5 motivos para ler A Oração dos Miseráveis - Queria Estar Lendo

5 motivos para ler A Oração dos Miseráveis

Publicado em 7 de mai. de 2022

5 motivos para ler A Oração dos Miseráveis

O primeiro volume da série O Legado do Ferro Negro me ganhou demais pela originalidade e pelo universo sombrio, então hoje eu reuni 5 motivos para ler A Oração dos Miseráveis, da Editora Trama.

Lembrando que tanto A Oração dos Miseráveis quanto O Santo das Sombras foram resenhados aqui no blog.

1) Universo

O mundo criado pelo autor Gareth Hanrahan é pra lá de original e criativo. A cidade de Guerdon é um elemento vivo na narrativa e nota-se desde as primeiras páginas; tudo é muito pensado, cada detalhe desse lugar é fascinante. A cidade tem criaturas monstruosas, magia viva, avanços tecnológicos e científicos, religiões fervorosas, tudo isso convivendo em perfeito caos. E a gente tem pequenos vislumbres do que existe além de Guerdon: um mundo devastado por uma guerra divina que nunca tem fim.

2) Protagonistas

A Oração dos Miseráveis tem três personagens principais, além de outros pontos de vista que aparecem de vez em quando. Cari, Mastro e Ratazana são únicos em suas histórias paralelas e nas jornadas que vivem. Eles são ladrões e acabam acusados de um crime que não cometeram. A partir daí, o livro desenvolve suas personalidades, suas conquistas e perdas e suas histórias individuais de maneira dinâmica e rica.

5 motivos para ler A Oração dos Miseráveis

3) Magia

A questão com a magia em Guerdon é muito complexa, e por isso tão legal. Nós temos a magia misturada com ciência, na guilda dos alquimistas; temos a magia misteriosa que atua nos santos, que são receptáculos da vontade dos muitos deuses; temos doenças sem explicação que talvez sejam mágicas, talvez sejam maldições, talvez sejam tudo e mais um pouco; temos criaturas anciãs guardando o subterrâneo, respondendo à uma missão maior. É fascinante, e cheio de detalhes.

4) Narrativa

A Oração dos Miseráveis tem um começo lento para situar a gente dentro de Guerdon e nos apresentar aos protagonistas e coadjuvantes a fim de nos familiarizar com tudo. Quando acontece, você se sente em uma aventura de RPG: tem muita ação, diálogos fluídos e reviravoltas de te deixar em choque com o decorrer da trama.

5) Deuses

Um dos pontos que mais me deixou fascinada na história toda foi a questão com os deuses. São muitos, de muitas culturas, e cheios de interesses individuais. A Guerra dos Deuses acontece longe de Guerdon, mas também a influencia muito - seja no comércio, na chegada de refugiados ou mesmo em santos tendo que lidar com o caos divino. É um dos pontos mais importantes do primeiro livro, porque envolve o tal Legado do Ferro Negro, e um dos melhores plots de fantasia que li em muito tempo.

Já conhecia o livro? Aproveita que O Santo das Sombras acabou de ser lançado pra dar uma chance pra essa história!

2 comentários:

  1. Oi Denise!
    Eu até conhecia a série pelas postagens do instagram, mas confesso pra você que não dei muita bola, porque não é tanto meu gênero.
    Aí você toda elogios e me dá coceira pra dar uma bisbilhotada no livro 1, kkkkk.
    beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Denise! Eu já vi o livro por aí, mas nunca me aprofundei sobre sua trama. Depois de ler este post, fiquei afim de conferir a história por causa dessa guerra de deuses, é um tema que gosto, mas não li muita coisa até hoje. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo