Resenha: O Urso e o Rouxinol - Katherine Arden - Queria Estar Lendo

Resenha: O Urso e o Rouxinol - Katherine Arden

Publicado em 14 de fev. de 2022

Resenha: O Urso e o Rouxinol - Katherine Arden

Nós fizemos um amigo secreto que na verdade era um livro secreto entre amigas, e o que eu escolhi para presentear foi O Urso e o Rouxinol, uma fantasia inspirada em lendas e mitos russos queridinho do TikTok que, desde a primeira página, roubou meu coração.

Para quem gosta de fantasias assim, conheça:
 
Nas terras selvagens da Rússia, o inverno é imperioso e cruel. E, entre o vento e a escuridão e o frio interminável, existe mais do que os olhos podem ver; Vanya nasceu com essa visão especial. Ela consegue enxergar criaturas que respondem a lendas e mitos, pequenos seres espirituais vivendo em sua casa, estábulo e em meio às árvores.
 
E há aqueles que vêm em pesadelos. Um deles para querer alcançá-la mais do que tudo, e o perigo que a ronda começa a crescer com o passar dos anos e seu amadurecimento. Alguma coisa está despertando na floresta, e Vanya pode encontrar as respostas em meio ao fantástico que a cerca – se confrontar as consequências disso, é claro.
 
O Urso e o Rouxinol é um conto de fadas por si só. Extremamente detalhista e delicado, o livro de Katherine Arden explora as terras geladas de maneira apaixonante. Os nomes, as lendas, as histórias, personagens, é tudo muito imersivo. Você se sente afundando naquele clima gelado e mortífero, se sente parte da jornada da Vanya entendendo quem é e qual sua ligação com o que parecem ser lendas vivas.

Resenha: O Urso e o Rouxinol - Katherine Arden
 
A narrativa de Katherine Arden é tão imersiva quanto poética; ela nos coloca em meio ao inverno furioso da Rússia, entre as sombras da floresta e o desconhecido da magia. É o tipo de história que se desenvolve com lentidão, mas porque pede por isso.
 
Vanya é uma garota corajosa desde o nascimento. Impetuosa, também, o que se mostra um problema em uma sociedade conservadora e pequena. Para eles, com o passar do tempo, Vanya se mostra mais e mais uma estranha; para ela, também. Ela não se entende com aquelas pessoas, com suas crenças, com a fé única. Ela entende a floresta, o chamado da magia, das criaturas mágicas ao seu redor. Ela aprende com essas criaturas, com o passado e com a natureza.
 
O livro faz bem em construir a tensão em relação ao futuro da Vanya. Quando a religião ferve naquela comunidade, movida pelas palavras ardentes e desesperadas de um padre fanático, fica mais e mais perigoso divergir do que é comungado ali.
 
O Urso e o Rouxinol traz debates interessantes e intensos sobre fé, família e amor. Usa a fantasia para ilustrar a idolatria doentia à qual algumas pessoas se entregavam, e mostra a maldade de maneira óbvia, mas também camuflada. Não sabemos em quem confiar; mesmo aqueles que parecem confiáveis, com o tempo, se dobram à verdades opressivas que vêm da religião.

Resenha: O Urso e o Rouxinol - Katherine Arden
 
A magia corre solta e, com ela, os perigos. Tem alguma coisa despertando na floresta, e alguma coisa diretamente conectada à Vanya. Essa mesma magia também canta com a garota, e tem um princípio de romance que nasce ali para o final do livro que causa uns belos arrepios pela sutileza e pela doçura, mas também pela intensidade.
 
Eu gostei de como O Urso e o Rouxinol encerrou essa questão; tem um final bem fechado, e oferece uma abertura para suas sequências com infinitas possibilidades. Mas a história principal, em si, soou encerrada para mim. Eu ainda quero ler o resto, sim, mas é uma indicação de leitura para quem busca um fechamento satisfatório.
 
É um livro lindo, poético e decididamente fantástico em toda a sua concepção e desenvolvimento.

Sinopse: O urso e o rouxinol mistura aventura, fantasia e mitologia ao acompanhar a jornada da jovem Vasya, criada, junto aos irmãos, num vilarejo próximo de uma floresta, e que cresceu ouvindo de sua ama contos e lendas sobre criaturas que vivem nas matas e que precisam receber oferendas para manter o mal adormecido em seu interior. Mas a chegada de Anna, madrasta de Vasya vinda da capital, de hábitos católicos, e de um padre ortodoxo que resolve instituir as práticas cristãs no vilarejo, provoca uma mudança na rotina da menina e abre as portas para uma terrível catástrofe. Sensível e determinada, Vasya é a única que consegue enxergar e conversar com esses seres fantásticos e torna-se a última esperança para salvar o povoado onde nasceu da destruição.

Título original: The Bear and the Nightgale
Autora: Katherine Arden
Editora: Fábrica 231 | Rocco
Tradução: Elisa Nazarian
Gênero: Fantasia
Nota: 5+


2 comentários:

  1. Adorei esse livro quando li! É tão simples e poético e bonito... Mas ainda quero ver se o ritmo se mantém nos próximos!

    ResponderExcluir
  2. Essa é uma fantasia que eu sabia que tu ia curtir sem colocar um defeito. Eu amo demais toda essa história.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo