Resenha: Um gato entre os pombos - Agatha Christie - Queria Estar Lendo

Resenha: Um gato entre os pombos - Agatha Christie

Publicado em 31 de jul. de 2023

Resenha: Um gato entre pombos - Agatha Christie

Meu primeiro contato com a autora Agatha Christie veio aí, finalmente. Escolhi Um gato entre os pombos para ler durante a MLI e a resenha é pra falar um pouquinho sobre essa experiência de leitura!

Mais livros para quem curtiu essa leitura:

A escola britânica Meadowbank é referência em educação para garotas, um lugar de prestígio e de isolamento para quem busca uma educação de qualidade para suas filhas. Mas, quando a nova professora de educação física é encontrada morta no salão de esportes, tudo vira de cabeça para baixo.

Por quê? Como? Quem? São perguntas que rondam alunas e professoras, e os investigadores que vêm até a escola para tentar decifrar esse crime. Enquanto o tempo passa, mais tensa parece a situação, e mais parece que aquela professora foi só a primeira vítima.

Um gato entre os pombos foi uma ótima primeira leitura da autora. Indicado pela Bibs como um dos favoritos dela, gostei do desenvolvimento, narrativa e personagens, e da maneira com que a Agatha contou essa história.

É um mistério simples, mas com umas reviravoltas bem interessantes. E o ritmo e a maneira com que ela constrói a trama me fisgaram demais, porque ele começa bem simples, mostrando um príncipe em um país distante, um incidente com joias misteriosas, e vai intercalando essa situação com várias outras, criando uma teia de segredos e mistérios que crescem na trama principal.

Resenha: Um gato entre pombos - Agatha Christie

Assim, quando o cenário de crime scene realmente começa em Um gato entre os pombos, já temos algumas muitas suspeitas do que pode estar acontecendo. Mas são só sementinhas plantadas no lugar certo para nos deixar com uma pulga atrás da orelha; nenhuma certeza, nem mesmo quando o assassinato deixa de ser um caso isolado e passa a ser o primeiro de vários.

O leque de personagens ajuda muito com a desconfiança. Não sabemos em que confiar, porque nem mesmo aquelas que podiam ser confiáveis são realmente. Um dos plot twists, inclusive, me deixou de queixo caído porque não suspeitei em momento algum que aquilo pudesse acontecer.

Enquanto alguns mistérios são óbvios, outros nos direcionam para um lugar só para mostrar que é um beco sem saída.

A participação de Hercule Poirot é tardia, mas ele surge com ideias mirabolantes e soluções inesperadamente brilhantes para lidar com toda a situação. O ritmo de Um gato entre os pombos se mantém assim, entre suspense e surpresa, e por isso é uma leitura tão boa - e o nome e o peso dele na história funciona perfeitamente bem.

Resenha: Um gato entre pombos - Agatha Christie

Agatha Christie realmente é a rainha do gênero, e não é a toa. Aqui, em seu 51º romance, ela segue mostrando genialidade e um tato excelente para construção de tensão e mistério.

Gostei da edição da Harper Collins (essa coleção capa dura dos livros da Agatha é maravilhosa!), com uma tradução impecável de Natalia Borges Polesso e preparação e revisão ótimos também.

Um gato entre os pombos é um excelente exemplar de mistério e crime. Uma leitura rápida e encantadora para quem adora o gênero e para quem, assim como eu, quer conhecer o melhor da autora.

Sinopse: Meadowbank não é um lugar onde escândalos acontecem. A escola de elite para as filhas dos mais ricos e poderosos personagens da alta sociedade britânica tem sua reputação a salvo nas mãos de uma de suas fundadoras, Miss Bulstrode ― até que a professora de educação física é encontrada morta na escola. Será que Miss Springer morreu por culpa de seus próprios segredos? Ou será que ela foi morta para proteger os de alguém? À medida que a investigação começa, uma coisa fica clara: o assassino ainda não terminou.

Título original: Cat Among the Pigeons
Autora: Agatha Christie
Editora: Harper Collins
Tradução: Natalia Borges Polesso
Gênero: Mistério | Suspense
Nota: 4


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo