Resenha: O Último Olimpiano - Rick Riordan - Queria Estar Lendo

Resenha: O Último Olimpiano - Rick Riordan

Publicado em 27 de abr. de 2021

Resenha: O Último Olimpiano - Rick Riordan

O Último Olimpiano é o volume final da série Percy Jackson e os Olimpianos, série que consagrou o Rick Riordan como um dos melhores autores de livros juvenis da atualidade - e que consagrou, também, como um dos meus favoritos da vida.


Essa resenha vai conter spoilers dos livros anteriores da série! Leia por sua conta e risco.

O aniversário de dezesseis anos de Percy está chegando e, com ele, o cumprimento da Grande Profecia - que diz que um meio-sangue vai destruir o Olimpo ou salvá-lo. E, claro, com ela vem também a guerra contra o grande titã Cronos e seu exército infinito de monstros.

Percy tem uma chance de entender melhor Luke, agora o receptáculo do titã, e de talvez encontrar uma brecha para salvar o mundo; mas, para isso, precisa atravessar o Mundo Inferior e lutar contra o tempo, porque a batalha de Nova York está prestes a começar.

O Último Olimpiano é exatamente tudo que uma série carismática e maravilhosa como essa merece para o final. Tem drama, reviravoltas, tem o bom humor sarcástico e característico da narrativa do Riordan, e me arrancou lágrimas e soluços no fim, muito mais do que na minha primeira leitura.

Resenha: O Último Olimpiano - Rick Riordan

Reler essa série foi voltar pras minhas origens de leitora, quando ainda não tinha tantos livros, mas me agarrava a personagens queridos com todas as forças. Eu ainda amo Percy, Annabeth, Grover, Thalia, Nico, Luke, e todos os outros meio-sangues como se fossem meus amigos. Como se eu tivesse vivido essa história na minha adolescência e, agora, lembrasse dela com carinho.

Do começo ao fim, Riordan equilibra ação com reviravoltas e revelações importantes. Coisas que estavam na história desde sempre, mas só agora se encaixaram no plot. Ele resgata informações do passado, as histórias de personagens-chave para essa guerra, e as coloca sobre o tabuleiro da guerra porque importam muito.

- Com grandes poderes... vem uma grande necessidade de tirar um cochilo.

Eu amo, amo, amo o Percy. Esse Cabeça de Alga é tudo que eu preciso em protagonistas, e aqui ele está no auge da sua maturidade (com as piadinhas de bônus, óbvio) confrontando Cronos e seus monstros ciente do destino terrível que está à sua frente. Ele é corajoso, leal e um dos melhores heróis que já li.

Além dele, claro, o panteão de semideuses enche as páginas com momentos de fazer um estádio vibrar de tanta animação. Annabeth e sua sagacidade são essenciais para as estratégias de batalha, defendendo Nova York e o Olimpo como a filha de Atena que é. Ela e Percy são KAISBOUSAOUSA uns fofuchos que eu queria abraçar e proteger do mundo!

Resenha: O Último Olimpiano - Rick Riordan

Grover tem ainda mais destaque nesse livro depois do seu encontro com Pã e o significado das mensagens que o deus selvagem deixou para ele. Do sátiro medroso para um líder da natureza, foi incrível acompanhar o crescimento desse buscador.

Além do trio principal, vale destacar a presença do Nico, meu filho de Hades perfeito que nunca errou, mesmo quando cometeu erros; diferente do garotinho birrento e ressentido, Nico aprendeu com seus erros e encontrou seu lugar entre os meio-sangues. Ele sabe o que precisa fazer, o que precisa dizer e, ainda assim, está aprendendo com os passos em falso que dá em seus caminhos. A amizade dele com o Percy é muito fofa e importante para o seu desenvolvimento.

Rachel Elizabeth é outra maravilhosa que meu senhor, eu urrava em toda cena que ela aparecia. A humana capaz de enxergar através da Névoa é uma adição essencial para o decorrer da trama, e para a resolução dela também.

Era uma daquelas típicas histórias de "E, então, eles morreram. Fim" que sempre deixavam os semideuses muito sentimentais.

E Luke, que aqui é o receptáculo de Cronos, mas que também tem espaço para entendermos mais sobre o passado e que, sem querer, em sua revolta e vingança, é o responsável por mudanças consideráveis nos rumos da trama dessa história. Eu amo tanto ele que dói!

Thalia, filha de Zeus, tem cenas impressionantes, assim como Clarisse, filha de Ares, e outros semideuses que fazem parte do elenco principal dessa história. Eles são os heróis, os protagonistas da guerra; enquanto os deuses defendem o Olimpo de uma ameaça maior e distante, cabe a seus filhos fazer o que sempre fizeram: salvar o dia.

E como os deuses aparecem, quando aparecem, é emocionante.

E é legal porque as ameaças são crescentes e sem fim então, até o livro terminar, tensão é tudo que existe. Não dá pra saber quem está a salvo, quem vai se sacrificar, se algum deus ou semideus corre perigo real - há mortes, e elas são DOLOROSAS ao extremo. Heroicas, mas perdas pesadíssimas.

Resenha: O Último Olimpiano - Rick Riordan

No fim, O Último Olimpiano é um adeus à juventude dos nossos heróis e um passo em direção à maturidade com uma nova Grande Profecia e a promessa de novas aventuras na série sequência, que é Os Heróis do Olimpo.

Foi um despedida à inocência e um olá a perigos maiores e riscos mais mortíferos, como os caminhos da vida de todos os semideuses têm que seguir.

Sinopse: O aguardado desfecho da série que já ultrapassou a marca de 500 mil exemplares vendidos e é destaque nas principais listas de best-sellers do país. Os meios-sangues passaram o ano inteiro preparando-se para a batalha contra os titãs, e sabem que as chances de vitória são pequenas. O exército de Cronos está mais poderoso que nunca, e cada novo deus ou semideus que se une à causa confere mais força ao vingativo Senhor do Tempo. Enquanto os olimpianos se ocupam de conter a fúria do monstro Tifão, Cronos avança em direção à cidade de Nova York, onde o Monte Olimpo está precariamente vigiado. Agora, apenas Percy Jackson e seu exército de heróis podem detê-lo. Nesse quinto livro da série, o combate que pode acarretar o fim da civilização ocidental ganha as ruas de Manhattan, e Percy tem a terrível sensação de que sua luta, na verdade, é contra o próprio destino. Revelada a sinistra profecia acerca do décimo sexto aniversário do herói, ele enfim encontra seu verdadeiro caminho.

Título original: The Last Olympian
Autor: Rick Riordan
Editora: Intrínseca
Tradução: Raquel Zampil
Gênero: Fantasia | Infanto-juvenil
Nota: 5


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo