Minha experiência lendo com a Alexa, a assistente de voz da Amazon - Queria Estar Lendo

Minha experiência lendo com a Alexa, a assistente de voz da Amazon

Publicado em 8 de dez. de 2021

Minha experiência lendo com a Alexa, a assistente de voz da Amazon

Já imaginou transformar seus ebooks em audiobooks só com alguns cliques? Com a Alexa você consegue. Ela é a assistente de voz da Amazon e, diferente do que muita gente pensa, você não precisa de um echo dot para poder usar algumas funcionalidades dela.

Por aqui, baixei o aplicativo no meu celular depois de ver alguns comentários sobre como a Alexa lia os ebooks do Kindle. Como eu estava com uma grande dificuldade de ler livro e estava passando muito tempo ouvindo podcasts, vi essa possibilidade como uma maneira de juntar o útil ao agradável.

Logo no começo eu descobri que a Alexa só consegue ler os ebooks comprados pelo kindle ou alugados pelo sistema Kindle Unlimited - o que significa que ela não vai ler pra mim os livros que eu estava betando ou as cópias avançadas que recebi pelo NetGalley.

Ainda assim, não é como se faltasse livros no Kindle, sabe?

Minha experiência lendo com a Alexa


Coloquei a Alexa para ler os livros naquele dia mesmo. Ela leu os últimos 50% de O Sol também é uma Estrela, da Nicola Yoon, e foi só por causa dela que eu consegui cumprir com o prazo dessa leitura coletiva.

Depois disso, foi só felicidade. Alexa leu pra mim muitas partes de Amor para um Escocês (Sarah McLean) e Bom dia, Sr. Jones (LL Moon) e vários contos como: O Ovo (GG Diniz), Ela é Apenas uma Garota Comum (Pedro A. Ribeiro), The Lawyer's Luck (Piper Huguley) e Tradução, fotográfia e amor (Helena Vieira).

A Alexa acaba lendo melhor em inglês do que em português. Em português ela não tem sotaque, mas as vezes não consegue falar algumas letras (como o Ç). Não é nada que atrapalhe a compreensão, só algo que pode ser engraçado. Em inglês é bem melhor.

Outro ponto que percebi no aplicativo é que as vezes ele dá uma travada e volta um pouco na história, e aí a gente precisa avançar manualmente nela. Já me falaram que isso não acontece no echo dot (o mínimo que eu espero, já que é a ferramenta ideal para o uso).

Mas de forma geral, a Alexa tem sido uma ótima aliada para driblar a minha dificuldade com a leitura esse ano e me ajudou muito a desencalhar histórias que eu queria muito ler, mas não estava conseguindo.

Apesar dos contratempos que cite acima, não tenho do que reclamar e pretendo continuar usando ela para me ajudar com as leituras. Também recomendo para quem esteja passando por algo parecido ou só queira uma forma ajeitar sua experiência de leitura a algo mais amigável.

Também é a alternativa ideal para quem não consegue ler dentro de carros e ônibus, mas ainda assim gostaria de aproveitar o tempo para avançar em suas leituras.

E se vocês tem mais dicas de aplicativos que possam facilitar o dia a dia do leitor: comenta aí!

Minha experiência lendo com a Alexa, a assistente de voz da Amazon

3 comentários:

  1. Olá...
    Ainda não li nenhum ebook com a ajuda da Alexa, mas, ando lendo excelentes comentários de experiencias de leitores. Deve ser mesmo engraçado escutá-la em um português sem sotaque haha...
    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá, Bianca.
    Eu já tinha tentado audiobook e achei muito ruim, tanto que acabei dando uma nota menor para o livro. Mas quando vi várias pessoas falando da Alexa ler os livro resolvi tentar novamente e foi a mesma coisa. Definitivamente não tenho paciência, prefiro ler mesmo hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  3. Gente, me senti bem chique sendo lida pela Alexa. Um dia eu tento fazer isso porque eu sei que a gente consegue baixar o app no celular e pedir pra ela ler.
    Beijos
    https://www.balaiodebabados.com.br/

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo