Conhecendo as obras de Octavia Butler publicadas no Brasil - Queria Estar Lendo

Conhecendo as obras de Octavia Butler publicadas no Brasil

Publicado em 24 de fev. de 2022

Conhecendo as obras de Octavia Butler publicadas no Brasil

Octavia E. Butler é uma das rainhas da ficção científica e certamente uma das maiores autoras que a literatura já conheceu. Hoje o post é para apresentar suas obras publicadas por aqui e te incentivar a conhecer o trabalho espetacular dessa escritora.

Nascida em 1947, desde 1976 vem entregando ao mundo obras que discutem raça, problemas sociais e abriu caminho para que outras pessoas não brancas pudessem seguir por um gênero altamente dominado por homens brancos. Octavia Butler é ganhadora dos prêmios Nebula, Hugo e Locus, e também foi honrada com o MacArthur Fellowship, que premia americanos destaques em suas áreas. Ela faleceu em 2006 e, em 2010, entrou para o Hall da Fama da Ficção Científica, em Seatlle, nos Estados Unidos.

Separei todas as obras publicadas aqui no Brasil pela Editora Morro Branco, e vou fazer uma listinha separada no fim com as que ainda não vieram pra cá (mas podem vir a qualquer momento):

Obras publicadas no Brasil:

Kindred

Kindred: Laços de Sangue

Sinopse: Em seu vigésimo sexto aniversário, Dana e seu marido estão de mudança para um novo apartamento. Em meio a pilhas de livros e caixas abertas, ela começa a se sentir tonta e cai de joelhos, nauseada. Então, o mundo se despedaça. Dana repentinamente se encontra à beira de uma floresta, próxima a um rio. Uma criança está se afogando e ela corre para salvá-la. Mas, assim que arrasta o menino para fora da água, vê-se diante do cano de uma antiga espingarda. Em um piscar de olhos, ela está de volta a seu novo apartamento, completamente encharcada. É a experiência mais aterrorizante de sua vida... até acontecer de novo. E de novo. Quanto mais tempo passa no século XIX, numa Maryland pré-Guerra Civil – um lugar perigoso para uma mulher negra –, mais consciente Dana fica de que sua vida pode acabar antes mesmo de ter começado.

Trilogia Xenogênese

Trilogia Xenogênese


Despertar, vol. 1
Sinopse: Quando Lilith Iyapo desperta após 250 anos de animação suspensa, descobre que o planeta Terra e os seres humanos sobreviventes de uma guerra catastrófica estão sob a guarda dos Oankali, uma espécie alienígena com habilidades e tecnologias tão impressionantes quanto sua aparência é repulsiva. Lilith foi escolhida para despertar e preparar outros seres humanos para finalmente retornarem ao planeta natal. A Terra está novamente habitável há pouco, porém em condições bem diferentes do que conheciam. Assim, os humanos precisarão desenvolver suas habilidades de sobrevivência, enquanto Lilith terá que superar as próprias suspeitas para liderá-los nessa nova etapa – além de decidir se vale a pena andar sobre a linha do que nos define como humanos.

Ritos de Passagem, vol. 2

Imago, vol. 3

A Parábola do Semeador

Semente da Terra


A Parábola do Semeador, vol. 1
Sinopse: Quando uma crise ambiental e econômica leva ao caos social, nem mesmo os bairros murados estão seguros. Em uma noite de fogo e morte, Lauren Olamina, a jovem filha de um pastor, perde sua família, seu lar e se aventura pelas terras americanas desprotegidas. Mas o que começa como uma fuga pela sobrevivência acaba levando a algo muito maior: uma visão estonteante do destino humano ... e ao nascimento de uma nova fé.

A Parábola dos Talentos, vol. 2

Filhos de Sangue e Outras Histórias, coletânea de contos

Filhos de Sangue e Outras Histórias, coletânea de contos

Sinopse: Octavia E. Butler, a Grande Dama da Ficção Científica e autora de clássicos como Kindred: laços de sangue e A Parábola do Semeador, agora nos apresenta uma incrível coletânea de contos e ensaios, uma perfeita introdução para novos leitores e uma aquisição obrigatória para fãs. Filhos de Sangue, um dos grandes destaques da coletânea, traz uma avassaladora reflexão de Octavia sobre questões como simbiose, amor, poder e escolhas impossíveis. O conto venceu todas as premiações da categoria como Hugo, Nebula e Locus e é constantemente enaltecido como um de seus melhores trabalhos. Todos os contos incluem notas da própria autora, abordando a inspiração, criação e desenvolvimento de suas ideias. Servindo como parábolas dos problemas reais que afligem o mundo atual, cada história nos transporta com poucas palavras pela imaginação extraordinária de Octavia, reforçando a sua posição como uma das autoras mais relevantes da literatura contemporânea.

Semente originária

O Padronista

Semente Originária, vol. 1
Sinopse: No fim do século XVII, dois imortais se encontram em uma floresta africana. Um deles é Anyanwu, uma curandeira de trezentos anos que consegue mudar de aparência e usa sua sabedoria secular para ajudar as pessoas à sua volta. O outro é Doro, um déspota cruel que dominou o poder de roubar outros corpos quando o seu está esgotado. Juntos, eles vão transformar o mundo. Ao longo dos três séculos seguintes, Doro dá continuidade a um projeto de reprodução seletiva colossal, buscando criar uma genealogia dominante de seres sobre-humanos. Com mão de ferro, ele tenta controlar Anyanwu e a poderosa linhagem de descendentes dela, ainda que a mulher se recuse a ser subjugada. O confronto de ideais entre eles se torna épico. E, das aldeias do século XVII na costa ocidental da África até os Estados Unidos do século XIX, ambos travam uma guerra secreta, em que tudo é temporário, exceto os dois.

Já leram as histórias da Dama da Ficção Científica?

2 comentários:

  1. Oi Denise,

    Eu não li nada da autora ainda, mas todas as resenhas que vi dos livros dela foram todas positivas, e por isso coloquei Laços de Sangue na lista. Mas já vi que vou gostar bastante da história.

    Bjs e uma boa semana!
    Diário dos Livros
    Conheça o Instagram

    ResponderExcluir
  2. Anônimo20.11.23

    Otimo post, obrigada pelas resenhas

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo