Resenha: Promessas Vazias - Lexi Ryan - Queria Estar Lendo

Resenha: Promessas Vazias - Lexi Ryan

Publicado em 19 de nov. de 2022


Promessas Vazias é o primeiro livro da duologia de fantasia de Lexi Ryan. Sucesso no Tik Tok, com mais de 18 milhões de vídeos sobre, o livro foi publicado no Brasil agora em novembro pela editora Planeta Minotauro, que nos cedeu um exemplar para resenha. Uma história sobre irmãs perdidas, maldições feéricas, traição e escuridão.

Se você se interessou por Promessas Vazias, pode gostar de:


Abriella é uma experiente ladra em Fairscape. Ligada a um contrato de sangue, com uma dívida que acumula mais e mais todos os meses, ela faz o que é preciso para pagar a dívida e sonha com um dia onde ela e Jas, sua irmã mais nova, finalmente serão livres.

No entanto, quando dívida acumula demais, Jas é vendida para o cruel rei Unseelie. E Abriella não vai medir esforços para salvá-la. Mesmo que isso signifique fazer um acordo com esse rei, roubar objetos da corte Seelie e trair a confiança do príncipe dourado, ao mesmo tempo em que se alia ao maior inimigo dele.

Eu não esperava absolutamente nada desse livro. Inclusive, foi uma surpresa quando ele chegou por aqui. Não achei que fosse gostar da leitura. Mas nossa, como eu estava errada.

Promessas Vazias foi uma leitura bem nostálgica. Se eu tivesse lido ele 10 anos atrás, teria fica obcecada no nível "vou escrever fanfic sobre isso".

Primeiro eu gostaria de deixar claro algumas coisas:
  • Promessas Vazias não inventou a roda, não é nada de novo na fantasia;
  • Ele não é essa coisa extremamente sexy que falam por aí;
  • Tem sim triangulo amoroso;
  • A protagonista é bem burra em pontos muito importantes da narrativa.


Mas é justamente esses pontos que eu mais gostei. E eu explico:

Promessas Vazias não está tentando ser uma coisa nova, original, nunca feita antes, como algumas fantasias por aí. Ela aceita que é um clichê gostoso e se faz em cima disso. Se preocupa em criar uma história cativante, que te faça querer continuar lendo, mesmo quando você está irritada com a burrice da protagonista. E eu acho que isso tudo é muito mais importante de que contar uma história que o leitor "nunca viu antes".

Resenha: Promessas Vazias - Lexi Ryan

Além disso, como ela foca em fazer o melhor com o clichê que tem, você é sim pega de surpresa em algumas coisas. E aí vem um dos meus pontos preferidos em Promessas Vazias e o motivo pelo qual eu favoritei o livro: ele te faz pensar. Fazia muito tempo que eu não lia um livro que me puxasse tanto pra dentro daquele universo, me fizesse pensar tanto na história, analisar cada diálogo, cada interação, formulando teorias.

Onde você acha que as lendas começam, senão na verdade?

Formar teorias sempre foi uma das minhas partes preferidas de ler séries de fantasia. Eu me criei dentro de uma comunidade de leitores onde os headcanons, as discussões sobre o que estava acontecendo, as teorias, eram tão importantes quando o material fonte em si. E, ainda que em uma proporção bem menor, Promessas Vazias me deu isso.

Lexi Ryan foi muito astuta e perspicaz na forma como ela construiu a história. Porque mesmo quando eu estava desconfiando das intenções dos príncipes, ainda tinha mais coisas para serem descobertas. Ela deixa muitas pistas, deixa muita desconfiança. E muitas delas eu consegui pegar cedo, mas outras não.

E quando tudo tem cara de pista pra descobrir o que está acontecendo, você fica completamente envolta na história.

Mesmo a burrice da Abriella, que se negava a ver o que estava na frente dela (porque era conveniente para a narrativa) ou como o ódio dela pelos feéricos durou só algumas páginas e sumiu muito rápido. Consigo relevar tudo isso só pela experiência de leitura. Tem vários áudios que mandei para a Denise gritando com o livro e com a burrice da protagonista, completamente desesperada.

As últimas 30 páginas de Promessas Vazias foi assim:

E pra ser bem sincera, que coisa BOA.

Nem o triângulo amoroso estragou isso. Pra ser sincera, acho que eu estava com saudades de um. Porque depois que enjoei deles (e de sempre me apaixonar pelo cara que se ferra no fim), eu larguei de mão. Não li mais nada. Então acho que já estava com uma saudade aqui.

Resenha: Promessas Vazias - Lexi Ryan

O único porém, pra mim, é que o livro foi vendido como uma romantasia, algo super sexy. E não vi nada disso. O foco da narrativa não é o romance, embora tenha bastante dele. Tem a construção do mundo, das guerras, pequenos segredos sobre como vivem esses feéricos, as maldições, o passado da Brie. O romance não está inteiramente em segundo plano, mas definitivamente não é o protagonista.

E vamos se sinceros, se teve algo sexy, foi a cena do chuveiro (e olhe lá, ainda).

Como é que, me sentir indigna de uma posição que nunca quis, pode me fazer sentir tão pequena?

O fim do livro me deixou bem empolgada para o segundo. Para mim, teve o mesmo impacto da Alina falando "eu sou a conjuradora do sol, fica escuro quando eu digo que fica" na trilogia Grisha. Já estou mais do que pronta!

Em resumo: Promessas Vazias é um livro clichê, se assemelha sim a outros livros com feéricos. Mas nem por isso é ruim. Achei bem escrito e bem pensado, e com um potencial de ser ainda melhor no livro 2. Indicado especialmente para quem está começando a ler fantasia e para quem está em busca de algo nostálgico e envolvente. E quem não quer se envolver com o fandom chato de outros feéricos aí.

Sinopse: Brie odeia os feéricos e se recusa a se envolver com eles, mesmo que a consequência disso seja passar fome. Mas, quando sua irmã mais nova é vendida para o sádico rei da Corte Unseelie como forma de quitar uma dívida, Brie fará o que for necessário para resgatá-la – até mesmo firmar um acordo perigoso com o próprio soberano. O plano é se infiltrar na corte inimiga, a dos Seelie, para então roubar uma série de artefatos desejados pelo rei. Sua única chance é se candidatar à noiva do príncipe dos Seelie, Ronan, mas ela logo se dá conta de que o jogo de sedução está afetando seus próprios sentimentos. Para piorar, Brie precisa contar com a ajuda do líder de um grupo rebelde, tão sedutor quanto misterioso, e acaba percebendo que sua missão pode se tornar ainda mais difícil do que parece. Dividida entre duas cortes perigosas e com a vida da irmã em risco, Brie precisará decidir quem será o merecedor de sua confiança. E de seu coração.

Título original: These Hollow Vows
Autora: Lexi Ryan
Tradutora: Débora Isidoro
Editora: Planeta Minotauro
Gênero: Fantasia
Nota: 4+

Resenha: Promessas Vazias - Lexi Ryan

Resenha: Promessas Vazias - Lexi Ryan

2 comentários:

  1. Oi! Esse livro tem chamado minha atenção desde que vi a editora divulgando, foi bom saber que não traz grandes novidades, mas ainda assim traz o que traz de maneira bem trabalhada. Fiquei bem animada para ler. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  2. Sabe se tem previsão do segundo livro? eu gostei bastante, uma ótima distração para a cabeça!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo