Livros de fantasia e ficção científica pra quem tá começando - Queria Estar Lendo

Livros de fantasia e ficção científica pra quem tá começando

Publicado em 13 de abr. de 2022

Livros de fantasia e ficção científica pra quem tá começando

Para quem chegou agora nesse universo de leitura e está procurando histórias de fantasia e ficção científica pra conhecer, separei uma listinha de livros de fantasia e ficção científica para quem tá começando!

Temos outras listas de indicações de leituras:

Esses livros são de narrativa simples e fácil entendimento. São histórias que abrem portas para outras histórias. E por isso são tão queridas! Muitas delas me incentivaram a conhecer mais dos gêneros. São oito indicações de livros de fantasia e ficção científica, então tem muita coisa pra conhecer.

Livros de fantasia e ficção científica


FANTASIA

Livros de fantasia e ficção científica pra quem tá começando

Trilogia Grisha (Leigh Bardugo)

O Grishaverso é uma das minhas recomendações de sempre para quem está começando a ler fantasia; a escrita da Bardugo é ótima, simples e muito criativa, tem personagens incríveis e abre alas para outras histórias dentro desse mesmo mundo que são ainda melhores (também conhecidas como a duologia Six of Crows).

Essa história é ambientada num mundo inspirado pela Rússia czarista e acompanha Alina Starkov, uma órfã que descobre ter um raro poder de controlar a luz - em um mundo que está lentamente sendo devorado pela escuridão.

Inclusive, aproveita pra participar da nossa leitura coletiva da Trilogia Grisha criada pela Tintaglia. Conheça tudo do projeto!

Livros de fantasia e ficção científica pra quem tá começando

Uma chama entre as cinzas (Sabaa Tahir)

A quadrilogia que consagrou a Sabaa como uma das maiores autoras de YA da atualidade acompanha Laia, Elias e Helene em um mundo dominado por um império terrível. Laia é escrava, Elias e Helene são soldados; nenhum deles é livre.

Uma guerra está prestes a estourar, e o inimigo está onde eles menos imaginam. Com muita criatividade e elementos fantásticos maravilhosos, Sabaa tece uma história sobre honra, amor e força.

Livros de fantasia e ficção científica pra quem tá começando

Os Garotos do Cemitério (Aiden Thomas)

Livro único que acompanha Yadriel, um garoto trans querendo passar pelo ritual e se formar brujo junto aos outros homens da família - mas, por causa do preconceito, ele decide fazer tudo isso sozinho. E invoca um fantasma gatinho (acidentalmente).

Fantasma esse que, agora, Yadriel tem que ajudar a entender por que morreu, como morreu e onde essa morte se conecta com coisas estranhas que estão acontecendo no cemitério que a família dele cuida.

Livros de fantasia e ficção científica pra quem tá começando

A Rebelde do Deserto (Alwyn Hamilton)

Assim como a história da Sabaa, para quem ama deserto, djinns e rebeldes batalhando contra um governo opressor, essa trilogia é perfeita (e uma das minhas favoritas).

Amani tem habilidades especiais, mas só quer sobreviver ao deserto. Um incidente, no entanto, a coloca no caminho de uma rebelião, onde seus poderes podem ser usados para salvar os habitantes daquelas dunas de um sultão terrível.

Livros de fantasia e ficção científica


FICÇÃO CIENTÍFICA

Livros de fantasia e ficção científica pra quem tá começando

Skyward (Brandon Sanderson)

Essa história se passa em outro planeta e acompanha Spensa, que sonha em se tornar cadete. Mas vive com o legado de traição do pai, que abandonou seu esquadrão em meio a um ataque e morreu como covarde. Quando recebe a chance de se provar, Spensa vai dar tudo de si para mostrar que é corajosa e capaz.

Foi minha primeira história do Sanderson. E é um dos livros mais carismáticos e divertidos e incríveis que já li. O universo desse novo planeta, os inimigos misteriosos, os plot twists que aparecem no decorrer da trama. Tem até uma nave falante! É tudo MUITO bom.

Livros de fantasia e ficção científica pra quem tá começando

As Crônicas Lunares (Marissa Meyer)

Uma releitura dos contos de fadas clássicos num futuro movido pela tecnologia. A Lua é habitada e sua rainha não é flor que se cheire. Nossa protagonista é Cinder, é uma ciborgue especializada em reparos. E acaba se envolvendo em uma gigantesca trama política por causa de algumas escolhas.

Cinderela, Rapunzel, Chapéuzinho Vermelho, Branca de Neve e outras princesas clássicas. Todas aparecem aqui em uma ambientação futurista. São carismáticas, cheias de personalidade e maravilhosas demais! Eu amo de paixão essa série.

Livros de fantasia e ficção científica pra quem tá começando

Trilogia Legend (Marie Lu)

Para quem procura uma trilogia distópica nos moldes de Jogos Vorazes e Divergente para se aventurar. Eu sempre vou recomendar Legend. A história da Marie Lu é fortíssima em questões políticas. E ainda conta com um romance enemies to lovers fortíssimo.

Day é um fora da lei. Jude está treinando para servir ao exército. Quando seus destinos se cruzam, a ameaça rebelde que cresce na sociedade onde vivem estoura a níveis bélicos. É hora de decidir de que lado estão.

Livros de fantasia e ficção científica pra quem tá começando

A Queda dos Anjos (Susan Ee)

Outro com vibes de distopia/ futuro pós-apocalíptico terrível. Essa trilogia da Susan Ee explora um fim do mundo bastante criativo, e ainda traz conflitos políticos e bélicos super interessantes. E tem romance enemies to lovers!

O apocalipse aconteceu com uma guerra entre anjos e demônios. O caminho de Penryn, uma sobrevivente, cruza com a de um anjo ferido. E ela escolhe ajudá-lo para tentar salvar a irmã e a mãe, sem saber que estaria se envolvendo a fundo nas sequências dessa guerra.

Gostaram das indicações? Aproveita e deixa sua sugestão de livros de fantasia e ficção científica!

Um comentário:

  1. Oi Denise,
    Acho que alguns dos livros eu já tinha visto a capa, mas nunca li nenhum deles. Dicas anotadas!

    Até mais;
    http://universo-invisivel.blogspot.com

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo