Resenha: Sobre pássaros e caracóis - Breno X. Matos - Queria Estar Lendo

Resenha: Sobre pássaros e caracóis - Breno X. Matos

Publicado em 12 de jul. de 2021

Resenha: Sobre pássaros e caracóis - Breno X. Matos

Sobre pássaros e caracóis é o novo livro do autor Breno X. Matos, que entrou em contato com a gente para firmar uma parceria para essa resenha. Com uma narrativa lenta e tensa, ele traça uma história sobre luto, depressão e tragédias que não podem ser esquecidas.

Para quem gosta de suspenses dramáticos, vale a pena conhecer:

O livro se divide entre passado - 2005 - e presente - 2019 - acompanhando a vida de Jonas, um rapaz que presenciou algum acontecimento terrível em sua infância, tão terrível que sua memória resolveu apagar o que ocorreu. Uma espécie de escape para poupá-lo? Um artifício para esconder o trauma? Jonas não sabe, mas tem dificuldade em saber se deseja alcançar a verdade ou deixá-la apagada.

Tudo o que entendemos é que Jonas perdeu seu irmão, e que sua relação com o pai é extremamente conturbada por causa da morte da mãe. Sua relação com o mundo, na verdade, é conturbada. Mesmo seu amigo, Felipe, parece distante demais; inalcançável para esse abismo em que Jonas vive.

Sobre pássaros e caracóis é uma jornada sobre luto, crescente e decrescente depressão, transtornos psicológicos e problemas familiares. Em alguns pontos, é pesado nos assuntos que trata - por isso acho importante já deixar um aviso de gatilho aqui na resenha. Tem cenas de violência e de confusão mental que podem ser perturbadoras; nada que um livro do Stephen King também não tenha, mas fica aí o aviso.

As visitas do protagonista ao psicólogo ditam o tom do livro, que mescla entre confusão e tensão e respostas pontuais. É uma obra longa, com suas 500 páginas, mas os capítulos curtos tornam o envolvimento fácil. Você quer entender quem é esse personagem; o que aconteceu na vida dele; por que sua relação familiar com o pai é tão perturbada.

Resenha: Sobre pássaros e caracóis - Breno X. Matos

Enquanto os pontos de vista no presente servem para construir essa sensação de "o que diabos está acontecendo?" com o personagem, as partes no passado elucidavam muita coisa. Pela personalidade do Jonas que se perdeu com as tragédias misteriosas, e pela presença do próprio Arthur, seu irmão. Um garoto rebelde que vivia intensamente tudo que fazia, que era importante para Jonas em vários sentidos da relação irmão mais velho-irmão mais novo, ao mesmo tempo em que se mostrava uma pessoa difícil de alcançar como tantos outros na vida do protagonista.

Essa distância do Jonas para com todo mundo ao seu redor é importante pra gente entender quem é nosso protagonista, realmente. Deu para sentir muito bem a montanha-russa do desenvolvimento subindo no decorrer do livro, e então despencando com as revelações e o clímax da história.

Os cliffhangers no fim de cada parte ajudaram a manter o mistério. O livro poderia ter sido um pouquinho mais curto, com umas descrições mais podadas. Os capítulos curtos ajudam a não ser um problema, mas daria para deixar o ritmo um pouco menos arrastado em certas partes - principalmente o começo.

As respostas, quando chegam, se encaixam bem com o que a história vinha propondo. Uma delas eu consegui adivinhar, a outra me surpreendeu bastante. Ajudou a colocar as peças de cada personagem em seu devido lugar na trama principal. Não é exatamente um plot twist, mas uma crescente de nervosismo que vai trazendo a resposta e, quando chega, é a reviravolta que essa história precisava.

Inclusive em relação ao título; pássaros e caracóis aparecem em quatro pontos essenciais da história, e se relacionam ao personagem principal e seus arredores de maneira bem sutil. Eu me senti muito presa à realidade do Jonas, e ao psicológico dele e dos personagens coadjuvantes, então tô curiosa pra ver a interpretação que outros leitores vão tirar desses momentos - e de outros que se abrem a discussões.

Os coadjuvantes têm seus momentos, especialmente Luiz, o pai do Jonas, e Arthur, seu irmão - esse, nas partes do passado. O pai é bastante amargurado, marcado pela tristeza e rancor. Arthur, como eu comentei, é energia pura e uma espécie de porto-seguro para Jonas, mas mesmo uma relação segura como essa tem seus momentos de confusão e afastamento.

Uma crítica que tenho é em relação à edição. Enquanto espaçamento, tamanho de letra e composição das páginas são ótimos detalhes, a revisão deixou a desejar. Coisa que pode ser arrumada em edições futuras, mas que vale apontar porque tem muito escorregão gramatical no decorrer da história. Palavras com letra faltando, uma frase que não bate com o que foi dito anteriormente, erros de concordância. Coisas que um copidesque poderia pegar com mais atenção.

Sobre pássaros e caracóis é um suspense dramático que lida muito com o psicológico dos seus personagens. Uma leitura interessante que fala sobre assuntos complexos do cotidiano e que equilibra muito bem tensão e respostas no seu devido tempo.

Sinopse: Jonas é um rapaz que vive atormentado pelas memórias do seu passado. Morando com seu pai viúvo, ele lida com a relação frágil e conturbada que há entre eles. Depois de alguns eventos estranhos em sua volta, o garoto entrará numa jornada para desvendar a verdadeira causa da morte de seu irmão Arthur. Lançado para a tragédia que o assombra há quatorze anos, evento este do qual ele não se lembra, irá descobrir a si mesmo no processo. Alternando entre presente e passado, Sobre Pássaros e Caracóis vai retratar temas como trauma, luto, rancor, depressão, distúrbios psicológicos e tragédias irreparáveis. Até quando eles irão suportar o ensurdecedor silêncio que habita dentro das paredes daquela casa?

Título original: Sobre pássaros e caracóis
Autor: Breno X. Matos
Editora: Chiado
Gênero: Drama | Suspense e mistério
Nota: 4


2 comentários:

  1. Olá, Denise.
    Eu já li alguns livros da editora na época que eu tinha parceria com autores e pelo menos os que eu li eram todos enormes e mal revisados hehe. Achei o enredo desse muito interessante e esse título já deixa a gente intrigado. Fui dar uma olhada e vi que o e-book está mais em conta, quem sabe eu venha a ler ele.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Eu ia comentar a mesma coisa que a Sil sobre a revisão, li um livro deles recentemente e mds...
    Mas a história parece interessante, me lembrou um pouco uma minissérie que assisti tempo atrás. Então fiquei curiosa com a relação paternal. Apesar que ando evitando esse tipo de leitura. Até as coisas do King nem encostei esse ano. haha

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo