Resenha: Os Cinco Sobreviventes - Holly Jackson - Queria Estar Lendo

Resenha: Os Cinco Sobreviventes - Holly Jackson

Publicado em 26 de jan. de 2024

Resenha: Os Cinco Sobreviventes - Holly Jackson

O novo livro de suspense da autora Holly Jackson chegou pela Editora Intrínseca no fim do ano passado. Os Cinco Sobreviventes é uma história tensa e claustrofóbica sobre seis jovens presos em um trailer com um atirador do lado de fora.

Se gostou desse livro, pode curtir essas indicações:

Red está indo viajar com seis amigos. Eles emprestaram o trailer do tio de um deles e estão a caminho de um acampamento. O problema é que eles se perdem pelo caminho, e acabam em uma estrada vazia sem sinal de celular e com um pneu furado. E então todos os pneus furados, e o tanque de gasolina vazio.

Tem um atirador em algum lugar lá fora, e ele faz contato com o grupo através de um walkie-talkie. Se algum deles sair do trailer, morre. Ele quer um segredo que um dos jovens está guardando, e não vai permitir que essa pessoa saia viva dali.

Resenha: Os Cinco Sobreviventes - Holly Jackson

Os Cinco Sobreviventes é um excelente suspense, carregado em tensão e claustrofobia durante todo o decorrer da história.

Estamos mais próximos da Red em narração, mas ela parece estar escondendo alguma coisa muito importante. O problema é que Simon, Arthur, Maddy, Reyna e Oliver também parecem estar. Eles devem ceder e descobrir o segredo, ou achar outro jeito de escapar?

Achei muito interessante e perspicaz como a autora conseguiu desviar minha atenção o tempo todo. Sempre que eu achava que sabia para onde a história estava caminhando, algo surpreendente e inesperado acontecia. Sempre que eu me sentia segura de que tinha encontrado o mentiroso, uma reviravolta derrubava minha certeza no chão.

Resenha: Os Cinco Sobreviventes - Holly Jackson

A própria narrativa da Red não é confiável, e isso adiciona uma linha de tensão bem grande. Ela está perturbada por alguma coisa que aconteceu em seu passado, uma tragédia terrível, e isso reflete no jeito com que ela lida com as situações de tensão. E, principalmente, de tensão entre o grupo.

Porque não basta o atirador lá fora, os seis sobreviventes estão tendo que lidar com a crescente de medo e desconfiança ali dentro. Tudo inflamado por um personagem em particular, que faz um belo trabalho como o mais insuportável do grupo, em todos os sentidos. Queria esfregar a cara dele num muro de chapisco.

Vergonha era um sentimento vermelho, quente, como a culpa e a raiva.

É bem aquela coisa de O Senhor das Moscas; você isola e deixa jovens sozinhos para ver o que acontece, e horrores começam a se desenrolar.

Os Cinco Sobreviventes depende muito dos seus personagens e entrega tudo o que precisava. Os outros coadjuvantes são importantes para momentos chave da trama, seja em brigas, revelações ou planos mirabolantes. Você sabe que um deles ali não deve ser confiável, mas fica esperando que alguma coisa maior se revela.

E, quando chega o final, devorar as páginas é pouco pra chegar até a última página. O ritmo é bom e frenético e, principalmente, desesperador.

Resenha: Os Cinco Sobreviventes - Holly Jackson

É importante ter em mente que aqui menos importa o que é o segredo, mas sim como se chega até ele. E, principalmente, o que cada personagem está disposto a fazer e sacrificar para que isso aconteça. Mostra muito das personalidades, do desenvolvimento e, principalmente, do caráter que está dentro daquele trailer.

Termina em um tom agridoce, mas muito condizente com a história que se revelou até ali. E, para minha alegria, tem até um gancho em aberto que fica sem resposta - coisa que eu amo!

Havia perigo do lado de fora do trailer, e agora havia perigo do lado de dentro também.

A tradução de Karoline Melo - minha amiga pessoal! - tá maravilhosa e bem adaptada. Toda a edição ficou excelente, da revisão à capa que trouxeram pra cá. De novo: é aquele tipo de livro que você pega se quer sair de uma ressaca ou lembrar que gosta de ler, porque ô como flui bem!

Resenha: Os Cinco Sobreviventes - Holly Jackson

Os Cinco Sobreviventes é uma excelente história de suspense. Trabalha muito bem os extremos que seus personagens estão vivendo, mostra o pior de alguns deles, e termina em uma nota de tensão muito bem executada.

Sinopse: Red Kenny e seus cinco melhores amigos decidiram alugar um trailer e pegar a estrada rumo a uma viagem inesquecível na praia para comemorar o fim do ensino médio. Enquanto a maioria dos adolescentes está pensando na faculdade, Red tem outras preocupações: órfã de mãe e com o pai alcoólatra, ela precisa dar um jeito em sua vida. Mas ninguém imaginou que o grupo jamais chegaria ao destino desejado. De repente, no meio da noite, todos os pneus furam ao mesmo tempo e o veículo fica sem gasolina. Presos no meio do nada e sem sinal de celular, não há como pedir ajuda. Quando tiros começam a atingir o trailer, fica claro que foi tudo planejado. Os seis estão encurralados por uma pessoa armada disposta a matá-los, a menos que deem o que ela quer: um segredo. Restam oito horas até o amanhecer. Para salvar a si mesmos, os amigos precisam descobrir quem é o alvo do atirador escondido na escuridão e por quê. Aos poucos, verdades inconfessáveis e turbulentas começam a vir à tona… mas alguém está mentindo. E isso vai custar a vida de um deles.

Título original: Five Survive
Editora: Intrínseca
Autora: Holly Jackson
Tradução: Karoline Melo
Gênero: Suspense
Nota: 5


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo