil
Nota: 5

4 comentários:

  1. Se tem uma coisa que amo nos livros do Riordan são os títulos dos capítulos. Nunca superei um em Magnus Chase que ele tira sarro de si mesmo kkkkkk
    Essa resenha bateu saudade dessa história...
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  2. Oi, Denise

    Amo que a parte racional dos grupinhos é sempre uma mulher! hahahah
    Que bacana que é uma sequencia que mantém a qualidade, é o mínimo que a gente espera, né?
    Eu não tenho vontade de ler a série e nem nada do autor pelo gênero que ele escreve mesmo, mas fico contente que agora os fãs finalmente vão ganhar uma boa adaptação. Pelo menos é o que se espera, né? hahaha
    Desejo boas leituras com os demais. ;)

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  3. Eu adoro as aventuras desse livro e, como vi primeiro o filme, achei bem melhor que ele. Preciso terminar os livros dessa série.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  4. Anônimo3.4.22

    oi eu amo aventuras desse livro

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo