Resenha: Você me ganhou no olá - Alexa Daria - Queria Estar Lendo

Resenha: Você me ganhou no olá - Alexa Daria

Publicado em 30 de nov. de 2021

Resenha: Você me ganhou no olá - Alexa Daria

Você me ganhou no olá, romance de Alexis Daria, publicado pela editora Harlequin, tem como cenário principal os bastidores de filmagem de Carmen no comando, a adaptação de uma telenovela para uma grande rede de streaming.

Com personagens majoritariamente latinos ou com descendência, uma trama recheada de referências a sua cultura televisiva e conversas em espanhol, o livro é um convite para mergulhar nesse universo.

Se você se interessou por Você me ganhou no olá, pode gostar de:

Jasmine Lin Rodriguez é uma atriz de soap opéras¹ que está vivendo um momento turbulento com a mídia após descobrir recentemente, através da manchete de uma revista, que seu último namorado não apenas havia terminado com ela como também estava aos beijos com outra atriz que era quase sua sósia. A oportunidade de estrelar a protagonista de Carmen no comando é sua grande chance de alavancar sua carreira e de virar uma Mulher de Sucesso. 

Ashton Suarez é um astro das novelas latinas², responsável por dar vida a uma variada gama de personagens que sempre têm algo em comum: o poder irresistível do galã. Acontece que aos 38 anos de idade ele deseja muito além do que ser o protagonista de novelas, Ashton deseja se tornar conhecido em Hollywood e aposta que sua estreia na ScreenFlix seja o primeiro passo para isso.

E já que estamos falando de uma história que tem como trama central a cultura televisiva latino americana, nada mais justo do que apresentar seu enredo de tal forma.

Eis então nossos dois protagonistas: ela uma mulher de 30 anos, encantadora, com uma tendência a se apaixonar de maneira avassaladora e veloz. Ele, um homem reservado que guarda a sete chaves um segredo e com um acontecimento traumático no passado.

O núcleo das famílias: Jasmine tem uma família grande e "tipicamente latina", uma mistura de diversas culturas - ela mesma sendo de descendência porto-riquenha  e filipina -, recheada com vários parentes e picuinhas familiares, tendo como cenário a casa de sua abuela em Nova York. Já a família de Ashton é pequena e fica toda em Porto Rico, para onde ele viaja aos finais de semana, e é junto a eles que se encontra o grande segredo do galã.

O núcleo do humor: fica por conta de Ava e Michelle que, junto com Jasmine, formam as Primas Poderosas. O trio nascido da necessidade de união para uma melhor sobrevivência em família serve não apenas como representantes do humor, mas também de coadjuvantes e apoio direto a protagonista.

E, por fim, o núcleo do trabalho: é aqui onde boa parte da trama se desenvolve. Em meio a gravações, ensaios de conexão e intimidade para cenas de beijos, eventos e entrevistas. Um dos pontos altos sobre o elenco e a produção da série é a diversidade e representatividade dos personagens, foi incrível poder ler algo com tanta latinidade. 

O livro todo passa uma mensagem que pode se resumir em um quadro colado na porta da showrunner que diz: ¡Qué bonita bandera!

Cena do filme In The Hights, disponível na HBO+


Como toda boa novela mexicana a relação entre os dois personagens começa de maneira conturbada, com um pequeno acidente envolvendo café. Mas é óbvio que a atração imediata que rola entre eles acaba aflorando durante as gravações. Principalmente porque Jasmine é muito aberta, o que ajuda Ashton a sair de seu casulo e iniciar uma relação com a colega de trabalho.

Acaba que o que era para ser apenas uma conexão de colegas para incrementar sua química em cena transborda, ficando impossível conter as emoções e o desejo ao final de cada "corta!" da direção.

Entre cenas quentes de sexo e vai e vens sobre quererem estar juntos, mas não conseguirem ver um futuro juntos (principalmente da parte de Ashton) este é mais um daqueles casos onde uma conversa honesta e aberta poderia ter facilitado tudo.

Você me ganhou no olá é uma leitura rápida e apimentada, se enquadrando entre um chick lit e um romance com cenas hot, que ganha todos os pontos possíveis graças a sua latinidade e as referências culturais televisivas atreladas a ela. Não esperem um livro complexo e com personagens densos, a história é simples e entrega tudo aquilo a que se propõe.

Quero tirar esse espacinho para rebater algumas resenhas negativas que vi sobre o livro, e que quase me fizeram desistir de comprá-lo: todos os pontos abordados envolvendo personagens não cativantes e sem personalidade, romance que poderia ter se resolvido de maneira simples, sentimentos que em um momento iam em uma direção e depois em outra, tudo isso são situações comuns em livros do gênero.

 A história de Jasmine e Ashton não difere em nada nesses aspectos de vários outros queridinhos que estão no mercado e que os leitores amam. Além disso, tem o ponto essencial de que todos esses elementos citados fazem parte dos tais dramas mexicanos que, como espero que tenha ficado claro até aqui, é parte essencial da trama.

Se formos analisar em retrospecto, Alexis Daria não fez uso nem de um décimo do drama que poderia ter feito. Mas claro, vamos criticar o livro cheio de latinidade exatamente pelos mesmo motivos pelos quais amamos livros de autoras brancas sem representatividade alguma.

Ok, desliguei meu momento de revolta. Vamos falar de coisa boa, vamos falar sobre como eu terminei o livro com orgulho porque a autora conseguiu escrever um personagem masculino que, apesar de fazer a linha de "gostoso misterioso com um trauma do passado", conseguiu entregar o papel sem que fosse um babaca cretino.

Dois pontos super importantes em Você me ganhou no olá pelos quais preciso parabenizar a autora: os personagens fazem uso de lubrificante durante as cenas de sexo, o que achei um avanço gigante em livros do tipo e um serviço prestado a vida sexual de muitas leitoras.

Além disso, o final da história e um dos pontos mais importantes para mim (sem spoiler, juro) é que ambos os personagens terminam o livro fazendo terapia.

Porque amor não cura tudo, porque saúde mental e emocional é importante, porque todos os pontos fracos apontados nos personagens são sim traumas e problemas que devem ser resolvidos em uma conversa com um profissional.

O romance escrito por Alexis Daria é um livro que eu recomendo de olhos fechados. A latinidade da história e dos personagens, a trama envolvendo novelas e soap óperas, a emoção de ler o idioma espanhol inserido de forma tão natural e importante nas páginas de um livro publicado no Brasil por uma editora grande.

Você me ganhou no olá vai além de sua história e seus personagens: é sobre representatividade, pertencimento. É sobre olhar para nossos irmãos latino-americanos e entender que fazemos parte de uma grande, diversa e calorosa família.

Indicação especial para quem quer consumir mais conteúdo envolvendo cultura latina: Em um bairro em Nova York, filme musical disponível na HBO Max.


¹ soap óperas: gênero televisivo com histórias dramáticas ou cômicas muito comum nos Estados Unidos. Essas "novelas" costumam durar anos, em alguns casos até mesmo décadas. Títulos famosos envolvem: Days of our lives, The Young and the Restless e The Bold and the Beautiful.

² novelas latinas ou telenovelas: são muito semelhantes às novelas brasileiras. Por muito tempo foram conhecidas como "novelas mexicanas", mas acabaram tendo seu nome modificado para melhor abranger sua diversidade assim que outros países latino-americanos passaram a exportar seus trabalhos (Brasil e Argentina, por exemplo). Alguns títulos famosos de telenovelas envolvem: Marimar; Maria del Barrio, Yo soy Betty, la fea; Café, con aroma de mujer; Rebelde.

Sinopse: Após um término complicado (e muito público), a atriz Jasmine Lin Rodriguez volta a Nova York para assumir o papel principal numa série romântica no maior serviço de streaming do país, determinada a se concentrar apenas em seu trabalho... até que uma mudança no elenco traz o rei das novelas latinas, Ashton Suarez ― ¡El León Dorado!, ¡El Hombre Seductor! ―, como seu par romântico. Depois que seu último personagem foi morto subitamente, Ashton anda preocupado com a possibilidade de que sua carreira também esteja nas últimas. Então, quando a chance de protagonizar um seriado norte-americano aparece, ele sabe que não pode desperdiçá-la, a fim de atrair o olhar de Hollywood. E tudo vai depender de sua química em frente às câmeras com Jasmine. Mais fácil falar do que fazer, aparentemente, porque Ashton não consegue parar de passar vergonha na frente de sua linda colega de trabalho. Com suas carreiras em jogo, Jasmine e Ashton sabem que devem dar tudo de si, nem que para isso precisem ensaiar sozinhos e inventar maneiras de ficar confortáveis um com o outro. O problema é quando a química não acontece apenas na frente das câmeras, e o foco da mídia em Jasmine passa a ameaçar o segredo mais importante de Ashton.

Título original: You had me at hello
Autora: Alexa Daria
Editora: Harlequin
Tradução: Mariana Rimoli
Gênero: Romance adulto
Nota: 4


2 comentários:

  1. Olá,
    Adorei ler sua resenha, incluindo a revolta com as críticas que leu antes. Esse é um livro que tem me despertado curiosidade, pelo toque novela mexicana e pela capa incrível. Ainda não tenho coragem de pegar, tenho um certo problema com livros no hype, mas depois de ler sua resenha com certeza vou pegar e tirar minhas próprias conclusões.

    Beijo!
    www.amorpelaspaginas.com

    ResponderExcluir
  2. Nunca comento as resenhas que leio, mas a sua foi simplesmente incrível. Adorei a sinceridade e o carinho pela obra lida. Amei sua resenha, sucesso <3

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo