Resenha: A Última Casa da Rua Needless - Catriona Ward - Queria Estar Lendo

Resenha: A Última Casa da Rua Needless - Catriona Ward

Publicado em 16 de mar. de 2023

Resenha: A Última Casa da Rua Needless - Catriona Ward

Como resenhar um livro sobre o qual não posso falar a respeito? A Última Casa na Rua Needless é um suspense e terror psicológico que chegou de surpresa na minha lista de leitura, indicado pela minha mãe. Acompanha um homem, uma gata e uma garotinha em uma trama que, quanto menos você souber a respeito, melhor.

Se gostou desse livro, vai gostar dessas histórias:

Ted mora na última casa da Rua Needless. E isso é tudo que você precisa saber. Ele não mora sozinho; tem uma filha chamada Lauren, que parece estranha cada vez que aparece. Tem também uma gata chamada Olivia, cujos pontos de vista são os mais lúcidos da história toda.

Alguma coisa esquisita aconteceu nos arredores. Algo que envolve o bosque atrás da casa, e o fato de essa rua estar cada vez mais vazia. Algo que envolve o sumiço de uma garotinha e sua irmã mais velha, Didi, em busca dela.

A Última Casa da Rua Needless é um livro estranho. Pelo menos até a metade. Até as coisas começarem a encaixar umas nas outras. Você sente que a história não tem pé nem cabeça, mas ah... como tem.

Quantas vezes alguém pode ser dobrado até se quebrar para sempre?

Catriona Ward monta um quebra-cabeça bizarro nos seus 50% de história. Apresenta seus vários pontos de vista e a estranheza em cada um deles. Não dá para confiar em nenhum personagem. Não dá nem para confiar no que você está lendo.

Tudo parece fora do lugar, e por isso as reviravoltas funcionam tão bem quando aparecem. Elas se encaixam na estranheza, e explicam o que estava ali o tempo todo.

A Última Casa da Rua Needless é um livro de terror e suspense psicológico porque mexe com você em todos os sentidos. Causa medo porque é misterioso, e causa nervoso porque constrói a tensão muito bem. Você não sabe o que está acontecendo, mas sabe que tem alguma coisa muito terrível em andamento por ali.

Resenha: A Última Casa da Rua Needless - Catriona Ward

Quando a personagem Didi aparece, acrescenta uma sub-trama ainda mais interessante. Porque enquanto os pontos de vista do Ted, da Olivia e da Lauren te bagunçam, os da Didi te dão um ponto fixo na trama. E te fazem questionar tudo.

Ela está em busca da irmã mais nova; mas o que aconteceu, realmente? Por que a gata tem um ponto de vista? O que acontece no freezer dessa casa sinistra e solitária? O que tem no sótão? Quem é Ted?

Se a tristeza tivesse um cheiro, ela pensa, seria exatamente esse.

Essa resenha é vaga porque essa história só funciona com o desconhecido. Te garanto que as surpresas valem muito a pena (eu acertei uma teoria, mas passei longe de todas as outras, por isso o choque foi tremendo quando aconteceram).

A Última Casa da Rua Needless é uma história impactante em todos os sentidos. É pesada, mas trata dos temas de maneira sensível. Te coloca de ponta cabeça em muitos momentos só para te virar do avesso quando apresenta as soluções. É um suspense e terror magnífico que com certeza merece a leitura.

Sinopse: Listado como um dos 50 melhores livros de terror de todos os tempos pela revista Esquire, esta trama chocante, vai tirar você do lugar comum e fazer você surtar. Esta é a história de Ted Bannerman, um homem com problemas de memória, que vive com a sua filha adolescente Lauren, e sua gata Olívia, em uma casa comum, no final de uma rua sem saída. Ted costuma beber sozinho em frente à TV e já foi interrogado pela polícia quando uma menina desapareceu por ali, há onze anos. Quando Didi, a irmã da menina desaparecida resolve se mudar para a casa ao lado, o que está enterrado há bastante tempo pode voltar para assombrá-los. Um thriller de suspense aterrorizante que envolve um assassinato, uma criança sequestrada... e uma terrível vingança.

Título original: The Last House on Needless Street
Autora: Catriona Ward
Editora: Jangada
Tradução: Thereza Christina Rocque da Motta
Gênero: Thriller | Terror psicológico
Nota: 4


7 comentários:

  1. Pode me dizer só uma coisa sem dar spoiler? Eu amo suspense psicológico mas não leio nada sobrenatural. O livro é sobrenatural?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Kate! Claro! Não é sobrenatural.

      Excluir
    2. Anônimo29.5.23

      Obrigada. Comecei a ler. Muito bem escrito. Muito original. Mas não consegui ir até o final. Comecei a me deprimir. Não estou preparada psicologicamente. Tvz um dia esteja.

      Excluir
    3. Anônimo30.7.23

      Oi tem algum gatilho o livro?
      Eu gosto de ler livros de suspense mas muitos tem gatilhos e as vezes tenho receio de ler por causa disso.

      Excluir
  2. "tudo parece fora do lugar". Brilhante! Vc traduziu exatamente o que estava me incomodando. Estou no começo do livro, estou desconfortável pq já percebi que nada é o que parece e eu não tenho a mínima idéia de onde isso vai dar.... A narrativa é magistralmente construída. Enfim, lendo seu texto fiquei mais interessada ainda e não me senti só nesse mar de perplexidade.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo4.7.23

    Comecei a ler e realmente parece uma história sem pé e sem cabeça, está um pouco confuso mais vou até o final quero saber o que realmente aconteceu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Anony! Os gatilhos mais explícitos são de morte de animal, violência, abuso psicológico de menor e morte.

      Excluir

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo