Resenha: A Seca - Jane Harper - Queria Estar Lendo

Resenha: A Seca - Jane Harper

Publicado em 23 de nov. de 2023

Resenha: A Seca - Jane Harper

Eu resolvi mudar um pouco os ares das últimas leituras e segui direto pra um romance policial muito elogiado. A Seca, de Jane Harper, é uma excelente história de investigação e mistério em uma cidade que não vê chuva há mais de dois anos.

Se gostou desse livro, pode curtir:

As tensões na comunidade agrícola de Kiewarra, na Austrália, estão crescendo. Não apenas pela seca absurda e os problemas financeiros que vêm com ela, mas porque uma família foi encontrada brutalmente morta em sua fazenda. Mãe, pai e filho. Só a bebê, Charlotte, foi poupada. Tudo indica que o pai, Luke Hadler, é o responsável pelo crime.

Mas a chegada de Falk na cidade pode mudar tudo. Ele é um agente federal, mas, mais do que isso, é um antigo amigo de Luke. E resolve investigar um pouco mais do caso, a pedido dos pais de Luke. O que deveria ser um fim de semana se estende, tal qual o caso. Mais e mais pistas confundem a cabeça de Falk, que se encontra preso nesse redemoinho de informações e mistérios.

A Seca é aquele tipo de romance policial pra quem gosta de um ritmo mais calmo. Não tem grandes reviravoltas, nem muitos personagens. O clima de cidade pequena e intrigas que vêm com ele é o que move a trama.

Resenha: A Seca - Jane Harper

O retorno de Falk à sua cidade natal é carregado de tensão. Ele deixou o lugar com o pai vinte anos atrás depois de uma tragédia pela qual foi culpado. Mas, sabendo que é inocente, ele acaba confrontando demônios deixados no passado quando começa a revirar o caso do antigo amigo.

A construção do mistério - tanto do passado, quanto do crime atual - é muito bem feita. A autora coloca as peças na trama bem devagar, vai construindo a nossa desconfiança aos poucos. Ninguém ali parece confiável, mas, ao mesmo tempo, todos parecem ter bons álibis. Chega um pouco em que o Falk parece estacar num beco sem saída - e a  gente junto, consequentemente.

A Seca usa muito do clima sufocante dessa seca que não tem fim para fazer a gente sentir o mesmo. O personagem parece cada vez mais encurralado, preso pelas mesmas ruas, becos e olhares. E, de novo, a gente com ele.

Eu gostei bastante da história porque ela não é revolucionária. É um caso de mistério que acaba se desenrolando em uma solução surpreendente que eu, honestamente, não vi vindo. O caso lá no passado do Falk também. A autora usa artifícios de flashback para construir a tensão e escalonar as dúvidas. Quando o final chega, e a última página acontece, você fica em choque querendo saber "o que vem agora?".

Resenha: A Seca - Jane Harper

A edição da Morro Branco tá muito bonita. A tradução de Cláudia Costa Guimarães me agradou bastante, e todo o trabalho gráfico e editorial também.

A Seca é uma excelente leitura rápida para quem gosta de suspense. Você não vê as páginas passando de tão intrigante que é a trama. E, quando termina, sente o choque reverberando diretamente da última página.

Sinopse: Não chove em Kiewarra, Austrália, há dois anos. As tensões na comunidade agrícola tornam-se insuportáveis quando três membros da família Hadler são encontrados mortos em sua propriedade. Todos acham que Luke Hadler matou a esposa e o filho de seis anos de idade e depois cometeu suicídio. Apenas a filha mais nova, ainda bebê, sobrevive. O policial Aaron Falk retorna à sua cidade natal para os funerais e se vê atraído para a investigação. Enquanto a suspeita paira sobre todos os moradores da cidade, Falk é forçado a confrontar a comunidade que o rejeitou vinte anos atrás. Um segredo que ele pensou estar enterrado há tempos ameaça voltar à tona com a morte de Luke. Velhas feridas se reabrirão nesta cidade árida.

Título original: The Dry
Editora: Morro Branco
Autora: Jane Harper
Tradução: Claudia Costa Guimarães
Gênero: Suspense
Nota: 4


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo