Guia de leitura do Tolkienverso - Queria Estar Lendo

Guia de leitura do Tolkienverso

Publicado em 15 de fev. de 2022

Guia de leitura do Tolkienverso

Porque Os Anéis do Poder chega em Setembro pelo Prime Video, resolvi fazer um guia pelo Tolkienverso para ajudar todo mundo a se situar. Quem quer conhecer, quem conhece e tá perdide (eu aqui às vezes), quem ama e quer voltar pra ele. Vamos de Tour e guia sobre onde começar a ler, o que ler para se preparar pra série, etc.

Lembrando que está rolando a nossa Jornada pela Terra-média, com leitura de um livro do Tolkien por mês!

Acho que um dos melhores pontapés nas histórias do Tolkien envolvendo a Terra-Média é O Hobbit. É um livro bem rápido, simples e divertido e narra as aventuras do Bilbo Bolseiro ao receber o convite para participar de uma campanha com outros 13 anões a fim de recuperar a montanha que perderam para um dragão.

O Hobbit



O Hobbit é um livro infantil e foi escrito pelo Tolkien para o filho; foi um dos livros que li mais rápido. Não tem uma narrativa arrastada como alguns outros títulos do autor justamente pelo público alvo, e ainda conta com boas cenas de ação e diálogos interessantíssimos entre os personagens.

O Senhor dos Anéis


Depois dele, é claro, a gente vai pra trilogia O Senhor dos Anéis. Um épico de guerra, com a jornada do herói em seus primórdios, personagens carismáticos e boas reviravoltas na trama.


A trilogia é composta pelos seguintes volumes: A Sociedade do Anel, As Duas Torres e O Retorno do Rei. Diferente de O Hobbit, eu também recomendo assistir a trilogia O Senhor dos Anéis na versão de cinema - as versões estendidas são ótimas pra quem já viu o corte original, mas elas são bem mais longas e podem ser um susto para quem está chegando aqui pela primeira vez. Por isso, os originais são perfeitos.

O Silmarillion


Guia de leitura do Tolkienverso

Depois de estar familiarizade com a Terra-Média e suas criaturas, é aí que entra o desafio: vamos ler a bíblia. Ou seja: O Silmarillion. Esse livro foi publicado postumamente, mas era o xodó do Tolkien porque é basicamente um velho testamento da Terra-Média.

A narrativa é lírica e acompanha todos os primórdios do que conhecemos nos outros livros. É uma visão bem interessante e uma aula de construção de universo; inclusive, a série da Amazon vai se passar durante a segunda era (os eventos de O Senhor dos Anéis acontecem na terceira era da Terra-Média) e contos e histórias sobre ela estão nesse livro.

Contos Inacabados


Guia de leitura do Tolkienverso

Depois do Silmarillion, vamos para Contos Inacabados - que, como diz o nome, estão inacabados, mas abrem margem para conhecermos mais da segunda era e a treta com o Sauron que, acredito eu, é o que veremos de fato nessa adaptação.

A Queda de Gondolin, Beren e Lúthien, Os Filhos de Húrin


Guia de leitura do Tolkienverso

As três histórias aparecem em O Silmarillion, mas dá para conhecer muito mais sobre elas nos seus livros. A Queda de Gondolin é uma guerra gigantesca com dragões e a maior cidade que a Terra-Média já tinha conhecido. Temos também Beren e Lúthien, um épico romance entre uma elfa e um humano determinado a enfrentar os maiores perigos daquele universo para desposá-la - e que conta com a ajuda dela para realizar tais feitos. E Os Filhos de Húrin, a história do maior guerreiro que já existiu na Terra-Média.

Todos esses livros foram lançados aqui pela HarperCollins Brasil e estão disponíveis com nova tradução e edições lindíssimas pra ter na estante.

3 comentários:

  1. Olá, Denise.
    Sou apaixonada por O Senhor dos Anéis, mas não tenho vontade de ler os outros acredita? Só quero ler O Hobbit, que eu só li uma edição em HQ. Assim que der vou comprar ele. Mas estou muito ansiosa com a série.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  2. Oi!
    Não sou muito fã de O Senhor dos Anéis e às vezes histórias de alta fantasia não funcionam muito bem comigo, mas pretendo reler a trilogia esse ano, para ver se me dá um gás para a série de tv que está pra sair!

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Bem, levando em consideração que eu levei um ano para terminar O Hobbit, eu vou ficar só com a série mesmo kkkkkkkk e tava cogitando rever os filmes
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo