4 histórias de ficção científica YA para conhecer - Queria Estar Lendo

4 histórias de ficção científica YA para conhecer

Publicado em 19 de jun. de 2021

4 histórias de ficção científica YA para conhecer

Ficção científica é um gênero gigantesco e que abraça muitas vertentes. Ele é muito forte na literatura juvenil também, e hoje eu tenho indicação de 4 livros de ficção científica YA para você conhecer!

Lembrando que os livros precisam ser infanto-juvenis e se encaixar no gênero de ficção científica, que pode se expandir para Space Opera e tantos outros filamentos desse gênero.

5 histórias de ficção científica YA para conhecer

Skyward (Brandon Sanderson)

Recentemente eu li e me apaixonei por essa história e foi uma grande surpresa. Eu não sabia que era YA (quase não li a respeito, só li pelos surtos de pessoas que conheço e confio na opinião) e não é que encontrei uma ambientação juvenil extremamente bem feita? Com uma personagem principal adolescente que realmente soa como uma adolescente.

Skyward se passa em um planeta desconhecido; a raça humana está sobrevivendo a oitenta anos, desde que caíram naquele solo desconhecido e começaram a ser caçados por uma raça chamada Krell. Spensa é nossa protagonista e ela sonha em ser uma piloto. Mas, para isso, precisa passar nos testes e se provar digna e corajosa; para isso, precisa superar o legado de seu pai, um piloto que desertou da luta e se tornou um covarde por isso.

5 histórias de ficção científica YA para conhecer

Miragem (Somaiya Daud)

Num sistema solar dominado por um império cruel, Amani vê sua vida virar de ponta cabeça quando é sequestrada e levada até a princesa daquele império; acontece que Amani é idêntica à princesa, e sua alteza real precisa que Amani se passe por ela para garantir que esteja presente em todos os eventos importantes sem colocar sua verdadeira presença em risco. Isso, é claro, unido a várias tramoias rebeldes e políticas.

Miragem não foi uma grande leitura para mim, mas sei que estou enferrujada em plots do tipo. Alguns anos atrás, teria sido um favorito com certeza; o universo é muito rico e criativo, as personagens são enigmáticas e você se interessa em acompanhar suas jornadas.

5 histórias de ficção científica YA para conhecer

Cinder (Marissa Meyer)

Eu falo e falo e falo e repito e repito e repito, mas é que As Crônicas Lunares é um xodó do meu coração e sempre preciso exaltar essa história. A releitura de contos de fadas num futuro com viagens entre a Terra e a Lua (que se tornou habitável), com a tecnologia capaz de criar inteligências artificiais robóticas e substituir pedaços do corpo para transformar pessoas em ciborgues, essa é uma série pra lá de carismática.

A cada livro, tudo melhora. A ambientação, os plots, as reviravoltas; tem uma das melhores e mais espertas vilãs que eu já li e um conjunto de protagonistas femininas bem diversas e extremamente fortes em suas personalidades e peculiaridades. Eu amo e respiro essa série e vale a pena demais correr atrás pra ler!

5 histórias de ficção científica YA para conhecer

A Queda dos Anjos (Susan Ee)

O mundo acabou com uma guerra entre anjos e demônios. Agora, os humanos que sobreviveram precisam escapar dos esquadrões de anjos e dos monstros que tomam as ruas. A guerra ainda permeia a humanidade, e é nesse inferno vívido que encontramos nossa protagonista, Penryn. Ela, sua irmã e sua mãe seguem sobrevivendo, até que um acontecimento terrível a força a se unir a um anjo renegado para tentar salvar sua família.

Essa trilogia foi publicada aqui pela Verus e merecia muito mais atenção do que tem. A história da Susan Ee é cheia de reviravoltas, personagens cativantes e um cenário pra lá de macabro. A distopia que ela criou usando anjos e demônios é muito crível dentro da atmosfera trabalhada pela narrativa. Do começo ao fim da trilogia, é tudo impecável.

E aí, conhecia alguma delas?

4 comentários:

  1. OI Denise! Li a série Crônicas Lunares e também a trilogia de Susan Ee e recomendo ambas. São história diferentes e maravilhosas, que ainda gostaria de reler. Adorei as dicas. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  2. Oi Nizz, tudo bem?
    Tirando Cinder, não conhecia os títulos.
    Aliás, vejo sempre as pessoas elogiando As Crônicas Lunares e fico curiosa. Porém, minhas 2 leituras de livros da Marissa Meyer não foram uau. :(
    Aí queria te perguntar: você já leu Sem Coração e Renegados? Se sim, você gostou?
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pri!
      Então, eu considero Crônicas Lunares a história mais forte dela até agora - sim, li os dois e curti bastante, mas nada alcançou o nível de surto que foi com a história da Cinder e das outras meninas.
      Se você curte contos de fadas e releituras, talvez valha a pena dar uma chance! Essa série vai escalonando em questão de perigos e questões políticas e tretas, aumentando a quantidade de personagens principais com os livros. Eu amo MUITO e até agora ela não conseguiu me fazer sentir o que senti com esses livros HUSAUHSAUHSAUHSAUHSAHU

      Beijos!

      Excluir
  3. Oi Dê, tudo bem? Eu me afastei um bocado dos livros com personagens jovens, mas ficção é um gênero que eu gosto demais! Cinder está na minha lista há anos, preciso demais conferir!

    BJs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo