Resenha: O Filho de Netuno - Rick Riordan - Queria Estar Lendo

Resenha: O Filho de Netuno - Rick Riordan

Publicado em 23 de jul. de 2021

Resenha: O Filho de Netuno - Rick Riordan

O Filho de Netuno, segundo livro da série Os Heróis do Olimpo, dá sequência às revelações de O Herói Perdido, e traz personagens conhecidos assim como apresenta novos nomes importantes para o decorrer da saga.

Conheça o livro anterior da série:

Essa resenha pode conter alguns spoilers do primeiro volume.

Na trama, Percy Jackson está perdido, sem memória e com um único objetivo: chegar a um ponto do mapa que parece ser seguro. Por semanas, ele tem sido perseguido por monstros que não ficam mortos e assombrado pela mente vazia em relação ao seu passado; é nesse pandemônio que ele chega ao Acampamento Júpiter, um lugar especial para filhos de deuses, onde a maioria é treinada de acordo com as tradições romanas.

Nesse Acampamento, Percy conhece Hazel e Frank, seus salvadores, e é com eles que vai se aventurar numa missão dada por um deus. Os três têm alguns dias para viajar até o Alasca e encontrar o esconderijo de um dos gigantes mais tenebrosos da guerra que está por vir e, quem sabe, recuperar um objeto há muito perdido do Acampamento. Um que pode significar vitória para eles.

O Filho de Netuno é a resposta às lacunas que tivemos com O Herói Perdido. Sabíamos que Percy tinha desaparecido e que tinha algo a ver com a presença do Jason no Acampamento Meio-Sangue; é aqui que temos todas as respostas.

O mundo dos semideuses é dividido entre romanos e gregos e é fantástico como o Riordan explora as diferenças culturais e os motivos para essa divisória existir. Fatos históricos, rivalidade, guerras que culminaram em muitas mortes; a cultura grega e a romana sempre coexistiram. Mas, para ganhar a guerra contra Gaia, elas talvez precisem lutar juntas.

Resenha: O Filho de Netuno - Rick Riordan

E Percy estar ali no Acampamento Júpiter é um chamado às armas e à paz por um motivo maior. A perdição dele é desesperadora de acompanhar, especialmente porque o vazio em sua mente significa que ele se esqueceu de tudo que vivemos ao seu lado na série anterior, mas também instiga. Queremos saber como ele vai recuperar a memória, queremos que ele se lembre dos amigos, da Annabeth, do seu verdadeiro lar.

Ele continua o pamonha divertido, debochado e carismático de antes, apesar da tensão envolvendo seu passado. Sua relação com Hazel e Frank é maravilhosa, o tipo de amizade que nasce do inesperado e de repente se torna tão importante.

Hazel, filha de Plutão (Hades), tem um papel grandioso na Profecia dos Sete; devagar, vamos entendendo quem ela é, qual o seu passado - um muito macabro e triste, aliás - e quais suas responsabilidades na missão e na luta futura.

Frank, por outro lado, ainda não foi reclamado por seu pai divino, e esse mistério e a resposta para ele, quando vem, estabelecem muito sobre sua personalidade. Ele é uma peça desastrada e mal vista no Acampamento por isso, mas tem em seu coração o tipo de coragem que vai criar um grande guerreiro, quando ele aceitar quem realmente é.

Ele e a Hazel são umas gracinhas um com o outro; da amizade à crush, eles confiam a ponto de dividirem seus maiores segredos um com o outro antes de expor para o mundo.

Todo o background do Acampamento Júpiter é fabulosamente criativo e, tal como o outro Acampamento, entrega uma releitura maravilhosa da cultura romana para os dias atuais. Mais sérios, firmes e disciplinados que os semideuses gregos, os romanos são um acréscimo interessante para o universo criado pelo Riordan.

Resenha: O Filho de Netuno - Rick Riordan

Não apenas eles, mas as versões romanas dos deuses também - não apenas seus nomes, mas suas personalidades e poderes mudam de acordo com como se portam. Em Roma, eles eram deuses diferentes, e isso se reflete quando aparecem ali.

A ameaça vivenciada pelo trio é tão grande quanto a que Jason, Leo e Piper viveram no livro anterior; só mostra mais e mais o quanto Gaia é uma inimiga maior e mais indestrutível do que os titãs, então enche a gente ainda mais com medo do que está por vir.

O Filho de Netuno fecha essa primeira dupla de livros com um final animado, mas que também dá a entender as provações que eles vão ter que viver pela frente. É um segundo livro divertido, criativo e cheio de carisma.

Sinopse: A vida de Percy Jackson é assim mesmo: uma grande bagunça de deuses e monstros que, na maioria das vezes, acaba em problemas. Filho de Poseidon, o deus do mar, um belo dia ele acorda de um longo sono e não sabe muito mais do que o seu próprio nome. Mesmo quando a loba Lupa lhe conta que ele é um semideus e o treina para lutar usando a caneta/espada que carrega no bolso, sua mente continua nebulosa. De alguma forma, Percy consegue chegar a um acampamento de semideuses, mas o lugar não o ajuda a recobrar qualquer lembrança. A única coisa que consegue recordar é outro nome: Annabeth. Com seus novos amigos, Hazel e Frank, Percy descobre que o deus da morte, Tânatos, está aprisionado e que Gaia pretende reunir um exército de gigantes para dominar o mundo e reescrever as regras da vida e da morte. Juntos, os três embarcam em uma missão aparentemente impossível rumo ao Alasca, uma terra além do controle dos deuses, para cumprir seus papéis na misteriosa Profecia dos Sete. Se falharem, as consequências, é claro, serão desastrosas.

Título original: The son of Neptune
Autor: Rick Riordan
Editora: Intrínseca
Tradução: Rodrigo Peixoto
Gênero: Fantasia
Nota: 4


3 comentários:

  1. Olá, Denise.
    Eu li as duas séries uma seguida da outra e quando vi que no primeiro livro não tinha o Percy fiquei frustrada hehe, mas esse compensou. Queria reler os livros também porque mal me lembro dos detalhes. Mas tenho tantos livros parados na estante que agora não dá hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  2. Oi Denise,
    Eu só li Percy Jackson do Rick Riordan e gostei bastante!
    Sempre fui apaixonada por mitologia grega e ele sabe trabalhar isso muito bem, a gente aprende bastante sem se dar conta! rs
    Essa série, por ser focada na cultura romana vai ser algo bem diferente para mim! Quero ler!
    beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi Denise! A escrita deste autor empolga muito os leitores e ainda que eu não tenha conseguido ler algo dele ainda, eu quero conferir toda sua obra. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo