Ranking do Grishaverso - Queria Estar Lendo

Ranking do Grishaverso

Publicado em 19 de abr. de 2021

Ranking do Grishaverso

Sexta-feira tem estreia de Shadow and Bone e, por isso, resolvi fazer um ranking do Grishaverso. Do melhor ao pior livro, na minha humilde opinião (e não, ela não está errada por existir, não venha me encher o saco!), porque terminei Rule of Wolves e então, oficialmente, terminei o universo Grisha.

Aqui no Brasil, tivemos a publicação da trilogia Grisha e da duologia Six of Crows. Não há previsão de lançamento para a duologia King of Scars, por enquanto, mas a gente torce.

Ranking do Grishaverso

7) Ruína e Ascensão

Sim, eu dei cinco estrelas. Sim, eu amo. Sim, eu reconheço que é fraco e tinha muito potencial e que foi desperdiçado. Esse é o terceiro volume da trilogia Grisha e encerra as aventuras da Alina, Darkling e companhia limitada (por um tempo). Por ser sequencial ao que eu considero o melhor capítulo da trilogia, Ruína e Ascensão teve um final bem mais ou menos. Muitas coisas poderiam ter sido incríveis e grandiosas e acabaram... Mornas demais. É ruim? Não. Dá pra série arrumar? Com certeza.

6) Sombra e Ossos

O primeiro livro é sempre o mais fraquinho, né? Especialmente porque não tem o Nikolai nele, cof cof. Mas também é o primeiro livro da autora, então eu dou esse crédito a ela; escrever primeiros livros pra fantasia é sempre uma tormenta, e Sombra e Ossos tem carisma, aqueles clichês esperados, umas babaquices de narrativa que a gente ignora (tipo garotas se odiando por causa de garotos) que refletem muito a época em que foi lançado. Hoje em dia a Bardugo já arrumou tudo isso.

5) Sol e Tormenta

Meu favorito da trilogia e um dos favoritos da vida, tem a aparição do melhor personagem do universo que é Nikolai Lantsov e só minha opinião importa. Esse livro tem um ritmo muito frenético, um final de te deixar arrancando os cabelos em surto e ainda entrega umas reviravoltas bastante interessantes pra trama da Alina. Eu amo, amo, amo.

Ranking do Grishaverso

4) King of Scars

O primeiro volume da duologia final do Grishaverso acompanha Nikolai, Zoya e outras personagens vivendo as consequências da guerra civil lá da trilogia. É um livro bastante lento e um dos POVs me encheu a porra do saco do começo ao fim (totalmente desnecessário existir), mas também é um livro bem mais maduro e político e tem o melhor ship que a Bardugo já escreveu (sim, melhro que Kazinej).

3) Rule of Wolves

Com um ritmo mais desesperador que o primeiro volume, a finalização do Grishaverso foi 99% perfeita. Teve um único detalhe que não me agradou, mas, num todo, foi um livro que me fez rir, chorar e deixou um buraco enorme no meu coração de saudade.

Ranking do Grishaverso

2) Six of Crows

O início da duologia dos Corvos, acompanhando os criminosos de Ketterdam em um sequestro e planos mirabolantes, é a segunda melhor coisa que a Bardugo escreveu. Só perde para o fim dessa duologia, porque consegue ser ainda mais impactante. O desenvolvimento dos personagens, seus traumas e crescimentos, suas personalidades; é tudo impecável.

1) Crooked Kingdom

Por fim, ele. O que me fez gritar contra as páginas, que me fez chorar e rolar pelo chão. O fim da duologia e início da minha tormenta eterna por seis personagens. Kaz, Inej, Jesper, Wylan, Nina, Matthias; eu os amo, eu morreria por eles, eu vou morrer quando vê-los na série.

E aí, como é seu ranking do Grishaverso? Eu não coloquei os livros extras porque eles são isso mesmo, extras. Mas As Vidas dos Santos é o meu favorito entre eles!


5 comentários:

  1. Olá, Denise.
    Que essa semana passe voando hehe. Nosso ranking quase bateu. Tirando os livros que ainda não foram publicados por aqui e que eu ainda não li, a gente só divergiu na primeira e segunda colocação. Eu gosto mais de Six Of Crows hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  2. Claramente a duologia no topo! Olha sinceramente... Rule of Wolves tinha tanto potencial, mas tanto potencial... foi bom mas poderia ser melhor
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  3. Suas postagens são ótimas, estou seguindo seu blog e curtindo bastante!! Parabéns!

    Meu Blog: Isadora Freitas

    ResponderExcluir
  4. Ainda não li os livros de King of Scars, mas acho que vou adorar. Por enquanto Croocked Kingdom está no primeiro lugar dos livros desse universo.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  5. Acabei de concluir a trilogia e iniciei King of Scars. Ainda não li Six of Crows. Gostei do final da trilogia. Achei um desfecho digno para os personagens. Só senti falta de uma explicação para o surgimento da conjuradora do Sol.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo