Resenha: Heartstopper: De mãos dadas - Alice Oseman - Queria Estar Lendo

Resenha: Heartstopper: De mãos dadas - Alice Oseman

Publicado em 1 de set. de 2022

Resenha: Heartstopper: De mãos dadas - Alice Oseman

O quarto volume do querido Heartstopper, de Alice Oseman, chegou aqui em cortesia da Editora Seguinte. Intitulado De mãos dadas, é um momento mais maduro e sensível da história de Nick e Charlie.

Mais de Heartstopper e de histórias contemporâneas fofas:

Essa resenha vai conter alguns spoilers dos volumes anteriores.

A história segue os acontecimentos do último volume, Um passo adiante, acompanhamos as últimas semanas de férias dos meninos. Nick vai viajar com a família para visitar alguns tios, Charlie tem seus dias livres em casa. Mas o clima não está realmente dos melhores. Não desde que Nick descobriu que Charlie tem transtornos alimentares, e de que parecem estar afetando cada vez mais o garoto que ele tanto gosta.

Heartstopper: De mãos dadas começa com um aviso de conteúdo porque fala sobre distúrbios alimentares, ansiedade e automutilação. Não são tratados de maneira gráfica, mas são mencionados. Então é importante ler com cuidado, caso sejam gatilhos.

Resenha: Heartstopper: De mãos dadas - Alice Oseman

A história de Nick e Charlie chegou num ponto maduro, mas igualmente delicado. Alice Oseman nos leva de volta a esse universo muito querido, mas usa o espaço dele para tratar desses temas, e de algumas outras discussões, no decorrer do volume.

Eu achei de um cuidado excelente, e de uma sensibilidade palpável, a maneira com que os temas pesados apareceram na história. É triste, é desesperador, mas é real. E Alice não trata os distúrbios e problemas de Charlie como menos do que são: distúrbios e problemas que precisam ser discutidos. Não são tabus, não são impossíveis, mas são nocivos para ele.

Uma vez mencionados, eles perturbam. Nick está ali para estender a mão e ajudar Charlie, mas uma coisa que Heartstopper faz maravilhosamente bem é mostrar que o amor não cura nada. Estar presente, oferecer ajuda, participar ativamente do tratamento, essas são coisas que quem ama pode fazer. Mas não há cura milagrosa para transtornos mentais. Não há maneira mágica de tirar a pessoa disso.

Resenha: Heartstopper: De mãos dadas - Alice Oseman

Heartstopper sempre foi um conforto. Mas o mundo não é todo feito de flores e felicidade (apesar de querermos muito isso) e a história do Nick e do Charlie é real, dentro desse universo. E é importante que trate dos temas reais da maneira com que trata; são discursos importantes, e abre portas para que outras pessoas passando pelo mesmo possam se enxergar nos personagens.

A ficção é um espelho da realidade, e Heartstopper: De mãos dadas é um momento mais melancólico e doloroso de uma jornada de amor, aceitação e amizade. Conhecemos o Charlie em sua totalidade, e colocamos nosso coração com a jornada dele de entender, falar abertamente e buscar um tratamento.

Não só o Charlie, mas todos os personagens têm seus momentos vulneráveis. E não estão sozinhos ao passar por eles. Nick, por exemplo, está com alguns problemas familiares envolvendo o pai e o irmão (babaca escroto dos infernos). Tara e Darcy e Tao e Elle também têm uns momentos mais frágeis.

Resenha: Heartstopper: De mãos dadas - Alice Oseman

Não quer dizer que esse volume seja apenas lágrimas e tristeza, longe disso. A beleza da história de Alice Oseman tá justamente nisso. É bonita, é feliz, é triste, é emocionante, é apaixonante, é querida. Heartstopper: De mãos dadas é outro capítulo lindo na história de amor de Nick e Charlie. Você termina a leitura abraçando a HQ e querendo mais. Com a promessa de mais, aliás.

A edição da Seguinte segue aquele modelo lindo das anteriores. A tradução do Guilherme Miranda também, como sempre, excelente. Eu amo esses quadrinhos e vou protegê-los do mundo.

Heartstopper: De mãos dadas é uma história triste e esperançosa. Trata de assuntos pesados de maneira cuidadosa e oferece uma mão para seus personagens, mostrando que tem uma luz no meio das sombras. Você vai sorrir e vai chorar e vai se emocionar, como em todo novo capítulo de Nick e Charlie.

Sinopse: Charlie e Nick já não precisam esconder de ninguém no colégio que estão namorando, e agora, mais do que nunca, Charlie quer finalmente dizer “Eu te amo”. O que parece um gesto simples se torna bem complicado quando sua ansiedade o faz questionar se Nick se sente da mesma forma… Nick, por sua vez, está com a cabeça cheia. Afinal, ele ainda não teve a oportunidade de se assumir para o pai, e se preocupa constantemente com Charlie, que dá sinais claros de ter um transtorno alimentar. Conforme o relacionamento dos dois amadurece, os desafios que vêm pela frente ficam cada vez mais difíceis ― mas os garotos logo vão aprender que amar alguém nada mais é do que estar ao seu lado, juntos, de mãos dadas.

Título original: Heartstopper 4
Quem escreveu: Alice Oseman
Editora: Seguinte
Tradução: Guilherme Miranda
Gênero: HQ | Young Adult
Nota: 5


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo