Resenha: Fundação - Isaac Asimov - Queria Estar Lendo

Resenha: Fundação - Isaac Asimov

Publicado em 24 de set. de 2021

Resenha: Fundação - Isaac Asimov

Hoje tem resenha de mais um dos 12 clássicos que escolhi para ler esse ano! Dessa vez, vamos falar de Fundação, um marco de ficção científica escrito por Isaac Asimov.

Para quem curte ficção científica e Space Opera, vem conhecer:

A história tem como protagonismo a própria Fundação, por assim dizer; um estudioso chamado Hari Seldon e sua psico-história preveem, através de cálculos matemáticos e estudos profundos, a queda do Império Galáctico - uma instituição que domina milhões de planetas pela galáxia e que se sustentou durante milhares de anos.

A queda é eminente, e esse primeiro livro acompanha a criação da Fundação, uma enciclopédia reunindo todo o conhecimento adquirido entre as civilizações para tentar impedir uma queda e decadência ainda mais extensa do que Seldon previu - e muitos anos depois, as consequências das previsões do estudioso.

É muito difícil falar sobre Fundação justamente por ser um livro que não se prende a um núcleo de personagens, e nem mesmo um só lugar ou planeta. Dividido entre várias partes - cada uma delas narrando, em capítulos curtos, as previsões e consequências mapeadas pela psico-história - é um livro pra lá de interessante e intenso.

Eu esperava me perder completamente, mas a narrativa do Asimov é bastante lúcida e simples dentro de tudo que ele propõe. É absurdo pensar que, lá nos anos 50, a mente dele construiu tantas referências de Space Opera que hoje são consideradas comuns.

"A violência é o último refúgio do incompetente."

Fundação é uma jornada por política, economia e sociedade. É uma história que aborda - como o próprio Asimov pesquisou e se inspirou - a queda de um império considerado, até então, inquebrável (tal como foi com o império romano). E o que se segue à decadência de um sistema intergaláctico tão impecável.

Lentamente, as "profecias" de Seldon se concretizam. Tudo que seus estudos previram vai acontecer, mas ele deixa bem claro, enquanto ainda era vivo, que não pode influenciar. O futuro depende de decisões e de liberdade de decidir, ainda que ele pavimente o caminho pelo qual as futuras gerações - fadadas ao caos - devem seguir.

É muito, muito interessante justamente por lidar com temáticas que atravessaram a História: religião, comércio, todos os tipos de política. Com o passar de muitos anos, acompanhamos essas coisas ditarem o rumo do futuro - em direção ao pandemônio completo ou ao recomeço.

Resenha: Fundação - Isaac Asimov

O único motivo de não ter sido um cinco estrelas é que as duas últimas partes soaram um pouco enfadonhas demais. Compreensível, considerando o momento que elas abordavam, mas arrastou uma leitura que estava fluindo super bem.

Fundação é o primeiro livro da consagrada trilogia de Isaac Asimov e com certeza me deixou curiosa para ver o que os próximos anos desse futuro reservam. Com adaptação chegando pela Apple TV, vale a pena demais conhecer esse clássico.

Título original: Foundation
Autor: Isaac Asimov
Editora: Aleph
Tradução: Fábio Fernandes
Gênero: Ficção científica | Space Opera
Nota: 4


8 comentários:

  1. Oie Dê!
    Eu não conheço Space Opera, mas gosto de clássicos
    acho que esse ia ser um pouquinho dificil pra mim na leitura, mas gosto de como eles introduzem e mostram um pouco da época e em outros contextos, ainda podem ser tão atuais!
    Achei legal que a escrita dele foi fluida e só um pouquinho se arrastou (se nao se arrastou muuuuuuito a gente GOSTA!!!)

    Adorei a dica, anotado para conhecer mais!
    Quais os outros classicos voce escolheu pra esse ano?

    Beijos!
    Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Muito legal esse desafio dos clássicos. Por aqui estou tentando incluir mais durante o ano, e esse seria perfeito pra entrar na lista pq seria altamente fora da minha zona de conforto.
    E espero não ter dificuldades.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  3. Oi Denise,
    Nossa, eu falo pra Pamzinha que quero ser que nem ela quando crescer para conseguir me concentrar nos clássicos, rs.
    Eu acho muito chique e inteligente quem se anima ao lê-los, mas eu estou em uma fase que não consigo nem me animar a tentar, rs.
    beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Olá, Denise.
    Eu confesso que não consegui gostar não só desse mas dos livros do autor em geral. Li alguns na época da adolescência quando eu era viciada nos livros policiais e meu sobrinho em ficção científica e a gente trocava os livros que pegava na biblioteca hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  5. Oie
    Sempre tive vontade de ler os livros deste autor. Adoro ficção científica.

    Beijinhos
    https://tecendoaliteratura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Denise! Tenho curiosidade de conhecer a escrita deste autor, mas no momento não está nas minhas prioridades. Não sabia da adaptação, acho que vou conferir e se a história me fisgar, começo a ler a trilogia. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  7. Oi Denise!! Eu tento separar autor e obra, mas confesso que no caso do Asimov eu tenho certo bloqueio, mas ao mesmo tempo muita curiosidade com Fundação rs

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  8. Oie, eu tinha muita curiosidade de ler os livros, mas acabei desanimando quando vi alguns comentários sobre a obra.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo