Resenha: Caindo de Paraquedas - Kelly Yang - Queria Estar Lendo

Resenha: Caindo de Paraquedas - Kelly Yang

Publicado em 3 de jun. de 2023

Resenha: Caindo de Paraquedas - Kelly Yang

Recebido em cortesia da Editora Naci, Caindo de Paraquedas é um aclamado YA contemporâneo da autora Kelly Yang. A história acompanha duas garotas de origens diferentes estudando na mesma escola particular, e vivenciando sonhos e pesadelos se desenrolando em sua rotina.

Se gostou desse livro, pode curtir:

Dani é uma aluna exemplar. Bolsista na escola particular, ela faz parte do clube de debate e é a queridinha do orientador, o sr. Connelly, com grandes chances de entrar para Yale se continuar se saindo bem nas competições. Ela e a mãe sempre viveram com dificuldades, trabalhando em uma empresa de serviços de limpeza, batalhando por cada centavo. Dani quer se sair bem para ajudar a mãe a ter um pouco de paz, valorizando todos os sacrifícios que ela fez até então.

Claire é tirada da sua vida de privilégios em Xangai para experimentar a vida e a rotina estadunidense em uma escola particular da Califórnia. Ela está perdida, mas também está livre. O que significa que vai poder viver pelas próprias regras pela primeira vez em sua vida.

A única coisa que as duas têm em comum é que dividem a mesma casa, porque Claire faz parte de um programa de intercâmbio que paga a famílias "host" pela sua estadia. Mas ainda é filha de um magnata chinês, e Dani ainda precisa lutar por cada centavo.

Com o tempo, no entanto, os problemas e vivências das duas podem mostrar que têm mais em comum simplesmente existindo juntas do que imaginavam.

Resenha: Caindo de Paraquedas - Kelly Yang

Caindo de Paraquedas é um livro excelente. Fazia tempo que uma leitura longa não me fisgava do jeito que essa fisgou. Toda a história que Kelly Yang está contando aqui é de partir o coração e reparar alguns pedacinhos dele.

Os pontos de vista das personagens se dividem de capítulo em capítulo. É um livro sobre conflitos, e desenvolve cada um deles bem demais. Suas protagonistas pertencem a realidades completamente diferentes e, ainda assim, estão sujeitas aos mesmos horrores do dia a dia: racismo, assédio, violência sexual, misoginia.

É com maestria que a autora conversa sobre esses problemas, nos mostrando as injustiças absurdas pelas quais Dani e Claire têm que passar simplesmente por existirem. Como garotas não branca, principalmente, os horrores são ainda maiores.

Dani, por ser filha de uma mulher filipina, bolsista e dependente da "boa vontade" da escola, precisa tomar cuidado com o que diz e como diz. O mundo mostra a ela que não é seu direito levantar a voz, porque ninguém vai ouvir. E é irônico, considerando que Dani é uma grande oradora, a melhor da sua turma de debates. É desesperador, porque queremos que ela levante a voz, mas ela precisa encontrar força para isso.

Claire, por outro lado, apesar de todo privilégio, dinheiro e status, não está livre de sofrer e de ser silenciada. Ela está "livre" ali na América, mas, ao mesmo tempo, tem que tomar cuidado com tudo que faz, e como faz, e com quem faz.

Caindo de Paraquedas mostra as injustiças e os terrores que qualquer jovem garota pode sofrer ao viver e existir, e é revoltante e faz com que a gente queira mastigar as páginas do livro.

As questões envolvendo assédio sexual, violência sexual, racismo e misoginia são escancaradas com o passar das páginas. E vêm dos lugares mais inesperados, porque é assim que acontece no dia a dia. Você se sente segura, e então o mundo puxa o tapete sob seus pés. Não importa sua origem, seu status, quanto dinheiro você tenha; existir enquanto mulher (cis ou trans) é um risco.

Resenha: Caindo de Paraquedas - Kelly Yang

E é tão doloroso quando as garotas percebem isso. Quando o mundo de possibilidades e sonhos é estilhaçado diante delas, porque elas veem o lado horrível dele. E é enfurecedor como esse mundo de privilégios trata as situações, porque Kelly Yang usa seu livro para fazer uma grave denúncia à maneira com que o ambiente acadêmico lida com problemas no corpo docente e aluno privilegiados.

É um retrato do mundo. Basta ter um pouco de dinheiro, de fama, de carisma, e acusações graves de racismo, estupro e assédio não caem sobre a cabeça dessas pessoas.

- Quando nós caímos, é queda livre.

E vai de micro-agressões, como comentários racistas, descrédito por qualquer coisa que personagens não brancos tentem fazer, misoginia velada; até as agressões que deixam cicatrizes emocionais e psicológicas, conforme os avisos de conteúdo no início do livro (estupro e assédio sexual).

Mas ainda que seja um cenário desolador, não é vazio de esperança. Porque Caindo de Paraquedas mostra a força dessas garotas. Mostra que, apesar das injustiças e do sistema falho, ainda dá pra falar. Ainda tem espaço para levantar a voz. Elas não estão sozinhas, e nunca vão estar.

O nome do livro, aliás, tem uma conexão muito legal com a questão dos Paraquedistas - que são os adolescentes imigrantes que vêm participar do programa de estudos nessa escola. O que significa ser um Paraquedista, e o que significa viver caindo de paraquedas, é essencial para a jornada da protagonista que literalmente cai ali de paraquedas, e a que é forçada a pular.

Resenha: Caindo de Paraquedas - Kelly Yang

A edição da Naci tá linda. Eu adorei a capa brasileira (a arte é bem mais bonita que a gringa!), gostei dos detalhes da diagramação, que é confortável pra leitura. A tradução de Ana Beatriz Omuro ficou excelente!

Caindo de Paraquedas é um livro forte sobre resistência. Fala sobre juventude e os perrengues de pessoas não brancas ocupando espaços que, até então, "pertenciam" aos brancos. Fala sobre diferença de classe, opressão financeira e misógina, e termina num tom agridoce que dá esperança num cenário até então injusto.

Sinopse: Ao ser tirada de sua vida privilegiada em Xangai e mandada para estudar na Califórnia, Claire Wang se sente perdida, mas ao mesmo tempo livre pela primeira vez. Dani De La Cruz é uma aluna exemplar e está determinada a conquistar uma vaga na universidade de seus sonhos, mesmo não tendo as melhores condições financeiras. Quando sua mãe abre as portas para que Claire vá morar com elas, Dani fica furiosa por precisar dividir a casa com uma estrangeira desconhecida e mimada. Embora tentem ficar longe uma da outra, as histórias de Dani e Claire se entrelaçam, em rota de colisão, enquanto são empurradas para experiências que podem mudar seus destinos. A autora premiada Kelly Yang constrói uma inesquecível história sobre imigração, amor, trauma, família, tristeza, e o poder de se fazer ouvir.

Título original: Parachutes
Autora: Kelly Yang
Editora: Naci
Tradução: Ana Beatriz Omuro
Gênero: YA contemporâneo
Nota: 5


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo