Por onde começar a ler fantasia? - Queria Estar Lendo

Por onde começar a ler fantasia?

Publicado em 28 de jul. de 2023

Por onde começar a ler fantasia?

Se você tá procurando um pontapé para começar um novo gênero literário com o qual nunca teve muito contato, resolvi fazer algumas listinhas pra deixar por aqui de indicação! Hoje eu vou falar do meu favorito. Então por onde começar a ler fantasia?

Fantasia é um gênero muito abrangente, que vai desde grandes mundos fantásticos até tramas menores dentro da nossa realidade. Para conhecer mais dos sub-gêneros, tem um post especial falando sobre eles aqui no blog!

Eu gosto de começar com histórias menores e ir escalonando com o passar do tempo. Se você não tem costume de ler o gênero, nada mais assustador que pegar um calhamaço de 1000 páginas, né? Então vamos com calma.

Por onde começar a ler fantasia?


A seguir, eu vou indicar histórias de diferentes temáticas e subgêneros, mas que trazem consigo tramas mais simples, personagens bem carismáticos e aquele tipo de história que você não consegue parar de ler - independente de estar dentro da sua zona de conforto de leitura ou não:


Esse livro em volume único conta a história de uma talentosa pintora que vive num mundo fronteiriço com o das fadas. Um dia, um príncipe da corte outonal aparece em sua casa pedindo por um retrato. O problema começa quando essa pintora coloca verdade demais na pintura, fazendo com que seja levada por ele até a corte feérica para julgamento.

Aqui a gente tem uma romantasia (fantasia com foco em romance) simples, com um universo bem explicadinho, poucas informações para confundir demais a cabeça, e poucos personagens nessa trama amarradinha que é a Isobel indo para o mundo das fadas.

Se você tá no mundo literário, com certeza já ouviu falar dessa trilogia. O que muita gente se engana a respeito dela é o desenvolvimento da história: não tem foco em romance, mas sim na política. É uma trama sobre vingança e poder (e, de fundo, tem um romancinho entre inimigos que se tornam aliados).

A história acompanha a Jude e sua irmã gêmea. Levadas para o mundo das fadas ainda pequenas, elas cresceram lá. Humanas em meio a um monte de criaturas traiçoeiras, precisaram se fortificar para sobreviver. E é o que move Jude em direção a um plano de poder e retribuição.

Livro único (por enquanto, porque o autor anunciou que vem mais por aí) é sobre o Yadriel, um garoto trans que, tentando ser aceito como brujo pela sua família latina, acaba invocando um fantasma de um garoto assassinado. Agora, eles precisam correr contra o tempo para entender quem o matou, e como Yadriel pode se desfazer dessa enrascada em que se meteu.

Essa história é bem simples e rápida, aquele tipo de leitura que você começa e termina em um dia. Os personagens são muito queridos, o universo falando sobre cultura latina e ancestralidade é muito interessante, e quando termina, deixa saudade.

Por onde começar a ler fantasia?

De novo: se você tá no mundo literário, já deve ter ouvido falar da trilogia. E eu acho ela um excelente pontapé para começar a ler fantasia. Tem jornada do herói (com uma heroína), tem um universo rico e criativo, tem um sistema de magia muito interessante. E tem um universo expandido; então, se você amar a história, dá pra continuar lendo sobre esse mundo em outras séries!

A trama fala sobre a Alina, que vive nesse país dividido por um paredão de escuridão. Quando ela e outros soldados estão cruzando a chamada Dobra das Sombras, seu melhor amigo é atacado e Alina, para salvá-lo, desperta um poder ancestral adormecido nela. Agora, ela precisa treinar para se tornar a Conjuradora do Sol - aquela que pode dar um fim à escuridão.

Esse aqui é pra quem gosta de um romancinho que vai ficando mais picante com o passar dos livros - e também pra quem não quer gastar muitos neurônios com tramas complexas (porque nenhum dos livros da trilogia tem isso). Eu gosto de chamar essa série de "lixo apaixonante" porque é o que ela é.

A história fala sobre irmãs gêmeas, bruxas, interligadas por uma profecia. Quando uma dessas irmãs é assassinada, a outra se une a um príncipe infernal para descobrir quem cometeu esse crime.

Ainda que não finalizada, essa trilogia tem tudo: ação, plot twists, uma trama rica em cultura e representatividade, e ainda traz uma protagonista que não tem medo de lutar pelo que é justo.

A história acompanha um mundo onde um massacre foi ordenado a todas as pessoas conectadas à magia ancestral. A mãe de Zélie foi uma dessas pessoas. Anos depois, um antigo poder desperta em Zélie, e agora ela precisa lutar e derrubar o sistema terrível que governa essas terras se quiser sobreviver e proteger aqueles que ama.

Gostou das indicações? Aproveita e deixa a sua aí!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo