Resenha: Fantasmas - Raina Telgemeier - Queria Estar Lendo

Resenha: Fantasmas - Raina Telgemeier

Publicado em 27 de nov. de 2023

Resenha: Fantasmas - Raina Telgemeier

Escolhi Fantasmas pra ler porque precisava de uma história curtinha e essa HQ se encaixava perfeitamente nisso. Encontrei nela um abraço quentinho e um amor de trama que fala sobre morte e vida de maneira muito natural e atenciosa.

Se gostou dessa leitura, pode curtir:

Fantasmas fala sobre Catrina e sua família, que estão de mudança para uma cidade praiana da Califórnia. A irmãzinha de Catrina, Maya, tem uma condição de saúde crítica, e a brisa do mar pode ajudar com o tratamento.

Ao chegar lá, elas descobrem que a cidade tem toda uma tradição com o Día de Los Muertos, da cultura mexicana. Um dia para celebrar e honrar os mortos porque, aparentemente, o véu entre a vida e a morte é muito fino por ali.

Catrina fica aterrorizada com a ideia, mas Maya se anima em entender mais sobre tudo - principalmente sobre a morte.

Fantasmas é uma leitura curtinha e querida que faz muito uso de cor, expressões e principalmente de leveza para contar essa história.

Falar sobre morte, luto, medo, são temas pesados que muita gente (eu inclusa) ainda não conseguem lidar completamente. E é muito legal encontrar histórias que tratem disso tudo de maneira tão leve. Através da tradição mexicana, e também da jornada das suas personagens, a autora nos apresenta uma trama simples que coloca medos a serem confrontados com gentileza.

Resenha: Fantasmas - Raina Telgemeier

Toda a questão da Maya com a morte, e o terror que a Catrina tem dos mortos, é reflexo da situação que elas vivem. A doença de Maya é crítica e pode se agravar a qualquer momento; a situação de "pode ser o fim dela" é constante, mas não é isso que move a história. É a vontade de viver.

Fantasmas honra os mortos da maneira que a comemoração da cultura mexicana também faz. Traz curiosidades sobre as crenças e o jeito com que o dia dos mortos é vivido; e ainda insere o elemento "fantástico" (ou nem tão fantástico, para quem acredita) de maneira natural.

Eu me emocionei nos momentos mais bonitos da história, e senti tudo que as personagens estavam sentindo. Ou seja: a história falou comigo e funcionou tão bem quanto eu poderia querer.

Resenha: Fantasmas - Raina Telgemeier

A edição da Intrínseca é muito bonitinha, com uma ótima tradução de Giu Alonso. As cores estão muito vivas, diagramação confortável. Quando percebi, já estava terminando a leitura da HQ e queria mais. E com certeza vou procurar mais da autora!

Fantasmas é aquele tipo de leitura que passa rápido e deixa emoções fortes com você. Ao mesmo tempo, também deixa uma leveza. Porque encarar a vida (e a morte) é sobre isso.

Sinopse: A família de Catrina está de mudança para Bahía de la Luna, uma cidade nublada no litoral da Califórnia, porque a brisa do mar vai ser importante para o tratamento de Maya, sua irmã mais nova. Porém, ao sair para explorar a nova vizinhança, as duas descobrem que os ventos gélidos também atraem fantasmas — para a alegria de Maya e o desespero de Cat. Maya tem fibrose cística, uma doença degenerativa dos pulmões, e quer conversar com um fantasma para descobrir como é o pós-vida. Cat, por sua vez, tem ansiedade e muito medo do sobrenatural. Ela só quer proteger a irmãzinha, fazer novas amigas e levar uma vida normal. Mas isso não será tão fácil, já que os moradores de Bahía de la Luna parecem conviver pacificamente com seus antepassados. Para piorar, a grande celebração do Día de los Muertos — data em que os fantasmas visitam seus entes queridos — está cada vez mais perto. Com a ajuda de um gato preto misterioso, vizinhos simpáticos e muitos tamales, as irmãs vão enfrentar os desafios da vida em família e descobrir que, muitas vezes, precisamos encarar nossos maiores medos por aqueles que amamos. HQ ganhadora do Eisner Award, a maior premiação do universo dos quadrinhos, Fantasmas é mais uma história tocante e divertida de Raina Telgemeier, autora de Coragem.

Título original: Ghosts
Editora: Intrínseca
Autora: Raina Telgemeier
Tradução: Giu Alonso
Gênero: Juvenil | HQ
Nota: 5


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo