Resenha: A Oração dos Miseráveis - Gareth Hanrahan - Queria Estar Lendo

Resenha: A Oração dos Miseráveis - Gareth Hanrahan

Publicado em 31 de mar. de 2022

Resenha: A Oração dos Miseráveis - Gareth Hanrahan

Primeiro volume da série O Legado do Ferro NegroA Oração dos Miseráveis é um épico de fantasia que a Editora Trama trouxe para cá (com este exemplar cedido em cortesia). Para quem ama aventuras em terras fantásticas, rebeliões contra regimes opressores e uma possível guerra divina, esse é o livro que você precisa ler.

Para quem curte o melhor da fantasia épica:

Na cidade de Guerdon, três ladrões são injustamente acusados de um crime que não cometeram. Eles estavam naquele lugar para cometer um crime. Mas outro, muito pior e explosivo, passa por cima dos seus planos. E cai sobre Cari, Ratazana e Mastro a responsabilidade por ele.

Com essa acusação injusta, eles descobrem uma conspiração nascendo nas entranhas da cidade. Entre ladrões, alquimistas, monstros e até mesmo deuses. Uma guerra divina se aproxima, e sua investigação pode ser a única saída para evitá-la. Ou, pelo menos, atrasá-la.

A Oração dos Miseráveis é um livro de fantasia completo em tudo que propõe. E como eu amo fantasia adulta com uma narrativa carregada em adrenalina e elementos mágicos, com personagens interessantes e um universo complexo e muito bem construído!

Guerdon é uma cidade viva. E Gareth Hanrahan a constrói aos poucos, nos apresentando através das suas infinitas peculiaridades. Esse é um mundo onde a magia e a alquimia comandam quase tudo. Uma irmandade de ladrões comanda o submundo do crime. Alquimistas estão aliados a comandantes de guarda. Criaturas saídas de pesadelos rondam os esgotos à espera de um momento para triunfar.

Além disso, tem toda a questão com os deuses. Eles assombram Guerdon de longe, porque a guerra contra os deuses de ferro já foi resolvida há muito tempo. Contudo, há muitos outros deuses longe dali. Aterrorizando territórios, comandando santos a lutar por eles. E, lentamente, as consequências dessa Guerra dos Deuses refletem em Guerdon.

E a Guerra dos Deuses: ela nunca ousou chegar muito perto, mas ouviu histórias. De como alguns deuses enlouqueceram com sede de sangue e terror, e transformaram seus milagres e santos em armas terríveis. Não há poder sem preço.

Eu fiquei fascinada com o esquema envolvendo as divindades e seus santos. Como as forças divinas se manifestam, como escolhem aqueles que vão representá-las. Como funciona quando os santos estão de saco cheio de participar das picuinhas dos deuses. Em outras palavras, é muito criativo, medonho, em alguns momentos, e sombrio ao extremo. No melhor sentido dessas três definições!

Todo o cenário externo da Guerra dos Deuses, e o quanto pequenas mudanças em territórios vizinhos afetam Guerdon, é muito bem mostrado sem revelar demais.

Resenha: A Oração dos Miseráveis - Gareth Hanrahan

A Oração dos Miseráveis equilibra bem a apresentação de universo, o desenvolvimento dos seus três protagonistas e a crescente da ameaça fantástica. É um épico de fantasia perfeito para quem busca aventuras que te façam sentir num RPG de ação. O autor, inclusive, trabalhava com jogos, então muito se explica sobre a atmosfera que a obra dele passa.

Acima de tudo, a história é guiada pela iminência da catástrofe crescendo na cidade. Por seus personagens e suas investigações. E pela grandiosidade dos detalhes na criação dessa fantasia.

Se tenho uma crítica, é um problema em alguns momentos para descrever personagens gordos. Eles estão sempre relacionados ao ruim, e a gordofobia não está em outros personagens - o que seria ok dentro da narrativa, porque personagens podem ser babacas - mas na narrativa mesmo. Me incomodou.

Apesar disso, o autor desenvolve o resto muito bem. Suas personagens femininas são fortes, multifacetadas e não caem em estereótipos misóginos problemáticos. Cari, uma das protagonistas, é a força motriz dessa história. Muita coisa acontece com ela e por causa dela. Eladora, sua prima, aparece de repente e se torna um dos pontos mais centrais da trama. Aleena, com zero farpas na língua e muitos palavrões a soltar pelo mundo, foi um espetáculo de guerreira.

Aquela velha piada: como você sabe que são espadas matadoras de demônios? Eu não estou vendo nenhum demônio aqui, você está?

A Oração dos Miseráveis faz muito bem em levar seu tempo para nos familiarizar com os protagonistas porque, quando percebi, eu me importava muito com eles. Mastro foi meu favorito. O Homem de Pedra maculado por uma doença que o condena a se transformar em pedra eventualmente, calcificando todo o seu corpo, é gentil. Tem um coração de ouro e acredita na justiça acima dos horrores de Guerdon.

Ratazana, um carniçal que a princípio não parecia grande coisa, mas de repente se tornou uma das peças-chaves da trama, foi bizarro. Mas de um jeito bom. Uma espécie estranha de monstro e coração humano, amigo de pessoas quando deveria estar se afundando no subterrâneo. Tudo que envolveu o Ratazana foi muito interessante e inesperado.

Resenha: A Oração dos Miseráveis - Gareth Hanrahan

E, de novo, exaltando a Cari porque como eu adorei a história dela! Teve uns twists ótimos em relação à ameaça principal. Então, sempre que eu achava que a trama estava levando a personagem por um caminho, vinha outra reviravolta para levá-la por outro.

Do começo ao fim, A Oração dos Miseráveis é um livro cheio de ação, de criatividade e de carisma. É sombrio e macabro, é divertido e surpreendente. Eu comecei e devorei toda a história. O fim deixa um gancho interessante para a sequência, O Santo das Sombras, e eu tô curiosa demais pra ver para onde o autor vai caminhar.

A mudança é simultaneamente um processo rápido e lento. As grandes forças da história são lentas e passam despercebidas pelos que são cercados por elas, visível apenas em retrospecto, quando parecem inevitáveis.

Todos os coadjuvantes que aparecem importam, tanto para a trama principal quanto para suas eventuais histórias paralelas. Tal como a santa Aleena, os membros da Irmandade, carniçais secundários. Todos estão ali por um motivo.

A edição da Trama segue o padrão maravilhoso dos outros livros que tenho aqui. Diagramação bem espaçada, tradução ótima - feita por Fábio Fernandes - e uma ótima revisão.

A Oração dos Miseráveis é um livro essencial na estante de todo mundo que ama fantasia épica. Uma história sobre deuses, corrupção e magia recheada de ação e de personagens incríveis.

Sinopse: Na cidade de Guerdon, três ladrões foram injustamente acusados de um crime. A busca deles por vingança vai revelar não apenas verdades sombrias sobre o lugar onde vivem, mas também uma perigosa conspiração, cujas sementes foram plantadas muito antes de eles nascerem. Um poder malévolo está se agitando nas profundezas dos túneis da cidade, e uma guerra mágica de séculos está prestes a acontecer novamente. Cari, uma órfã sem-teto que luta contra as sombras de seu passado, Ratazana, um carniçal que vagueia pelo submundo, e Mastro, portador de uma terrível doença que está petrificando sua carne, foram unidos pelo acaso ― e a amizade deles pode ser a única coisa que impede a destruição total.

Título original: The Gutter Prayer
Editora: Trama
Autor: Gareth Hanrahan
Tradução: Fábio Fernandes
Gênero: Fantasia adulta
Nota: 4,5


2 comentários:

  1. Olá, Denise.
    Eu li muitas resenhas positivas desse livro e fiquei morrendo de vontade de ler. Mas o preço deles não ajuda. Se aparecer alguma promoção pode ser que eu compre, mas se não vou ficar só na vontade mesmo hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  2. Oie, acabei não lendo o livro todo porque não estava na vibe, mas que bom que curtiu, e fiquei bem feliz quando vi que a continuação já estava entre nós.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo