Resenha: De volta para casa - Seanan McGuire - Queria Estar Lendo

Resenha: De volta para casa - Seanan McGuire

Publicado em 20 de abr. de 2021

Resenha: De volta para casa - Seanan McGuire

De volta para casa é o primeiro volume da série escrita pela autora Seanan McGuire. Vencedora de diversos prêmios literários - entre eles, o Hugo Awards - é uma fantasia criativa e fascinante sobre jovens que viajaram para outros mundos e agora têm que lidar com a realidade.

Se você gosta de histórias com mundos bizarros, vai curtir conhecer:

A história segue a protagonista Nancy, que foi enviada para um internato especializado em "crianças e adolescentes desajustados". Nancy ficou desaparecida por um tempão e voltou muito diferente; completamente mudada. Seus pais não encaram a verdade que é bem simples: Nancy passou anos no Mundo dos Mortos, servindo a corte do Senhor dos Mortos. E, agora, a realidade é demais para ela.

Nessa escola, ministrada por Eleanor, jovens como Nancy, viajantes que voltaram de outras dimensões, também estão tentando se adaptar ao mundo familiar; alguns estão simplesmente esperando as portas mágicas se abrirem novamente, levando-os de volta ao lar.

Quando jovens começam a ser atacados e mutilados no internato, Nancy e seus novos amigos resolvem investigar para tentar sobreviver à onda de ataques bizarros.

Resenha: De volta para casa - Seanan McGuire

De volta para casa foi uma grata surpresa. Eu não sabia o que esperar exatamente da história; sabia que era fantasia e que sua protagonista era assexual - dois motivos que me fizeram comprar o livro. E não é que encontrei um novo favorito?

- A esperança é uma faca que pode romper as bases do mundo.

Essa é uma história sobre pessoas desajustadas do que se acredita ser o "normal". De crianças e jovens que se encontraram em mundos de fantasia, mundos sombrios, mundos bizarros, e que se apaixonaram pelo que se mostrou seus verdadeiros lares. Crianças e jovens forçadas de volta à normalidade que não querem se adaptar ao esquecimento do que viveram.

É quase como se acompanhássemos Alice depois de voltar do País das Maravilhas; mas, aqui, Alice não estaria conformada com seu retorno. Ela estaria ansiosa por encontrar outra toca de coelho para cair.

Nancy sente falta do Mundo dos Mortos, do seu Senhor e da sua Senhora, de ter aprendido tanto lá. A narrativa usa muitas metáforas sobre crescimento e amadurecimento para falar sobre esses jovens esplêndidos e eu amei o desenvolvimento de cada um deles.

Resenha: De volta para casa - Seanan McGuire

A protagonista, mais apática e confusa por estar mergulhando nesse mundo onde todos entendem sobre o que ela está falando - mas com experiências diferentes, uma vez que os lugares além das portas levam a dimensões Absurdas ou Lógicas, dependendo do coração de quem atravesse as portas.

Eu gostei muito de como ela falou sobre a assexualidade dela, tão simples quanto tem que ser. E de como sua jornada de crescimento ficou bem nítida na trama.

Além dela, Kade, Jack e Christopher foram personagens muito interessantes. Curiosos em sua composição e suas peculiaridades e em suas histórias individuais. Mesmo com poucas páginas, o livro é rico em desenvolvimento e ação e tensão.

Narre as coisas impossíveis, transforme-as em uma história e elas podem ser controladas.

A narrativa é poética e simples, tudo na medida certa. Você se apaixona muito fácil pela bizarrice desse universo e acredita rápido nela. Seanan conduz seus personagens através dos mistérios e nos coloca naquela situação junto com eles; apesar de o mistério sobre os assassinatos ser bem fácil de desvendar - o que nem acho que era a intenção da autora - ainda te instiga a entender mais.

Resenha: De volta para casa - Seanan McGuire

A edição da Morro Branco é linda, capa dura e com uma diagramação e tradução ótimas.

De volta para casa me mostrou mundos além de portas que são fascinantes e criativos e de uma infinidade de estranhezas. Eu me apaixonei por tudo e já garanti os próximos exemplares da série, tamanha obsessão pelo universo da autora.

Sinopse: Crianças sempre desapareceram nas condições certas: escorregando pelas sombras debaixo da cama, atrás de um guarda-roupa ou caindo em buracos de coelhos e em poços velhos, para emergir em algum lugar... diferente. Nancy viajou para um desses lugares, e agora está de volta. As coisas que ela viu... mudam uma pessoa para sempre. E as crianças sob os cuidados de Eleanor West compreendem isso muito bem: cada uma delas procura a porta de volta ao seu próprio universo fantástico, mas poucas conseguem encontrá-la. Afinal, mundos mágicos têm pouca utilidade para crianças cujos milagres já foram usados. A chegada de Nancy marca também uma terrível mudança no internato. Há uma escuridão pairando à cada esquina, e quando a tragédia ataca, Nancy e seus colegas precisam desvendar o mistério. Não importa o custo.

Título original: Every Heart a Doorway
Autora: Seanan McGuire
Editora: Morro Branco
Tradução: Ana Death Duarte
Gênero: Fantasia
Nota: 5


5 comentários:

  1. Confesso que não é minha temática, mas você falou de uma forma tão única desse livro que fiquei com vontade de ler!

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  2. Olá, Denise.
    Já tinha visto esse livro em um outro blog. A série na verdade porque se não em engano a resenha já era do quinto livro hehe. Eu acho essa premissa muito interessante, mas não leria no momento por não ter ainda todos os livros publicados por aqui. Espero que continue gostando dos outros como gostou desse.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  3. Oi Nizz, tudo bem?
    Achei a capa bem misteriosa, imaginei até que fosse meio dark, meio suspense. Adorei a proposta! A assexualidade é um tema que vejo pouco na literatura e adorei essa questão do "desajuste" na normalidade, e de encontrar um lugar em que você é aceito como é.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  4. Oi, Nizz!
    Eu jurava que fosse um suspense esse livro... acho que já vi uma resenha por aí porém devo ter confundido. Gostei muito da sinopse e pela nota já coloquei na wishlist para leituras futuras.
    Beijo!
    https://capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Hey Denise o/

    Não dei muita atenção para essa capa, mas você me convenceu muito que eu preciso ler esse livro ontem.

    Vc está engordando minha lista de desejados.

    Boas leituras,
    Karen Gabrieli | Apesar do Caos

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo