Resenha: Conto de Fadas - Stephen King - Queria Estar Lendo

Resenha: Conto de Fadas - Stephen King

Publicado em 22 de nov. de 2022

Resenha: Conto de Fadas - Stephen King

Conto de Fadas é o mais recente lançamento do Stephen King - na gringa e aqui. Mais um título do rei chegando pela Editora Suma; que cedeu este exemplar em cortesia. Uma história de fantasia que tem o melhor que o autor pode oferecer: personagens carismáticos e relacionamentos reais e emocionantes.

Mais histórias cativantes para conhecer:

Na trama, Charlie tem dezessete anos e uma vida bastante comum. Ele cuida da casa e do pai, que sofre constantemente em luto pela esposa - morta quando Charlie tinha dez anos de idade. A vida é simples, um pouco conturbada, mas rotineira.

Até que o vizinho ranzinza de Charlie, Howard, sofre um acidente. O alerta vem de Radar, a pastor alemão velha e querida que faz companhia para o vizinho. Charlie resolve ajudar, e dai nascem duas inesperadas amizades.

Mas Howard acaba falecendo, e deixa para trás uma fita cassete aparentemente inofensiva, que contém um enorme segredo: é um portal para outro mundo.

Assim como aconteceu com O Instituto, aqui, a fantasia fica ofuscada pelo brilhantismo da realidade que o autor retrata. Seus personagens são vivos, cheios de peculiaridades, carisma e aquela sensação de que estamos lendo sobre pessoas reais.

Conto de Fadas faz um ótimo trabalho em nos apresentar e nos familiarizar com cada personagem que aparece; quando a fantasia se torna parte da história, nos sentimos parte dela também.

A riqueza dessa história está em Charlie, Howard, Radar, na amizade que nasce entre essas três figuras pra lá de desconectadas e complexas. Está nas interações e nos diálogos, nos dramas familiares, no luto e na solidão. Quando a magia acontece, é uma consequência da grandiosidade que já foi trabalhada pela trama.

Resenha: Conto de Fadas - Stephen King

Eu gosto muito das histórias do Stephen King porque criar personagens críveis é o que ele faz de melhor. Independente do gênero literário, seus livros apresentam personagens que poderiam existir. Eles têm falhas, problemas, vivem o melhor e o pior que a vida tem a oferecer. Já perderam muito e ganharam muito, já amaram e sofreram. São personagens que existem nas mãos do leitor, e por isso tão maravilhosos.

Conto de Fadas é um livro com essa força narrativa. É uma história longa, mas que acontece de maneira sutil através dos acontecimentos que permeiam a vida de Charlie. Nada é apressado; nenhuma relação está fora do lugar. Sua convivência com o pai, com o luto pela mãe (e o que causou no pai), com o estranho vizinho e sua vizinha canina. É tudo muito bom e emocionante.

Charlie é um protagonista esperto, curioso; um típico adolescente querendo existir e entender mais sobre a vida. Ele comete erros e vive a culpa por eles. Sua ligação com o vizinho e então com a fantasia que estava escondida na fita cassete movem a história a situações inesperadas, como acontece quando se conecta a magia ao mundo real.

O que mais me surpreendeu e me ganhou, no entanto, foi a estrela da história, a cachorrinha Radar. Que amor de personagem! Como é mágico acompanhar um livro que dá tanto destaque e importância pra um cãozinho; como ela importa para a trama, para o Charlie e o Howard.

Conto de Fadas também tem a grandiosidade de não cair no abismo de "finais ruins de Stephen King". Aqui, é tudo bem explicado e fechado, um encerramento digno da história que é contada. Quando a fantasia ganha cena, é através de um universo rico e criativo e complexo, com direito até mesmo a referências de outras obras do King.

Resenha: Conto de Fadas - Stephen King

A edição da Suma é a de sempre: linda, com diagramação confortável, ótima revisão. A tradução é da Regiane Winarski. Ou seja: é impecável. Gostei muito que mantiveram a capa original (e demorei pra entender a ilusão com o olho, o garoto e o cão; a miopia é complicada.

Conto de Fadas é uma aventura fantástica pra quem está querendo novos ares nos livros do King. Uma trama emocionante e mágica sobre o impossível acontecendo no quintal do seu vizinho, e desse mesmo impossível te empurrando na direção de uma grande aventura.

Sinopse: Aos dezessete anos de idade, Charlie Reade parece ser um garoto comum: pratica esportes, é um filho atencioso e aluno de desempenho razoável. Suas lembranças, entretanto, não são feitas apenas de momentos felizes. Após perder a mãe em um grave acidente quando tinha apenas dez anos, Charlie precisou aprender a cuidar de si e do pai, que, enlutado com a perda da esposa, buscou refúgio na bebida. Certo dia, ao pedalar pela rua de casa, Charlie atende um pedido de socorro vindo do quintal de um dos vizinhos: Howard Bowditch. O homem recluso e rabugento, que amedrontava as crianças do bairro, cai de uma escada e se machuca gravemente. O chamado por ajuda veio de Radar, a fiel pastor alemão, tão idosa quanto seu dono. Enquanto Bowditch se recupera, Charlie passa a ajudar o vizinho com tarefas domésticas e com o cuidado de Radar, e assim o rapaz faz duas grandes amizades. Quando Howard morre, Charlie se depara com uma fita cassete que revela um segredo inimaginável: um portal para outro mundo.

Titulo original: Fairy Tale
Autor: Stephen King
Editora: Suma
Tradução: Regiane Winarski
Gênero: Fantasia
Nota: 5
SKOOB


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo